Solução de problemas de matemática: um estudo sobre os procedimentos usados por estudantes universitários em questões baseadas no ENEM e nos vestibulares da Unesp e Fuvest

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Lima, José Luciano Santinho [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/144585
Resumo: Nos últimos anos, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) se constituiu na avaliação brasileira de larga escala com a maior participação de estu-dantes egressos desse nível escolar, além de ser a única via de acesso à maioria dos cursos de ensino superior das Universidades Federais de nosso país. Essa pesquisa tem como objetivo investigar quais conhecimentos de procedimento são acessados por alunos ingressantes nos cursos superiores de Matemática na solução de exercícios e de problemas com enredo (contextualizados e semicontextualizados) de Matemática, elaborados nos moldes do Exame Nacional do Ensino Médio e dos vestibulares da Universidade Estadual Paulista (UNESP) e Fundação para o Vesti-bular (FUVEST), cujas provas foram analisadas quanto à distribuição de assuntos e contextualização. A fundamentação teórica foi pautada nos estudos de solução de problemas, contextualização e avaliação em larga escala. A pesquisa se desenvol-veu em três etapas: a primeira delas se constitui como um estudo piloto para anali-sar a adequação dos itens e possíveis dificuldades apresentadas pelos estudantes na solução de problemas. Foram elaboradas 16 questões, divididas nas seguintes categorias: exercícios e problemas com enredo (contextualizados e semicontextuali-zados). Nessa etapa participaram 76 alunos de Licenciatura em Matemática de uma instituição pública de ensino superior e de uma escola particular de Ensino Médio. A segunda etapa se constituiu de uma avaliação contendo 6 questões, selecionados a partir da primeira etapa e aplicados a 70 alunos de graduação em Matemática de três universidade públicas. A última etapa se constituiu no “pensar em voz alta”, em que participaram 3 alunos de um Curso de Licenciatura em Matemática, seleciona-dos a partir da segunda etapa, que resolveram 3 questões da primeira etapa. A me-todologia foi a quanti-qualitativa e os resultados foram: 1- Os procedimentos utiliza-dos pelos participantes ainda são baseados em fórmulas e procedimentos prontos e acabados. Não houve procedimentos criativos e inovadores; 2- O melhor desempe-nho dos participantes se concentrou nos problemas com enredo e não nos exercí-cios; a elaboração de procedimentos de solução de problemas sofreu influência de dois aspectos importantes: falta de conhecimentos de conteúdos do Ensino Médio e dados irrelevantes no enunciado de problemas; 3- houve diferença significativa en-tre o desempenho de homens e mulheres, com performance melhor para os primei-ros; 4 – não houve diferenças significativas entre o desempenho dos alunos, quan-do analisada a formação escolar durante a Educação Básica.
id UNSP_23fabdca4f2601a94f44916d443bd9ea
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/144585
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling Solução de problemas de matemática: um estudo sobre os procedimentos usados por estudantes universitários em questões baseadas no ENEM e nos vestibulares da Unesp e FuvestProblem solving of Mathematics: a study about the procedures used by academic students in questions based in ENEM and entrance exams of UNESP and FUVESTMatemáticaEnsino de MatemáticaResolução de problemasContextualizaçãoVestibularENEMNos últimos anos, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) se constituiu na avaliação brasileira de larga escala com a maior participação de estu-dantes egressos desse nível escolar, além de ser a única via de acesso à maioria dos cursos de ensino superior das Universidades Federais de nosso país. Essa pesquisa tem como objetivo investigar quais conhecimentos de procedimento são acessados por alunos ingressantes nos cursos superiores de Matemática na solução de exercícios e de problemas com enredo (contextualizados e semicontextualizados) de Matemática, elaborados nos moldes do Exame Nacional do Ensino Médio e dos vestibulares da Universidade Estadual Paulista (UNESP) e Fundação para o Vesti-bular (FUVEST), cujas provas foram analisadas quanto à distribuição de assuntos e contextualização. A fundamentação teórica foi pautada nos estudos de solução de problemas, contextualização e avaliação em larga escala. A pesquisa se desenvol-veu em três etapas: a primeira delas se constitui como um estudo piloto para anali-sar a adequação dos itens e possíveis dificuldades apresentadas pelos estudantes na solução de problemas. Foram elaboradas 16 questões, divididas nas seguintes categorias: exercícios e problemas com enredo (contextualizados e semicontextuali-zados). Nessa etapa participaram 76 alunos de Licenciatura em Matemática de uma instituição pública de ensino superior e de uma escola particular de Ensino Médio. A segunda etapa se constituiu de uma avaliação contendo 6 questões, selecionados a partir da primeira etapa e aplicados a 70 alunos de graduação em Matemática de três universidade públicas. A última etapa se constituiu no “pensar em voz alta”, em que participaram 3 alunos de um Curso de Licenciatura em Matemática, seleciona-dos a partir da segunda etapa, que resolveram 3 questões da primeira etapa. A me-todologia foi a quanti-qualitativa e os resultados foram: 1- Os procedimentos utiliza-dos pelos participantes ainda são baseados em fórmulas e procedimentos prontos e acabados. Não houve procedimentos criativos e inovadores; 2- O melhor desempe-nho dos participantes se concentrou nos problemas com enredo e não nos exercí-cios; a elaboração de procedimentos de solução de problemas sofreu influência de dois aspectos importantes: falta de conhecimentos de conteúdos do Ensino Médio e dados irrelevantes no enunciado de problemas; 3- houve diferença significativa en-tre o desempenho de homens e mulheres, com performance melhor para os primei-ros; 4 – não houve diferenças significativas entre o desempenho dos alunos, quan-do analisada a formação escolar durante a Educação Básica.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pirola, Nelson Antonio [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lima, José Luciano Santinho [UNESP]2016-11-10T12:48:28Z2016-11-10T12:48:28Z2016-02-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/14458500087549633004056079P093508854562870469350885456287046porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-05T06:07:11Zoai:repositorio.unesp.br:11449/144585Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:05:40.835840Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Solução de problemas de matemática: um estudo sobre os procedimentos usados por estudantes universitários em questões baseadas no ENEM e nos vestibulares da Unesp e Fuvest
Problem solving of Mathematics: a study about the procedures used by academic students in questions based in ENEM and entrance exams of UNESP and FUVEST
title Solução de problemas de matemática: um estudo sobre os procedimentos usados por estudantes universitários em questões baseadas no ENEM e nos vestibulares da Unesp e Fuvest
spellingShingle Solução de problemas de matemática: um estudo sobre os procedimentos usados por estudantes universitários em questões baseadas no ENEM e nos vestibulares da Unesp e Fuvest
Lima, José Luciano Santinho [UNESP]
Matemática
Ensino de Matemática
Resolução de problemas
Contextualização
Vestibular
ENEM
title_short Solução de problemas de matemática: um estudo sobre os procedimentos usados por estudantes universitários em questões baseadas no ENEM e nos vestibulares da Unesp e Fuvest
title_full Solução de problemas de matemática: um estudo sobre os procedimentos usados por estudantes universitários em questões baseadas no ENEM e nos vestibulares da Unesp e Fuvest
title_fullStr Solução de problemas de matemática: um estudo sobre os procedimentos usados por estudantes universitários em questões baseadas no ENEM e nos vestibulares da Unesp e Fuvest
title_full_unstemmed Solução de problemas de matemática: um estudo sobre os procedimentos usados por estudantes universitários em questões baseadas no ENEM e nos vestibulares da Unesp e Fuvest
title_sort Solução de problemas de matemática: um estudo sobre os procedimentos usados por estudantes universitários em questões baseadas no ENEM e nos vestibulares da Unesp e Fuvest
author Lima, José Luciano Santinho [UNESP]
author_facet Lima, José Luciano Santinho [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pirola, Nelson Antonio [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, José Luciano Santinho [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Ensino de Matemática
Resolução de problemas
Contextualização
Vestibular
ENEM
topic Matemática
Ensino de Matemática
Resolução de problemas
Contextualização
Vestibular
ENEM
description Nos últimos anos, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) se constituiu na avaliação brasileira de larga escala com a maior participação de estu-dantes egressos desse nível escolar, além de ser a única via de acesso à maioria dos cursos de ensino superior das Universidades Federais de nosso país. Essa pesquisa tem como objetivo investigar quais conhecimentos de procedimento são acessados por alunos ingressantes nos cursos superiores de Matemática na solução de exercícios e de problemas com enredo (contextualizados e semicontextualizados) de Matemática, elaborados nos moldes do Exame Nacional do Ensino Médio e dos vestibulares da Universidade Estadual Paulista (UNESP) e Fundação para o Vesti-bular (FUVEST), cujas provas foram analisadas quanto à distribuição de assuntos e contextualização. A fundamentação teórica foi pautada nos estudos de solução de problemas, contextualização e avaliação em larga escala. A pesquisa se desenvol-veu em três etapas: a primeira delas se constitui como um estudo piloto para anali-sar a adequação dos itens e possíveis dificuldades apresentadas pelos estudantes na solução de problemas. Foram elaboradas 16 questões, divididas nas seguintes categorias: exercícios e problemas com enredo (contextualizados e semicontextuali-zados). Nessa etapa participaram 76 alunos de Licenciatura em Matemática de uma instituição pública de ensino superior e de uma escola particular de Ensino Médio. A segunda etapa se constituiu de uma avaliação contendo 6 questões, selecionados a partir da primeira etapa e aplicados a 70 alunos de graduação em Matemática de três universidade públicas. A última etapa se constituiu no “pensar em voz alta”, em que participaram 3 alunos de um Curso de Licenciatura em Matemática, seleciona-dos a partir da segunda etapa, que resolveram 3 questões da primeira etapa. A me-todologia foi a quanti-qualitativa e os resultados foram: 1- Os procedimentos utiliza-dos pelos participantes ainda são baseados em fórmulas e procedimentos prontos e acabados. Não houve procedimentos criativos e inovadores; 2- O melhor desempe-nho dos participantes se concentrou nos problemas com enredo e não nos exercí-cios; a elaboração de procedimentos de solução de problemas sofreu influência de dois aspectos importantes: falta de conhecimentos de conteúdos do Ensino Médio e dados irrelevantes no enunciado de problemas; 3- houve diferença significativa en-tre o desempenho de homens e mulheres, com performance melhor para os primei-ros; 4 – não houve diferenças significativas entre o desempenho dos alunos, quan-do analisada a formação escolar durante a Educação Básica.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-10T12:48:28Z
2016-11-10T12:48:28Z
2016-02-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/144585
000875496
33004056079P0
9350885456287046
9350885456287046
url http://hdl.handle.net/11449/144585
identifier_str_mv 000875496
33004056079P0
9350885456287046
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129754435420160