Corpo influencer, corpo ideal: revistas femininas e formas de legitimação do discurso de Gabriela Pugliesi

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Teodoro, Laura Máximo
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/193226
Resumo: A presente dissertação propõe a análise da representação do discurso da digital influencer Gabriela Pugliesi nas revistas Boa Forma, Corpo a Corpo e Women’s Health Brasil, veículos de destaque no mercado editorial brasileiro especializado em saúde, corpo e bem-estar feminino no período entre 2014 e 2017. A proposta é compreender como o discurso focado na construção do corpo - especificamente expresso por personalidade cuja fama foi constituída na web - foi reproduzido por publicações de grande circulação no período citado e como esses magazines posicionaram a voz desse sujeito que se dedica profissionalmente a um diário da própria rotina e físico na internet. Seria Pugliesi especialista? Celebridade? Um ideal? Seriam seus perfis nas redes sociais online novos veículos de comunicação? Mais que isso, quais seriam as pontualidades do discurso estético dos magazines selecionados e quais as particularidades de seus enunciados em intertextualidade com suportes digitais? A fim de observar as questões levantadas, a pesquisa se baseia nos estudos da Análise do Discurso de linha francesa, tendo em vista questões como poder, saber, formações discursivas, formações ideológicas, interdiscurso e os conceitos de sujeito e função-autor elaborados por Foucault.
id UNSP_4a18eae0d3afdf805565cba4458bb516
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/193226
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling Corpo influencer, corpo ideal: revistas femininas e formas de legitimação do discurso de Gabriela PugliesiInfluencer body, ideal body: female magazines and forms of legitimation of Gabriela Pugliesi's discourseRevistas femininasDigital influencersGabriela PugliesiCorpo e belezaAnálise do Discurso de Linha FrancesaFemale magazinesDigital InfluencersBody and beautyFrench discourse analysis.A presente dissertação propõe a análise da representação do discurso da digital influencer Gabriela Pugliesi nas revistas Boa Forma, Corpo a Corpo e Women’s Health Brasil, veículos de destaque no mercado editorial brasileiro especializado em saúde, corpo e bem-estar feminino no período entre 2014 e 2017. A proposta é compreender como o discurso focado na construção do corpo - especificamente expresso por personalidade cuja fama foi constituída na web - foi reproduzido por publicações de grande circulação no período citado e como esses magazines posicionaram a voz desse sujeito que se dedica profissionalmente a um diário da própria rotina e físico na internet. Seria Pugliesi especialista? Celebridade? Um ideal? Seriam seus perfis nas redes sociais online novos veículos de comunicação? Mais que isso, quais seriam as pontualidades do discurso estético dos magazines selecionados e quais as particularidades de seus enunciados em intertextualidade com suportes digitais? A fim de observar as questões levantadas, a pesquisa se baseia nos estudos da Análise do Discurso de linha francesa, tendo em vista questões como poder, saber, formações discursivas, formações ideológicas, interdiscurso e os conceitos de sujeito e função-autor elaborados por Foucault.This master thesis proposes the analysis of the discourse of digital influencer Gabriela Pugliesi's representation in the magazines Boa Forma, Corpo a Corpo e Women’s Health Brasil prominent in the Brazilian publishing business specializing in health, body and female welfare in the period between 2014 and 2017. The proposal is to understand how the discourse of body building - specifically expressed by this personality whose fame was built on the web - was reproduced by magazines of wide circulation in that period and how these magazines expressed the voice of this subject professionally dedicated to a diary of his own routine and physical on the internet. Would Pugliesi be an expert? A celebrity? An ideal? Would their profiles on social media be new media channels? More than that, what would be the specifications of the aesthetic discourse of the selected magazines and what are the particularities of their statements in intertextuality with digital media? In order to observe the raised issues, the research is based on studies of French Discourse Analysis, considering issues such as power, knowledge, discursive formations, ideological formations, interdiscourse and the concepts of subject and author function elaborated by Foucault.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)1749227Universidade Estadual Paulista (Unesp)Marques, José Carlos [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Teodoro, Laura Máximo2020-08-19T16:39:03Z2020-08-19T16:39:03Z2019-08-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19322633004056081P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-22T13:26:04Zoai:repositorio.unesp.br:11449/193226Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-04-22T13:26:04Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Corpo influencer, corpo ideal: revistas femininas e formas de legitimação do discurso de Gabriela Pugliesi
Influencer body, ideal body: female magazines and forms of legitimation of Gabriela Pugliesi's discourse
title Corpo influencer, corpo ideal: revistas femininas e formas de legitimação do discurso de Gabriela Pugliesi
spellingShingle Corpo influencer, corpo ideal: revistas femininas e formas de legitimação do discurso de Gabriela Pugliesi
Teodoro, Laura Máximo
Revistas femininas
Digital influencers
Gabriela Pugliesi
Corpo e beleza
Análise do Discurso de Linha Francesa
Female magazines
Digital Influencers
Body and beauty
French discourse analysis.
title_short Corpo influencer, corpo ideal: revistas femininas e formas de legitimação do discurso de Gabriela Pugliesi
title_full Corpo influencer, corpo ideal: revistas femininas e formas de legitimação do discurso de Gabriela Pugliesi
title_fullStr Corpo influencer, corpo ideal: revistas femininas e formas de legitimação do discurso de Gabriela Pugliesi
title_full_unstemmed Corpo influencer, corpo ideal: revistas femininas e formas de legitimação do discurso de Gabriela Pugliesi
title_sort Corpo influencer, corpo ideal: revistas femininas e formas de legitimação do discurso de Gabriela Pugliesi
author Teodoro, Laura Máximo
author_facet Teodoro, Laura Máximo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marques, José Carlos [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Teodoro, Laura Máximo
dc.subject.por.fl_str_mv Revistas femininas
Digital influencers
Gabriela Pugliesi
Corpo e beleza
Análise do Discurso de Linha Francesa
Female magazines
Digital Influencers
Body and beauty
French discourse analysis.
topic Revistas femininas
Digital influencers
Gabriela Pugliesi
Corpo e beleza
Análise do Discurso de Linha Francesa
Female magazines
Digital Influencers
Body and beauty
French discourse analysis.
description A presente dissertação propõe a análise da representação do discurso da digital influencer Gabriela Pugliesi nas revistas Boa Forma, Corpo a Corpo e Women’s Health Brasil, veículos de destaque no mercado editorial brasileiro especializado em saúde, corpo e bem-estar feminino no período entre 2014 e 2017. A proposta é compreender como o discurso focado na construção do corpo - especificamente expresso por personalidade cuja fama foi constituída na web - foi reproduzido por publicações de grande circulação no período citado e como esses magazines posicionaram a voz desse sujeito que se dedica profissionalmente a um diário da própria rotina e físico na internet. Seria Pugliesi especialista? Celebridade? Um ideal? Seriam seus perfis nas redes sociais online novos veículos de comunicação? Mais que isso, quais seriam as pontualidades do discurso estético dos magazines selecionados e quais as particularidades de seus enunciados em intertextualidade com suportes digitais? A fim de observar as questões levantadas, a pesquisa se baseia nos estudos da Análise do Discurso de linha francesa, tendo em vista questões como poder, saber, formações discursivas, formações ideológicas, interdiscurso e os conceitos de sujeito e função-autor elaborados por Foucault.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-29
2020-08-19T16:39:03Z
2020-08-19T16:39:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/193226
33004056081P4
url http://hdl.handle.net/11449/193226
identifier_str_mv 33004056081P4
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1800401025839923200