Um percurso da mundialização : publicidade e publicitarios no Brasil no curto seculo XX

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2003
Autor(a) principal: Santos, Rafael Jose dos
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1593930
Resumo: Orientador: Renato Jose Pinto Ortiz
id UNICAMP-30_35faec4d517250be0960e2932a40afb6
oai_identifier_str oai::281320
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Um percurso da mundialização : publicidade e publicitarios no Brasil no curto seculo XXPublicidadeAmericanizaçãoGlobalizaçãoSociedade de consumoOrientador: Renato Jose Pinto OrtizTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias HumanasResumo: o trabalho aborda a evolução histórica da publicidade no Brasil desde fins da década de 20 até os anos 80, em base a documentos que refletem as visões dos atores sociais, (profissionais brasileiros e norte-americanos, estes últimos chegando ao Brasil com as agências que expandiram-se mundialmente até meados dos anos 30). As relações da publicidade com os meios impressos, com o rádio e, mais tardiamente, com a televisão permitem demonstrar os vínculos desta com a consolidação de uma indústria cultural no país, assim como com o advento, neste, da sociedade de consumo. Estas relações, tomadas em seu conjunto, são interpretadas como dimensões constituintes dos processos maIS amplos da globalização social e econômica e da mundialização da culturaAbstract: This doctoral thesis focuses the historical development of advertising in Brazil since the end ofthe twenties to the eighties of20th. century. It particularly emphasizes Brazilian and American admen's points of view as social actors of a cultural process that started when American advertising arrives at Brazil around the twenties. Advertising relations with press media, as well as with Radio, and lastly with Television allows us to demonstrate its connections with the dawn of a cultural industry in Brazil. At the same time one can understand the ways by which a society of consumption arises in this country, as a singular and historical realization of a global phenomenon. These processes as a whole are interpreted as dimensions of the broadest social and economical globalization and cultural mondialisation{*}DoutoradoDoutor em Ciências Sociais[s.n.]Ortiz, Renato, 1947-Farias, EdsonRidenti, Marcelo SiqueiraReimão, SandraUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Ciências SociaisUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSantos, Rafael Jose dos20032003-03-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf240p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1593930SANTOS, Rafael Jose dos. Um percurso da mundialização: publicidade e publicitarios no Brasil no curto seculo XX. 2003. 240p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1593930. Acesso em: 14 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/281320porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T03:45:51Zoai::281320Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T03:45:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Um percurso da mundialização : publicidade e publicitarios no Brasil no curto seculo XX
title Um percurso da mundialização : publicidade e publicitarios no Brasil no curto seculo XX
spellingShingle Um percurso da mundialização : publicidade e publicitarios no Brasil no curto seculo XX
Santos, Rafael Jose dos
Publicidade
Americanização
Globalização
Sociedade de consumo
title_short Um percurso da mundialização : publicidade e publicitarios no Brasil no curto seculo XX
title_full Um percurso da mundialização : publicidade e publicitarios no Brasil no curto seculo XX
title_fullStr Um percurso da mundialização : publicidade e publicitarios no Brasil no curto seculo XX
title_full_unstemmed Um percurso da mundialização : publicidade e publicitarios no Brasil no curto seculo XX
title_sort Um percurso da mundialização : publicidade e publicitarios no Brasil no curto seculo XX
author Santos, Rafael Jose dos
author_facet Santos, Rafael Jose dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ortiz, Renato, 1947-
Farias, Edson
Ridenti, Marcelo Siqueira
Reimão, Sandra
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Rafael Jose dos
dc.subject.por.fl_str_mv Publicidade
Americanização
Globalização
Sociedade de consumo
topic Publicidade
Americanização
Globalização
Sociedade de consumo
description Orientador: Renato Jose Pinto Ortiz
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2003-03-27T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1593930
SANTOS, Rafael Jose dos. Um percurso da mundialização: publicidade e publicitarios no Brasil no curto seculo XX. 2003. 240p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1593930. Acesso em: 14 mai. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
SANTOS, Rafael Jose dos. Um percurso da mundialização: publicidade e publicitarios no Brasil no curto seculo XX. 2003. 240p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1593930. Acesso em: 14 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1593930
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/281320
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
240p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799139809820672000