A "roda de conversa virtual" como espaço de relações e diálogo no cotidiano escolar

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Fanton, Marjorie Mari, 1981-
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/3714
Resumo: Orientador: Adriana Varani
id UNICAMP-30_58599d5a0ffb6384ef02ce597dbf9955
oai_identifier_str oai::1239703
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A "roda de conversa virtual" como espaço de relações e diálogo no cotidiano escolarThe "virtual conversation circle" as a space for relationships and dialogue in everyday school lifePrática docenteRoda de conversaNarrativasPesquisaRelações dialógicasTeaching practiceConversation circlesNarrative researchDialogical relationshipsOrientador: Adriana VaraniDissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Esta pesquisa nasce como um projeto que inicialmente tinha como foco central compreender a construção de relações dialógicas entre professor e aluno presente nas rodas de conversa de uma turma do terceiro ano do ensino fundamental básico em uma escola municipal da cidade de Sumaré - SP, da qual leciono como professora alfabetizadora. Em função da pandemia de COVID-19, houve o seu redimensionamento, uma vez que o trabalho pedagógico passou a ser realizado virtualmente assim também como as rodas de conversa. Desta forma o foco passou a ser narrar e refletir sobre a potencialidade do encontro com as crianças neste tempoespaço da roda de conversa virtual. No contexto das experiências vividas em rodas de conversa, o trabalho foi referenciado pela pesquisa narrativa, em que a professora autora da pesquisa narra seu processo formativo, bem como o seu trabalho com as rodas de conversa numa turma de terceiro ano ao longo do ano de 2020. As rodas foram gravadas em vídeos, o que colaborou para a construção das narrativas. O trabalho se justifica pela necessidade de priorizar os estudos que envolvam as práticas educativas da escola, principalmente no que diz respeito às especificidades das rodas de conversa virtual em tempos de pandemia. Também se fundamenta pela necessidade dos(as) professores(as) alfabetizadores se reconhecerem como autores (as) do trabalho docente onde as experiências vividas e narradas dentro e fora das rodas de conversa sejam postas como objeto de investigação e estudo. A partir da leitura das fontes narrativas de memórias e de rodas foi possível retirar lições do vivido. Uma delas é que as "rodas quadradas virtuais" potencializaram uma escuta outra sobre os tempoespaços da criança e da escola, sobre a vida além escola da criança. Outra lição refere-se à potência dessa escrita na própria constituição como docente, evidenciando a possibilidade da formação da professora ocorrer a partir da própria reflexão de suas práticas pedagógicasAbstract: Initially, this project research had as central focus to understand the construction of dialogical relationships between teacher and student, present in the conversation circles of a class of the third year of elementary school in a municipal school in the city of Sumaré/SP, where I teach as a literacy teacher. Due to the COVID-19 pandemic, it was resized, since the pedagogical work started to be carried out virtually, as well as the conversation circles. Thus, the focus became narrating and reflecting on the potential of meeting children in this time-space of the virtual conversation circles. In the context of the experiences lived in conversation circles, the work was referenced by narrative research, in which the teacher-author narrates her graduation process, as well as her work with conversation circles in a third-year class during the year of 2020. The conversation circles were recorded in videos which contributed to the construction of the narratives. The work is justified by the need to prioritize studies involving the educational practices of the school, especially with regard to the specificities of virtual conversation circles in times of pandemic. It is also based on the need for literacy teachers to recognize themselves as authors of teaching work where the experiences lived and narrated inside and outside the conversation circles are considered an object of investigation and study. From reading the narrative sources of memories and circles, it was possible to draw lessons from the experience. One of them was the "virtual square conversation circles" have potentialized a listening to the other about the time-spaces of the child and the school, especially about the child's life beyond school. Another lesson refers to the power of this writing in the constitution itself as a teacher, evidencing the possibility of teacher training to take place from the reflection of their pedagogical practicesMestradoEducação EscolarMestra em Educação Escolar[s.n.]Varani, Adriana, 1972-Tassoni, Elvira Cristina MartinsBragança, Inês Ferreira de SouzaCosta, Adriana Alves FernandesUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em Educação EscolarUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASFanton, Marjorie Mari, 1981-20212021-12-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (104 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/3714FANTON, Marjorie Mari. A "roda de conversa virtual" como espaço de relações e diálogo no cotidiano escolar. 2021. 1 recurso online (104 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/3714. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1239703Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-04T15:32:58Zoai::1239703Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2022-05-04T15:32:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A "roda de conversa virtual" como espaço de relações e diálogo no cotidiano escolar
The "virtual conversation circle" as a space for relationships and dialogue in everyday school life
title A "roda de conversa virtual" como espaço de relações e diálogo no cotidiano escolar
spellingShingle A "roda de conversa virtual" como espaço de relações e diálogo no cotidiano escolar
Fanton, Marjorie Mari, 1981-
Prática docente
Roda de conversa
Narrativas
Pesquisa
Relações dialógicas
Teaching practice
Conversation circles
Narrative research
Dialogical relationships
title_short A "roda de conversa virtual" como espaço de relações e diálogo no cotidiano escolar
title_full A "roda de conversa virtual" como espaço de relações e diálogo no cotidiano escolar
title_fullStr A "roda de conversa virtual" como espaço de relações e diálogo no cotidiano escolar
title_full_unstemmed A "roda de conversa virtual" como espaço de relações e diálogo no cotidiano escolar
title_sort A "roda de conversa virtual" como espaço de relações e diálogo no cotidiano escolar
author Fanton, Marjorie Mari, 1981-
author_facet Fanton, Marjorie Mari, 1981-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Varani, Adriana, 1972-
Tassoni, Elvira Cristina Martins
Bragança, Inês Ferreira de Souza
Costa, Adriana Alves Fernandes
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Fanton, Marjorie Mari, 1981-
dc.subject.por.fl_str_mv Prática docente
Roda de conversa
Narrativas
Pesquisa
Relações dialógicas
Teaching practice
Conversation circles
Narrative research
Dialogical relationships
topic Prática docente
Roda de conversa
Narrativas
Pesquisa
Relações dialógicas
Teaching practice
Conversation circles
Narrative research
Dialogical relationships
description Orientador: Adriana Varani
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-12-09T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/3714
FANTON, Marjorie Mari. A "roda de conversa virtual" como espaço de relações e diálogo no cotidiano escolar. 2021. 1 recurso online (104 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/3714. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/3714
identifier_str_mv FANTON, Marjorie Mari. A "roda de conversa virtual" como espaço de relações e diálogo no cotidiano escolar. 2021. 1 recurso online (104 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/3714. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1239703
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (104 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799140006552403968