Fusão e aquisição para obtenção de vantagem competitiva: um estudo em supermercados

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Ortolan, Victor Zompero lattes
Orientador(a): Zilber, Moisés Ari lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23672
Resumo: This study seeks to understand the merger and acquisition strategy as a source of competitive advantage for small and medium-sized companies in supermarkets located in interior regions of the State of São Paulo. In order to better understand the phenomena to be studied, two companies in the supermarket segment operating in the western region of the State of São Paulo were researched and using or already used such a strategy. Therefore, we sought to know through a qualitative exploratory research carried out with the six executives responsible for the management of the companies. This study aims to analyze if the merger and acquisition process generates Competitive Advantage for the company and if it is Sustainable. Data collection was performed and treated through content analysis. The referred study resulted in the identification of strategic actions carried out by companies in search of a strategic positioning differentiated in the market in which they are inserted. The present study presents in its final considerations the use of the Fusion and Acquisition Strategy by the companies focus as a factor of important development of a Sustainable Competitive Advantage.
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spelling http://lattes.cnpq.br/0524413115146016Ortolan, Victor ZomperoZilber, Moisés Arihttp://lattes.cnpq.br/44429818772046642019-09-19T18:28:32Z2020-05-28T18:04:36Z2020-05-28T18:04:36Z2019-02-19This study seeks to understand the merger and acquisition strategy as a source of competitive advantage for small and medium-sized companies in supermarkets located in interior regions of the State of São Paulo. In order to better understand the phenomena to be studied, two companies in the supermarket segment operating in the western region of the State of São Paulo were researched and using or already used such a strategy. Therefore, we sought to know through a qualitative exploratory research carried out with the six executives responsible for the management of the companies. This study aims to analyze if the merger and acquisition process generates Competitive Advantage for the company and if it is Sustainable. Data collection was performed and treated through content analysis. The referred study resulted in the identification of strategic actions carried out by companies in search of a strategic positioning differentiated in the market in which they are inserted. The present study presents in its final considerations the use of the Fusion and Acquisition Strategy by the companies focus as a factor of important development of a Sustainable Competitive Advantage.O estudo apresentado a seguir busca compreender a estratégia de fusão e aquisição como fonte de criação de vantagem competitiva para pequenas e médias empresas em supermercados localizados em regiões do interior do Estado de São Paulo. De modo a melhor conhecer os fenômenos que se desejava estudar, foram pesquisadas duas empresas do segmento de supermercados atuantes na região Oeste do Estado de São Paulo e que utilizam ou já utilizaram tal estratégia. Para tanto, buscou-se conhecer através de uma pesquisa de natureza exploratória qualitativa realizada junto à seis executivos responsáveis pela gestão das empresas. Este estudo tem como objetivo analisar se o processo de fusão e aquisição gera Vantagem Competitiva para a empresa e se ela é Sustentável. A coleta de dados foi realizada e tratada através da análise do material recolhido. O referente estudo resultou na identificação de ações estratégicas realizadas pelas empresas em busca de um posicionamento estratégico diferenciado no mercado em que elas estão inseridas. O presente estudo apresenta em suas considerações finais a utilização da Estratégia de Fusão e Aquisição por parte das empresas foco como sendo um fator de importante desenvolvimento de uma Vantagem Competitiva Sustentável.application/pdfORTOLAN, Victor Zompero. Fusão e aquisição para obtenção de vantagem competitiva : um estudo em supermercados. 2019. 89 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2019.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23672strategystrategic planningsupermarketssustainable competitive advantageporUniversidade Presbiteriana Mackenziehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessestratégiaplanejamento estratégicosupermercadosvantagem competitiva sustentávelCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAShttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/19637/VICTOR%20ZOMPERO%20ORTOLAN.pdf.jpgFusão e aquisição para obtenção de vantagem competitiva: um estudo em supermercadosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Digital do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEPerez, GilbertoCamponar, Marcos CortezSambiase, Marta FabianoIkeda, Ana AkemiBrasilCentro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)UPMAdministração de EmpresasORIGINALVICTOR ZOMPERO ORTOLAN.pdfVICTOR ZOMPERO ORTOLAN.pdfapplication/pdf1136817https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/87236a68-b55e-4f3f-84c8-b2ba0f133bcd/download51b1dcff181118f341e1acd4641b0d81MD51TEXTVICTOR ZOMPERO ORTOLAN.pdf.txtVICTOR ZOMPERO ORTOLAN.pdf.txtExtracted texttext/plain164501https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/ddcbd4e2-12ab-411c-9610-cf2eaee27396/download30d8821cee25e77b8e77e288a6e520a9MD52THUMBNAILVICTOR ZOMPERO ORTOLAN.pdf.jpgVICTOR ZOMPERO ORTOLAN.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1151https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/4a37eed8-886f-4a0a-8c06-60a116aa65ca/downloadbb0e695363a22ff9e23f221d76c8b658MD5310899/236722022-03-14 16:26:13.23http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/Acesso Abertooai:dspace.mackenzie.br:10899/23672https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T16:26:13Repositório Digital do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false
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