Percepções de duas professoras de lingua estrangeira (ingles) e de seus alunos sobre avaliação : implicações para a formação do professor

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2007
Autor(a) principal: Pellison, Janete Antonia
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606241
Resumo: Orientador: Matilde Virginia Ricardi Scaramucci
id UNICAMP-30_6efb75a5afbad4e2534a4e3d74263d36
oai_identifier_str oai::415866
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Percepções de duas professoras de lingua estrangeira (ingles) e de seus alunos sobre avaliação : implicações para a formação do professorPerceptions of two teachers of foreign language (English) and of their students about evaluation : implications for teacher's pre-service educationLíngua inglesa - Estudo e ensinoLingua inglesa - AvaliaçãoLingua inglesa - Formação de professoresAvaliaçãoPercepçãoEnglish language - Study and teachingEnglish language - EvaluationEnglish language - Teacher trainingOrientador: Matilde Virginia Ricardi ScaramucciDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: O objetivo desta dissertação é investigar as percepções de alunos e professores de um curso de Letras de uma universidade particular em relação à avaliação de rendimento de Inglês LE, e as implicações que essas percepções têm sobre a atividade pedagógica. A partir dos resultados obtidos cremos ser possível contribuir para uma melhoria na formação do futuro professor de Inglês LE. A presente pesquisa, de natureza interpretativista, utilizou os seguintes instrumentos para a coleta de registros: entrevistas e questionários semi-estruturados com duas professoras de Inglês; entrevistas e questionários semi-estruturados com alunos de 3º, 5º e 8º períodos, com o intuito de observar se há mudanças nas percepções dos alunos ao longo do curso; e observações de aulas com anotações de campo. A fundamentação teórica inclui Almeida Filho (1998), Clark (2000), Luckesi (1996), Rolim (1998), Scaramucci (2000), Perrenoud (1999), Hughes (1990), Shohamy (1995), Barcelos (1995), Silva (2005), entre outros. A análise dos dados mostrou-nos vários aspectos importantes, dentre eles: a) há muitas convergências entre as percepções das professoras e dos alunos; b) embora as professoras de Inglês LE e os alunos do curso pesquisado tenham incorporado em seu dizer acadêmico uma percepção da avaliação como algo processual, contínuo e formativo, a prática de sala de aula mostrou que o que realmente é praticado é uma avaliação somativa baseada no produto; e c) os alunos têm pouco ou quase nenhum contato com o tema avaliação durante a graduação, o que nos indica que nesse tocante o referido curso não propicia um conhecimento teórico que permita com que os alunos passem da competência implícita à competência aplicada. Os resultados da pesquisa nos levam a crer que muito ainda precisa ser discutido sobre essa questão nas aulas de Lingüística Aplicada, nas aulas de Prática de Ensino, bem como em todas as outras disciplinas, a fim de que esses futuros professores possam dominar todas as fases do processo de ensino-aprendizagem, inclusive a avaliaçãoAbstract: The objective of this research is to investigate the perceptions that students and teachers of a Portuguese-English Teacher's Training Program of a private university have about achievement assessment of English as a foreign language, and the implications that these perceptions have on the pedagogical practice. With the results in hands, we believe it is possible to offer an improvement in the training of the future English teachers. This research, of an interpretive nature, used the following tools to collect data: semi-structured questionnaires and interviews with two teachers of English; semi-structured questionnaires and interviews with students of the 3rd, 5th and 8th terms in order to observe if there are changes in the students' perceptions along the course; and class observations with fieldnotes. The theoretical framework includes studies by Almeida Filho (1998), Clark (2000), Luckesi (1996), Rolim (1998), Scaramucci (2000), Perrenoud (1999), Hughes (1990), Shohamy (1995), Barcelos (1995), Silva (2005), amongst others. The data analysis revealed some important aspects, such as: a) there are many convergencies between the perceptions of teachers and students; b) although the English teachers and the students of this teachers' education program have incorporated in their discourse a perception of evaluation as a continuous and formative process, the pedagogical practice showed that what really happens during the course is a series of evaluations of product; and c) the students have barely no contact with the conception of evaluation during the course, what might be taken as an indication that the course does not provide the students with the theoretical basis that they need in order to move on from implicit competence to applied competence. The results of this research make us believe that this topic must be discussed in the classes of Applied Linguistics and Didatics, as well as other subjects so that our pre-service teachers can be exposed to all phases of the learning process, including evaluationMestradoLíngua EstrangeiraMestre em Linguística Aplicada[s.n.]Scaramucci, Matilde Virginia Ricardi, 1951-Gattolin, Sandra Regina ButtrosDoi, Elza TaekoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPellison, Janete Antonia20072007-01-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf133 p.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606241PELLISON, Janete Antonia. Percepções de duas professoras de lingua estrangeira (ingles) e de seus alunos sobre avaliação: implicações para a formação do professor. 2007. 133 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606241. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/415866porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:03:31Zoai::415866Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:03:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepções de duas professoras de lingua estrangeira (ingles) e de seus alunos sobre avaliação : implicações para a formação do professor
Perceptions of two teachers of foreign language (English) and of their students about evaluation : implications for teacher's pre-service education
title Percepções de duas professoras de lingua estrangeira (ingles) e de seus alunos sobre avaliação : implicações para a formação do professor
spellingShingle Percepções de duas professoras de lingua estrangeira (ingles) e de seus alunos sobre avaliação : implicações para a formação do professor
Pellison, Janete Antonia
Língua inglesa - Estudo e ensino
Lingua inglesa - Avaliação
Lingua inglesa - Formação de professores
Avaliação
Percepção
English language - Study and teaching
English language - Evaluation
English language - Teacher training
title_short Percepções de duas professoras de lingua estrangeira (ingles) e de seus alunos sobre avaliação : implicações para a formação do professor
title_full Percepções de duas professoras de lingua estrangeira (ingles) e de seus alunos sobre avaliação : implicações para a formação do professor
title_fullStr Percepções de duas professoras de lingua estrangeira (ingles) e de seus alunos sobre avaliação : implicações para a formação do professor
title_full_unstemmed Percepções de duas professoras de lingua estrangeira (ingles) e de seus alunos sobre avaliação : implicações para a formação do professor
title_sort Percepções de duas professoras de lingua estrangeira (ingles) e de seus alunos sobre avaliação : implicações para a formação do professor
author Pellison, Janete Antonia
author_facet Pellison, Janete Antonia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Scaramucci, Matilde Virginia Ricardi, 1951-
Gattolin, Sandra Regina Buttros
Doi, Elza Taeko
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Pellison, Janete Antonia
dc.subject.por.fl_str_mv Língua inglesa - Estudo e ensino
Lingua inglesa - Avaliação
Lingua inglesa - Formação de professores
Avaliação
Percepção
English language - Study and teaching
English language - Evaluation
English language - Teacher training
topic Língua inglesa - Estudo e ensino
Lingua inglesa - Avaliação
Lingua inglesa - Formação de professores
Avaliação
Percepção
English language - Study and teaching
English language - Evaluation
English language - Teacher training
description Orientador: Matilde Virginia Ricardi Scaramucci
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2007-01-25T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606241
PELLISON, Janete Antonia. Percepções de duas professoras de lingua estrangeira (ingles) e de seus alunos sobre avaliação: implicações para a formação do professor. 2007. 133 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606241. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
PELLISON, Janete Antonia. Percepções de duas professoras de lingua estrangeira (ingles) e de seus alunos sobre avaliação: implicações para a formação do professor. 2007. 133 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606241. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606241
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/415866
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
133 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189795564355584