Fusão e aquisição para obtenção de vantagem competitiva: um estudo em supermercados
Ano de defesa: | 2019 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , , , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Presbiteriana Mackenzie
|
Programa de Pós-Graduação: |
Administração de Empresas
|
Departamento: |
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23672 |
Resumo: | This study seeks to understand the merger and acquisition strategy as a source of competitive advantage for small and medium-sized companies in supermarkets located in interior regions of the State of São Paulo. In order to better understand the phenomena to be studied, two companies in the supermarket segment operating in the western region of the State of São Paulo were researched and using or already used such a strategy. Therefore, we sought to know through a qualitative exploratory research carried out with the six executives responsible for the management of the companies. This study aims to analyze if the merger and acquisition process generates Competitive Advantage for the company and if it is Sustainable. Data collection was performed and treated through content analysis. The referred study resulted in the identification of strategic actions carried out by companies in search of a strategic positioning differentiated in the market in which they are inserted. The present study presents in its final considerations the use of the Fusion and Acquisition Strategy by the companies focus as a factor of important development of a Sustainable Competitive Advantage. |
id |
UPM_a41e5f5fbfd2d28b917e57802144dbcf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.mackenzie.br:10899/23672 |
network_acronym_str |
UPM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
repository_id_str |
|
spelling |
2019-09-19T18:28:32Z2020-05-28T18:04:36Z2020-05-28T18:04:36Z2019-02-19ORTOLAN, Victor Zompero. Fusão e aquisição para obtenção de vantagem competitiva : um estudo em supermercados. 2019. 89 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2019.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23672This study seeks to understand the merger and acquisition strategy as a source of competitive advantage for small and medium-sized companies in supermarkets located in interior regions of the State of São Paulo. In order to better understand the phenomena to be studied, two companies in the supermarket segment operating in the western region of the State of São Paulo were researched and using or already used such a strategy. Therefore, we sought to know through a qualitative exploratory research carried out with the six executives responsible for the management of the companies. This study aims to analyze if the merger and acquisition process generates Competitive Advantage for the company and if it is Sustainable. Data collection was performed and treated through content analysis. The referred study resulted in the identification of strategic actions carried out by companies in search of a strategic positioning differentiated in the market in which they are inserted. The present study presents in its final considerations the use of the Fusion and Acquisition Strategy by the companies focus as a factor of important development of a Sustainable Competitive Advantage.O estudo apresentado a seguir busca compreender a estratégia de fusão e aquisição como fonte de criação de vantagem competitiva para pequenas e médias empresas em supermercados localizados em regiões do interior do Estado de São Paulo. De modo a melhor conhecer os fenômenos que se desejava estudar, foram pesquisadas duas empresas do segmento de supermercados atuantes na região Oeste do Estado de São Paulo e que utilizam ou já utilizaram tal estratégia. Para tanto, buscou-se conhecer através de uma pesquisa de natureza exploratória qualitativa realizada junto à seis executivos responsáveis pela gestão das empresas. Este estudo tem como objetivo analisar se o processo de fusão e aquisição gera Vantagem Competitiva para a empresa e se ela é Sustentável. A coleta de dados foi realizada e tratada através da análise do material recolhido. O referente estudo resultou na identificação de ações estratégicas realizadas pelas empresas em busca de um posicionamento estratégico diferenciado no mercado em que elas estão inseridas. O presente estudo apresenta em suas considerações finais a utilização da Estratégia de Fusão e Aquisição por parte das empresas foco como sendo um fator de importante desenvolvimento de uma Vantagem Competitiva Sustentável.application/pdfporUniversidade Presbiteriana MackenzieAdministração de EmpresasUPMBrasilCentro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessestratégiaplanejamento estratégicosupermercadosvantagem competitiva sustentávelCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESASFusão e aquisição para obtenção de vantagem competitiva: um estudo em supermercadosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisZilber, Moisés Arihttp://lattes.cnpq.br/0524413115146016Perez, GilbertoCamponar, Marcos CortezSambiase, Marta FabianoIkeda, Ana Akemihttp://lattes.cnpq.br/4442981877204664Ortolan, Victor Zomperohttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/19637/VICTOR%20ZOMPERO%20ORTOLAN.pdf.jpghttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/4029/5/VICTOR%20ZOMPERO%20ORTOLAN.pdfstrategystrategic planningsupermarketssustainable competitive advantagereponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIE10899/236722020-05-28 15:04:37.016Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRI |
dc.title.por.fl_str_mv |
Fusão e aquisição para obtenção de vantagem competitiva: um estudo em supermercados |
title |
Fusão e aquisição para obtenção de vantagem competitiva: um estudo em supermercados |
spellingShingle |
Fusão e aquisição para obtenção de vantagem competitiva: um estudo em supermercados Ortolan, Victor Zompero estratégia planejamento estratégico supermercados vantagem competitiva sustentável CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS |
title_short |
Fusão e aquisição para obtenção de vantagem competitiva: um estudo em supermercados |
title_full |
Fusão e aquisição para obtenção de vantagem competitiva: um estudo em supermercados |
title_fullStr |
Fusão e aquisição para obtenção de vantagem competitiva: um estudo em supermercados |
title_full_unstemmed |
Fusão e aquisição para obtenção de vantagem competitiva: um estudo em supermercados |
title_sort |
Fusão e aquisição para obtenção de vantagem competitiva: um estudo em supermercados |
author |
Ortolan, Victor Zompero |
author_facet |
Ortolan, Victor Zompero |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Zilber, Moisés Ari |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0524413115146016 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Perez, Gilberto |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Camponar, Marcos Cortez |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Sambiase, Marta Fabiano |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Ikeda, Ana Akemi |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4442981877204664 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ortolan, Victor Zompero |
contributor_str_mv |
Zilber, Moisés Ari Perez, Gilberto Camponar, Marcos Cortez Sambiase, Marta Fabiano Ikeda, Ana Akemi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
estratégia planejamento estratégico supermercados vantagem competitiva sustentável |
topic |
estratégia planejamento estratégico supermercados vantagem competitiva sustentável CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS |
description |
This study seeks to understand the merger and acquisition strategy as a source of competitive advantage for small and medium-sized companies in supermarkets located in interior regions of the State of São Paulo. In order to better understand the phenomena to be studied, two companies in the supermarket segment operating in the western region of the State of São Paulo were researched and using or already used such a strategy. Therefore, we sought to know through a qualitative exploratory research carried out with the six executives responsible for the management of the companies. This study aims to analyze if the merger and acquisition process generates Competitive Advantage for the company and if it is Sustainable. Data collection was performed and treated through content analysis. The referred study resulted in the identification of strategic actions carried out by companies in search of a strategic positioning differentiated in the market in which they are inserted. The present study presents in its final considerations the use of the Fusion and Acquisition Strategy by the companies focus as a factor of important development of a Sustainable Competitive Advantage. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-09-19T18:28:32Z 2020-05-28T18:04:36Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-02-19 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-05-28T18:04:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ORTOLAN, Victor Zompero. Fusão e aquisição para obtenção de vantagem competitiva : um estudo em supermercados. 2019. 89 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2019. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23672 |
identifier_str_mv |
ORTOLAN, Victor Zompero. Fusão e aquisição para obtenção de vantagem competitiva : um estudo em supermercados. 2019. 89 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2019. |
url |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23672 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Administração de Empresas |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UPM |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) instacron:MACKENZIE |
instname_str |
Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
instacron_str |
MACKENZIE |
institution |
MACKENZIE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1757174447975956480 |