Puro x impuro / sagrado x profano : percepções de professores sobre gírias nas aulas de inglês
Ano de defesa: | 2024 |
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Tipo de documento: | Dissertação |
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Resumo: | Resumo: Tendo como pano de fundo uma discussão sobre a pertinência e as possibilidades de se incluir o vocabulário gírio (como recurso de aprendizagem) na pedagogia de inglês como língua estrangeira, a presente pesquisa objetivou investigar as percepções de professores no que concerne à pertinência e/ou possibilidades de ensino e aprendizagem de gírias em aulas de inglês no contexto brasileiro Dessa forma, a literatura que suporta tal estudo diz respeito aos pressupostos teórico-metodológicos da Sociolinguística (BAGNO, 27; CALVET, 22; LABOV, 28; MATTIELLO, 25 e outros), bem como a pesquisas realizadas (tanto no Brasil como em âmbito internacional) no contexto de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras, com o foco em gírias (BARRA, 27; BIERMAN, 28; BURKE, 211; HOLSTER, 25 entre outros) Trata-se de uma investigação de natureza qualitativa, de epistemologia interpretativista, ontologia relativista e adota como unidade de análise a cognição dos participantes pesquisados (BORG, 23; BROWN et al, 1989), mas especificamente, suas percepções (REIS, 213) Como instrumento de coleta de dados, foram utilizados questionários com perguntas abertas e entrevistas semi-estruturadas com quatro professores de Ensino Médio de escolas públicas no interior do estado do Paraná A análise de dados está subsidiada pela abordagem da Grounded Theory (STRAUSS; CORBIN, 1998), bem como pela triangulação de análise por Instrumentos Humanos (REIS, 28) Os resultados apontaram que as percepções dos professores entrevistados estão embasadas em duas ideologias ambivalentes: se por um lado os professores aceitam e reconhecem as potencialidades das gírias para o uso e ensino, por outro restringem tal vocabulário devido ao seu campo semântico e outras questões |
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Puro x impuro / sagrado x profano : percepções de professores sobre gírias nas aulas de inglêsLíngua inglesaLíngua inglesaProfessores de inglêsPercepçãoSlangStudy and teachingEnglish teachersEnglish languageResumo: Tendo como pano de fundo uma discussão sobre a pertinência e as possibilidades de se incluir o vocabulário gírio (como recurso de aprendizagem) na pedagogia de inglês como língua estrangeira, a presente pesquisa objetivou investigar as percepções de professores no que concerne à pertinência e/ou possibilidades de ensino e aprendizagem de gírias em aulas de inglês no contexto brasileiro Dessa forma, a literatura que suporta tal estudo diz respeito aos pressupostos teórico-metodológicos da Sociolinguística (BAGNO, 27; CALVET, 22; LABOV, 28; MATTIELLO, 25 e outros), bem como a pesquisas realizadas (tanto no Brasil como em âmbito internacional) no contexto de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras, com o foco em gírias (BARRA, 27; BIERMAN, 28; BURKE, 211; HOLSTER, 25 entre outros) Trata-se de uma investigação de natureza qualitativa, de epistemologia interpretativista, ontologia relativista e adota como unidade de análise a cognição dos participantes pesquisados (BORG, 23; BROWN et al, 1989), mas especificamente, suas percepções (REIS, 213) Como instrumento de coleta de dados, foram utilizados questionários com perguntas abertas e entrevistas semi-estruturadas com quatro professores de Ensino Médio de escolas públicas no interior do estado do Paraná A análise de dados está subsidiada pela abordagem da Grounded Theory (STRAUSS; CORBIN, 1998), bem como pela triangulação de análise por Instrumentos Humanos (REIS, 28) Os resultados apontaram que as percepções dos professores entrevistados estão embasadas em duas ideologias ambivalentes: se por um lado os professores aceitam e reconhecem as potencialidades das gírias para o uso e ensino, por outro restringem tal vocabulário devido ao seu campo semântico e outras questõesDissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemAbstract: Taking into consideration a discussion with respect to the relevance and possibilities of including slang (as a learning resource) in the pedagogy of English as a foreign language, this research aims at investigating teachers’ perceptions regarding the relevance and possibilities of the teaching and learning of slang in English classes in the Brazilian context Thus, the literature that supports this study concerns the theoretical and methodological assumptions of Sociolinguistics (BAGNO, 27; CALVET, 22; LABOV, 28; MATTIELLO, 25, and others), as well as all the research carried out (both in Brazil and internationally) in the context in teaching and learning of foreign languages, focusing on slang (BARRA, 27; BIERMAN, 28; BURKE, 211; HOLSTER, 25 among others) This is a qualitative research, having an interpretive epistemology, and a relativist ontology adopting interviewee’s cognition as the unit of analysis (BORG, 23; BROWN et al, 1989), more specifically, the teacher’s perceptions (REIS, 213) As data collection instruments, open-ended questionnaires and semi-structured interviews were used with four high school teachers from public schools in the state of Paraná The data analysis is underpinned by the Grounded Theory approach (STRAUSS, CORBIN, 1998) as well as by analysis triangulation by Human Instruments (REIS, 28) Results showed that the teachers’ perceptions are based on two ambivalent ideologies: on one hand the teachers accept and recognize the potentialities for the use and teaching of slang; on the other hand they restrict such vocabulary due to its semantic field and other issuesReis, Simone [Orientador]Figueiredo, Débora de CarvalhoFurtoso, Viviane Aparecida BagioHeberle, Viviane MariaCristovão, Vera Lúcia LopesSenefonte, Fábio Henrique Rosa2024-05-01T14:31:57Z2024-05-01T14:31:57Z2014.0010.04.2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/14494porMestradoEstudos da LinguagemCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:49Zoai:repositorio.uel.br:123456789/14494Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:49Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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