Puro x impuro / sagrado x profano : percepções de professores sobre gírias nas aulas de inglês

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2024
Autor(a) principal: Senefonte, Fábio Henrique Rosa
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14494
Resumo: Resumo: Tendo como pano de fundo uma discussão sobre a pertinência e as possibilidades de se incluir o vocabulário gírio (como recurso de aprendizagem) na pedagogia de inglês como língua estrangeira, a presente pesquisa objetivou investigar as percepções de professores no que concerne à pertinência e/ou possibilidades de ensino e aprendizagem de gírias em aulas de inglês no contexto brasileiro Dessa forma, a literatura que suporta tal estudo diz respeito aos pressupostos teórico-metodológicos da Sociolinguística (BAGNO, 27; CALVET, 22; LABOV, 28; MATTIELLO, 25 e outros), bem como a pesquisas realizadas (tanto no Brasil como em âmbito internacional) no contexto de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras, com o foco em gírias (BARRA, 27; BIERMAN, 28; BURKE, 211; HOLSTER, 25 entre outros) Trata-se de uma investigação de natureza qualitativa, de epistemologia interpretativista, ontologia relativista e adota como unidade de análise a cognição dos participantes pesquisados (BORG, 23; BROWN et al, 1989), mas especificamente, suas percepções (REIS, 213) Como instrumento de coleta de dados, foram utilizados questionários com perguntas abertas e entrevistas semi-estruturadas com quatro professores de Ensino Médio de escolas públicas no interior do estado do Paraná A análise de dados está subsidiada pela abordagem da Grounded Theory (STRAUSS; CORBIN, 1998), bem como pela triangulação de análise por Instrumentos Humanos (REIS, 28) Os resultados apontaram que as percepções dos professores entrevistados estão embasadas em duas ideologias ambivalentes: se por um lado os professores aceitam e reconhecem as potencialidades das gírias para o uso e ensino, por outro restringem tal vocabulário devido ao seu campo semântico e outras questões
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