Ensino remoto emergêncial : a prática docente de professores de 4º e 5º ano do Ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Silva, Juliano Ferri de Abreu e, 1983-
Orientador(a): Souza, Mariana Aranha de, 1980-
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6870
Resumo: Orientação: Profa. Dra. Mariana Aranha de Souza
id UNITAU_2f32a4b1dfece50b891fbbaae8b3d747
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/6870
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Silva, Juliano Ferri de Abreu e, 1983-Bussolotti, Juliana Marcondes, 1960-Santos, Carlos Alberto Moreira dosUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em EducaçãoSouza, Mariana Aranha de, 1980-2024-02-26T19:23:55Z2024-02-26T19:23:55Z2023http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6870Orientação: Profa. Dra. Mariana Aranha de SouzaDissertação (mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Educação, Taubaté, 2023.Resumo: Este trabalho, vinculado ao Mestrado Profissional em Educação da Universidade de Taubaté, área de concentração: Formação de Professores para a Educação Básica e linha de pesquisa: Formação Docente e Desenvolvimento Profissional, teve por objetivo estudar as práticas educativas de professores de 4º e 5º ano, do Ensino Fundamental, durante o ensino remoto, mediado por tecnologia, relacionado ao período de pandemia da Covid-19. Traçou-se, também, um perfil sociodemográfico desses professores e compreendeu-se a reflexão e a análise que eles fazem sobre as práticas pedagógicas e os saberes docentes adotados nesse período de Ensino Remoto Emergencial. De abordagem qualitativa, esta pesquisa teve como participantes 21 professores de 4º e 5º ano do ensino fundamental de escolas particulares de uma cidade da região do Vale do Paraíba paulista que utilizaram ferramentas da Google For Education na estruturação do ensino remoto. O critério para a participação foi a adesão ao convite. Foram utilizados como instrumentos para a coleta de dados o questionário e a entrevista semiestruturada individual, aplicados de forma online. Os dados advindos do questionário foram tratados por meio da análise descritiva. As entrevistas foram transcritas e tratadas inicialmente pelo software Iramuteq. Após esse momento, os dados foram analisados por meio da Análise de Conteúdo e triangulados, considerando o referencial teórico e o contexto de pesquisa. Os resultados apontaram que houve um desgaste da relação professor, aluno e família, durante o período de ensino remoto emergencial, e que houve uma desmistificação da tecnologia à educação, que não foi a protagonista do processo educativo, mas as relações humanas que se estabeleceram. Ainda que a tecnologia seja vista como inevitável, na educação, a partir da experiência vivida, ela passou a ser intencional, suscetível ao crivo do professor. Também se constatou que, devido à dificuldade de se manter a atenção e a participação do aluno em aula remota, síncrona e assíncrona, e da perda socioemocional causada pelo distanciamento entre colegas, o ensino remoto emergencial para alunos de 4º e 5º ano apresentou-se deficitário. As boas práticas, no ensino remoto emergencial, observadas, nas experiências dos participantes da pesquisa, foram compartilhadas com a comunidade a partir de um e-book.Abstract: This work, linked to the Professional Master's Degree in Education at the University of Taubaté, concentration area: Teacher Training for Basic Education and line of research: Teacher Training and Professional Development, aimed to study the educational practices of 4th and 5th year teachers, from Elementary School, during remote teaching, mediated by technology, related to the period of the Covid-19 pandemic. A sociodemographic profile of these teachers was also drawn and the reflection and analysis that they make on the pedagogical practices and teaching knowledge adopted in this period of Emergency Remote Teaching was understood. Using a qualitative approach, this research had as participants 21 teachers from the 4th and 5th grade of elementary school in private schools in a city in the Vale do Paraíba region of São Paulo who used Google For Education tools in structuring remote teaching. The criterion for participation was adherence to the invitation. The questionnaire and the individual semi-structured interview, applied online, were used as instruments for data collection. The data from the questionnaire were treated through descriptive analysis. The interviews were transcribed and initially processed using the Iramuteq software. After this moment, the data were analyzed using Content Analysis and triangulated considering the theoretical framework and the research context. The results showed that there was an erosion of the teacher, student and family relationship during the emergency remote teaching period and that there was a demystification of technology and education, which was not the protagonist of the educational process, but the human relationships that were established. Although technology is seen as inevitable in education, from the lived experience, it has become intentional, susceptible to the teacher's scrutiny. It was also found that, due to the difficulty of maintaining student attention and participation in a remote, synchronous and asynchronous class, and the socio-emotional loss caused by the distance between colleagues, emergency remote teaching for 4th and 5th grade students presented if deficit. Good practices in emergency remote teaching, observed in the experiences of the research participants, were shared with the community through an e-book.Made available in DSpace on 2024-02-26T19:23:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DM Juliano Ferri de Abreu e Silva.pdf: 1661227 bytes, checksum: f7172313741595b41baaeed1dccd8e52 (MD5) Previous issue date: 20231 recurso online (145 f.) : il. digital, arquivo PDF.application/pdfRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.Tecnologia educacionalProfessores - FormaçãoEnsino fundamentalEnsino remotoEnsino remoto emergêncial : a prática docente de professores de 4º e 5º ano do Ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUORIGINALDM Juliano Ferri de Abreu e Silva.pdfapplication/pdf1661227http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/6870/1/DM%20Juliano%20Ferri%20de%20Abreu%20e%20Silva.pdff7172313741595b41baaeed1dccd8e52MD5120.500.11874/68702024-02-26 16:23:55.902oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/6870Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2024-02-26T19:23:55Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ensino remoto emergêncial : a prática docente de professores de 4º e 5º ano do Ensino fundamental
title Ensino remoto emergêncial : a prática docente de professores de 4º e 5º ano do Ensino fundamental
spellingShingle Ensino remoto emergêncial : a prática docente de professores de 4º e 5º ano do Ensino fundamental
Silva, Juliano Ferri de Abreu e, 1983-
Tecnologia educacional
Professores - Formação
Ensino fundamental
Ensino remoto
title_short Ensino remoto emergêncial : a prática docente de professores de 4º e 5º ano do Ensino fundamental
title_full Ensino remoto emergêncial : a prática docente de professores de 4º e 5º ano do Ensino fundamental
title_fullStr Ensino remoto emergêncial : a prática docente de professores de 4º e 5º ano do Ensino fundamental
title_full_unstemmed Ensino remoto emergêncial : a prática docente de professores de 4º e 5º ano do Ensino fundamental
title_sort Ensino remoto emergêncial : a prática docente de professores de 4º e 5º ano do Ensino fundamental
author Silva, Juliano Ferri de Abreu e, 1983-
author_facet Silva, Juliano Ferri de Abreu e, 1983-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Bussolotti, Juliana Marcondes, 1960-
Santos, Carlos Alberto Moreira dos
Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Juliano Ferri de Abreu e, 1983-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Souza, Mariana Aranha de, 1980-
contributor_str_mv Souza, Mariana Aranha de, 1980-
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia educacional
Professores - Formação
Ensino fundamental
Ensino remoto
topic Tecnologia educacional
Professores - Formação
Ensino fundamental
Ensino remoto
description Orientação: Profa. Dra. Mariana Aranha de Souza
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-02-26T19:23:55Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-02-26T19:23:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6870
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6870
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online (145 f.) : il. digital, arquivo PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/6870/1/DM%20Juliano%20Ferri%20de%20Abreu%20e%20Silva.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f7172313741595b41baaeed1dccd8e52
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844455796375552