Fusão e aquisição para obtenção de vantagem competitiva: um estudo em supermercados

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Ortolan, Victor Zompero lattes
Orientador(a): Zilber, Moisés Ari lattes
Banca de defesa: Perez, Gilberto, Camponar, Marcos Cortez, Sambiase, Marta Fabiano, Ikeda, Ana Akemi
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Programa de Pós-Graduação: Administração de Empresas
Departamento: Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23672
Resumo: This study seeks to understand the merger and acquisition strategy as a source of competitive advantage for small and medium-sized companies in supermarkets located in interior regions of the State of São Paulo. In order to better understand the phenomena to be studied, two companies in the supermarket segment operating in the western region of the State of São Paulo were researched and using or already used such a strategy. Therefore, we sought to know through a qualitative exploratory research carried out with the six executives responsible for the management of the companies. This study aims to analyze if the merger and acquisition process generates Competitive Advantage for the company and if it is Sustainable. Data collection was performed and treated through content analysis. The referred study resulted in the identification of strategic actions carried out by companies in search of a strategic positioning differentiated in the market in which they are inserted. The present study presents in its final considerations the use of the Fusion and Acquisition Strategy by the companies focus as a factor of important development of a Sustainable Competitive Advantage.
id UPM_a41e5f5fbfd2d28b917e57802144dbcf
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/23672
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str
spelling 2019-09-19T18:28:32Z2020-05-28T18:04:36Z2020-05-28T18:04:36Z2019-02-19ORTOLAN, Victor Zompero. Fusão e aquisição para obtenção de vantagem competitiva : um estudo em supermercados. 2019. 89 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2019.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23672This study seeks to understand the merger and acquisition strategy as a source of competitive advantage for small and medium-sized companies in supermarkets located in interior regions of the State of São Paulo. In order to better understand the phenomena to be studied, two companies in the supermarket segment operating in the western region of the State of São Paulo were researched and using or already used such a strategy. Therefore, we sought to know through a qualitative exploratory research carried out with the six executives responsible for the management of the companies. This study aims to analyze if the merger and acquisition process generates Competitive Advantage for the company and if it is Sustainable. Data collection was performed and treated through content analysis. The referred study resulted in the identification of strategic actions carried out by companies in search of a strategic positioning differentiated in the market in which they are inserted. The present study presents in its final considerations the use of the Fusion and Acquisition Strategy by the companies focus as a factor of important development of a Sustainable Competitive Advantage.O estudo apresentado a seguir busca compreender a estratégia de fusão e aquisição como fonte de criação de vantagem competitiva para pequenas e médias empresas em supermercados localizados em regiões do interior do Estado de São Paulo. De modo a melhor conhecer os fenômenos que se desejava estudar, foram pesquisadas duas empresas do segmento de supermercados atuantes na região Oeste do Estado de São Paulo e que utilizam ou já utilizaram tal estratégia. Para tanto, buscou-se conhecer através de uma pesquisa de natureza exploratória qualitativa realizada junto à seis executivos responsáveis pela gestão das empresas. Este estudo tem como objetivo analisar se o processo de fusão e aquisição gera Vantagem Competitiva para a empresa e se ela é Sustentável. A coleta de dados foi realizada e tratada através da análise do material recolhido. O referente estudo resultou na identificação de ações estratégicas realizadas pelas empresas em busca de um posicionamento estratégico diferenciado no mercado em que elas estão inseridas. O presente estudo apresenta em suas considerações finais a utilização da Estratégia de Fusão e Aquisição por parte das empresas foco como sendo um fator de importante desenvolvimento de uma Vantagem Competitiva Sustentável.application/pdfporUniversidade Presbiteriana MackenzieAdministração de EmpresasUPMBrasilCentro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessestratégiaplanejamento estratégicosupermercadosvantagem competitiva sustentávelCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESASFusão e aquisição para obtenção de vantagem competitiva: um estudo em supermercadosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisZilber, Moisés Arihttp://lattes.cnpq.br/0524413115146016Perez, GilbertoCamponar, Marcos CortezSambiase, Marta FabianoIkeda, Ana Akemihttp://lattes.cnpq.br/4442981877204664Ortolan, Victor Zomperohttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/19637/VICTOR%20ZOMPERO%20ORTOLAN.pdf.jpghttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/4029/5/VICTOR%20ZOMPERO%20ORTOLAN.pdfstrategystrategic planningsupermarketssustainable competitive advantagereponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIE10899/236722020-05-28 15:04:37.016Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRI
dc.title.por.fl_str_mv Fusão e aquisição para obtenção de vantagem competitiva: um estudo em supermercados
title Fusão e aquisição para obtenção de vantagem competitiva: um estudo em supermercados
spellingShingle Fusão e aquisição para obtenção de vantagem competitiva: um estudo em supermercados
Ortolan, Victor Zompero
estratégia
planejamento estratégico
supermercados
vantagem competitiva sustentável
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
title_short Fusão e aquisição para obtenção de vantagem competitiva: um estudo em supermercados
title_full Fusão e aquisição para obtenção de vantagem competitiva: um estudo em supermercados
title_fullStr Fusão e aquisição para obtenção de vantagem competitiva: um estudo em supermercados
title_full_unstemmed Fusão e aquisição para obtenção de vantagem competitiva: um estudo em supermercados
title_sort Fusão e aquisição para obtenção de vantagem competitiva: um estudo em supermercados
author Ortolan, Victor Zompero
author_facet Ortolan, Victor Zompero
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Zilber, Moisés Ari
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0524413115146016
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Perez, Gilberto
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Camponar, Marcos Cortez
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Sambiase, Marta Fabiano
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Ikeda, Ana Akemi
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4442981877204664
dc.contributor.author.fl_str_mv Ortolan, Victor Zompero
contributor_str_mv Zilber, Moisés Ari
Perez, Gilberto
Camponar, Marcos Cortez
Sambiase, Marta Fabiano
Ikeda, Ana Akemi
dc.subject.por.fl_str_mv estratégia
planejamento estratégico
supermercados
vantagem competitiva sustentável
topic estratégia
planejamento estratégico
supermercados
vantagem competitiva sustentável
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
description This study seeks to understand the merger and acquisition strategy as a source of competitive advantage for small and medium-sized companies in supermarkets located in interior regions of the State of São Paulo. In order to better understand the phenomena to be studied, two companies in the supermarket segment operating in the western region of the State of São Paulo were researched and using or already used such a strategy. Therefore, we sought to know through a qualitative exploratory research carried out with the six executives responsible for the management of the companies. This study aims to analyze if the merger and acquisition process generates Competitive Advantage for the company and if it is Sustainable. Data collection was performed and treated through content analysis. The referred study resulted in the identification of strategic actions carried out by companies in search of a strategic positioning differentiated in the market in which they are inserted. The present study presents in its final considerations the use of the Fusion and Acquisition Strategy by the companies focus as a factor of important development of a Sustainable Competitive Advantage.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-09-19T18:28:32Z
2020-05-28T18:04:36Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-02-19
dc.date.available.fl_str_mv 2020-05-28T18:04:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ORTOLAN, Victor Zompero. Fusão e aquisição para obtenção de vantagem competitiva : um estudo em supermercados. 2019. 89 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23672
identifier_str_mv ORTOLAN, Victor Zompero. Fusão e aquisição para obtenção de vantagem competitiva : um estudo em supermercados. 2019. 89 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2019.
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23672
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.publisher.program.fl_str_mv Administração de Empresas
dc.publisher.initials.fl_str_mv UPM
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1757174447975956480