Geometria com geografia na era dos softwares

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Peres, Rafael, 1982
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11908
Resumo: Orientador: Márcio Antonio de Faria Rosa
id UNICAMP-30_9ba7432be8cf955bda384c304ebcdbbd
oai_identifier_str oai::1345926
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Geometria com geografia na era dos softwaresGeometry with geography in the software ageMatemática - Estudo e ensinoGeometria analítica - Problemas, exercícios, etc.Geografia - MatemáticaMatemática - Processamento de dadosInterdisciplinaridade - Processos de ensino e pesquisaMathematics - Study and teachingAnalytical geometry - Problems, exercises, etcGeography - MathematicsMathematics - Data processingInterdisciplinarity - Teaching and research processOrientador: Márcio Antonio de Faria RosaDissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matemática Estatística e Computação CientíficaResumo: Neste trabalho apontamos para o fato de que o uso de softwares potencializa o gancho pedagógico natural entre Geometria Analítica e Geografia. O estudante, desde criança, assiste a noticiários na TV onde vê o mapa múndi, apresentando fatos e fenômenos associados a regiões do globo. Também, em seus estudos de Geografia, Economia, História, Física, Biologia, Meio Ambiente e outros, o estudante acaba por acostumar-se com ideias como os hemisférios da Terra, as dicotomias Oeste-Leste e Norte-Sul, Oriente e Ocidente. Ouve falar muito dos polos do planeta, dos trópicos, dos paralelos e da linha do equador, dos meridianos e do Meridiano de Greenwich, da latitude e da longitude, da localização de países e cidades por meio delas, de viagens marítimas e aéreas, de algumas localidades que chamam atenção, de outras de importância para a história, para a geopolítica e para as ciências. Em GA estudamos vetores, produtos escalar e vetorial, suas aplicações a curvas, planos e esferas, cortes de esferas por planos, sistemas de coordenadas e rudimentos de rotações entre outros conceitos. Um gancho que dá concretude a esses conceitos, ligando-os às outras disciplinas e até ao cotidiano neste mundo tão globalizado onde estamos, é estudar tais conceitos utilizando como teatro o globo terrestre. Lembramos que a palavra ‘Geometria’ tem origem histórica na língua grega, e significa o estudo da superfície em que vivemos. Neste estudo, notamos que os softwares permitem que lidemos com problemas reais, interessantes . . . e não apenas com exemplos triviais, e isto faz toda a diferença para o estudante. Assim o cotidiano e as outras disciplinas ajudam e motivam o estudante contemporâneo a aprender GA e tal ajuda tem um retorno, pois os chamados ‘geocomandos’ que os softwares possuem, que permitem várias projeções da Terra, e também que façamos desenhos e medidas sobre elas, irão ajudar o estudante nas outras disciplinas e até no entendimento de fenômenos globais e eventos do dia a dia. A proposta que apresentamos neste trabalho, além de realizar um importante gancho pedagógico, seria um fortíssimo reforço à interdisciplinaridade, fazendo com que a matemática ensinada em nosso país deixasse um pouco seu isolamento e interagisse mais com as outras disciplinas e, por consequência atraísse mais os estudantesAbstract: In this work we point out to the fact that the use of software greatly enhances the natural hook between Analytic Geometry and Geography. The student, since early ages, watches news on TV where he or she can see the world map with facts and phenomena associated with regions of the Earth’s globe. Also, in his studies of Geography, Economics, History, Physics, Biology, Environment and others, the student ends up getting used to ideas such as the hemispheres of the Earth, the West-East and North-South dichotomies. He usually hears a lot about the poles of the planet, the tropics, the parallels and the equator, the meridians and the Greenwich meridian, latitude and longitude, location of countries and cities, sea and air travels, some locations that draw our attention and, others that are important to history, geopolitics and sciences. Analytic Geometry studies vectors, scalar and vector products, their applications to curves, planes and spheres, sphere intersection by planes, coordinate systems and rotations. A pedagogical hook that gives concreteness to these concepts, linking them to other disciplines and even to everyday life in the globalization era we live in, would be to study such concepts employing the Earth’s globe as a theater. We do remember that the word ‘Geometry’ has a historical origin from the Greek language, meaning the study of the surface on which we live. In our study we have noticed that the use of softwares allows us to deal with actual problems, . . . and not only with the trivial ones and this makes a big difference to the students . Therefore the day-to-day life and other disciplines would encourage the student to learn Analytical Geometry and such help has a comeback, because the softwares have, the ‘geocommands’, which allow the drawing of many projections of the Earth, and they also allow drawings and measurements on them, that will help the student in other disciplines and even to understand everyday events and global phenomena. Our proposal, in addition to providing an important pedagogical hook, seeks to be a very strong reinforcement to interdisciplinarity, helping the mathematics taught in our country to leave its isolation, so it can interact more with other disciplines, attracting the student’s attentionMestradoMatemática Aplicada e ComputacionalMestre em Matemática Aplicada e Computacional[s.n.]Rosa, Márcio Antonio de Faria, 1959-Bonetto, Giacomo AugustoShimabukuro, Alex ItiroUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Matemática, Estatística e Computação CientíficaPrograma de Pós-Graduação em Matemática Aplicada e ComputacionalUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPeres, Rafael, 198220232023-07-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online ( p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/11908PERES, Rafael. Geometria com geografia na era dos softwares. 2023. 1 recurso online ( p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matemática Estatística e Computação Científica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11908. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1345926Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-25T13:33:51Zoai::1345926Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2023-08-25T13:33:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Geometria com geografia na era dos softwares
Geometry with geography in the software age
title Geometria com geografia na era dos softwares
spellingShingle Geometria com geografia na era dos softwares
Peres, Rafael, 1982
Matemática - Estudo e ensino
Geometria analítica - Problemas, exercícios, etc.
Geografia - Matemática
Matemática - Processamento de dados
Interdisciplinaridade - Processos de ensino e pesquisa
Mathematics - Study and teaching
Analytical geometry - Problems, exercises, etc
Geography - Mathematics
Mathematics - Data processing
Interdisciplinarity - Teaching and research process
title_short Geometria com geografia na era dos softwares
title_full Geometria com geografia na era dos softwares
title_fullStr Geometria com geografia na era dos softwares
title_full_unstemmed Geometria com geografia na era dos softwares
title_sort Geometria com geografia na era dos softwares
author Peres, Rafael, 1982
author_facet Peres, Rafael, 1982
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rosa, Márcio Antonio de Faria, 1959-
Bonetto, Giacomo Augusto
Shimabukuro, Alex Itiro
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica
Programa de Pós-Graduação em Matemática Aplicada e Computacional
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Peres, Rafael, 1982
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática - Estudo e ensino
Geometria analítica - Problemas, exercícios, etc.
Geografia - Matemática
Matemática - Processamento de dados
Interdisciplinaridade - Processos de ensino e pesquisa
Mathematics - Study and teaching
Analytical geometry - Problems, exercises, etc
Geography - Mathematics
Mathematics - Data processing
Interdisciplinarity - Teaching and research process
topic Matemática - Estudo e ensino
Geometria analítica - Problemas, exercícios, etc.
Geografia - Matemática
Matemática - Processamento de dados
Interdisciplinaridade - Processos de ensino e pesquisa
Mathematics - Study and teaching
Analytical geometry - Problems, exercises, etc
Geography - Mathematics
Mathematics - Data processing
Interdisciplinarity - Teaching and research process
description Orientador: Márcio Antonio de Faria Rosa
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2023-07-28T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/11908
PERES, Rafael. Geometria com geografia na era dos softwares. 2023. 1 recurso online ( p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matemática Estatística e Computação Científica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11908. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/11908
identifier_str_mv PERES, Rafael. Geometria com geografia na era dos softwares. 2023. 1 recurso online ( p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matemática Estatística e Computação Científica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11908. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1345926
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online ( p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799140017692475392