Concepções de crianças sobre a escola de educação infantil

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Marques, Fernanda Martins
Orientador(a): Sperb, Tania Mara
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/29689
Resumo: Ainda que as crianças façam parte da escola e esta se destine principalmente a elas, suas opiniões acerca dessa instituição raramente são escutadas. Com base na perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano, o objetivo deste estudo foi compreender as concepções das crianças acerca da escola de educação infantil. A amostra foi composta por 5 díades de crianças de 5 anos de idade, que frequentavam o último ano de educação infantil. Cenas e consignas previamente organizadas em 3 sessões de brincar foram utilizadas para eliciar episódios compatíveis com os objetivos do estudo. Os dados foram submetidos a análise de conteúdo temática. Os resultados mostraram que para as crianças a escola de educação infantil é, principalmente, um lugar para brincar, no qual são realizadas atividades específicas, em um espaço físico típico. Esses resultados indicam a importância de se pensar que espaços e oportunidades para brincadeiras estão sendo disponibilizados nas escolas de educação infantil.
id URGS_3dcaaa439e583e4816efa99146dde2d4
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29689
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str
spelling Marques, Fernanda MartinsSperb, Tania Mara2011-06-21T06:00:00Z2011http://hdl.handle.net/10183/29689000777613Ainda que as crianças façam parte da escola e esta se destine principalmente a elas, suas opiniões acerca dessa instituição raramente são escutadas. Com base na perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano, o objetivo deste estudo foi compreender as concepções das crianças acerca da escola de educação infantil. A amostra foi composta por 5 díades de crianças de 5 anos de idade, que frequentavam o último ano de educação infantil. Cenas e consignas previamente organizadas em 3 sessões de brincar foram utilizadas para eliciar episódios compatíveis com os objetivos do estudo. Os dados foram submetidos a análise de conteúdo temática. Os resultados mostraram que para as crianças a escola de educação infantil é, principalmente, um lugar para brincar, no qual são realizadas atividades específicas, em um espaço físico típico. Esses resultados indicam a importância de se pensar que espaços e oportunidades para brincadeiras estão sendo disponibilizados nas escolas de educação infantil.Although children are part of the school which is addressed mainly to them, their opinions concerning this institution are rarely heard. Based on the cultural historical perspective of human development, this investigation aimed to comprehend how children conceptualize the preschool. Five 5-year-old dyads enrolled in the last year of the preschool compounded the sample. Scenes and instructions previously organized along three play sessions were used to elicit episodes compatibles with the aims of the study. Thematic content analysis was used to analyze the data. The results showed that for the children the school is mainly a place to play and in which specific activities are carried out in a particular physical space. These results open the discussion on the spaces and the opportunities preschools are actually providing for children.application/pdfporCriançaEducação infantilEscolaBrincadeiras infantisChildren’s conceptionsPreschoolPlaySchool activitiesChild developmentConcepções de crianças sobre a escola de educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaCurso de Pós-Graduação em PsicologiaPorto Alegre, BR-RS2011mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000777613.pdf.txt000777613.pdf.txtExtracted Texttext/plain249478http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29689/2/000777613.pdf.txt26bc3ebd9379a4d6d3d82e030e3370e1MD52ORIGINAL000777613.pdf000777613.pdfTexto completoapplication/pdf885088http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29689/1/000777613.pdf5aede8beffd29bb94de2ce44a64d120fMD51THUMBNAIL000777613.pdf.jpg000777613.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg958http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29689/3/000777613.pdf.jpg11c9f8753809f2554339df5baae96581MD5310183/296892018-10-09 09:21:38.026oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29689Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-09T12:21:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Concepções de crianças sobre a escola de educação infantil
title Concepções de crianças sobre a escola de educação infantil
spellingShingle Concepções de crianças sobre a escola de educação infantil
Marques, Fernanda Martins
Criança
Educação infantil
Escola
Brincadeiras infantis
Children’s conceptions
Preschool
Play
School activities
Child development
title_short Concepções de crianças sobre a escola de educação infantil
title_full Concepções de crianças sobre a escola de educação infantil
title_fullStr Concepções de crianças sobre a escola de educação infantil
title_full_unstemmed Concepções de crianças sobre a escola de educação infantil
title_sort Concepções de crianças sobre a escola de educação infantil
author Marques, Fernanda Martins
author_facet Marques, Fernanda Martins
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Fernanda Martins
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sperb, Tania Mara
contributor_str_mv Sperb, Tania Mara
dc.subject.por.fl_str_mv Criança
Educação infantil
Escola
Brincadeiras infantis
topic Criança
Educação infantil
Escola
Brincadeiras infantis
Children’s conceptions
Preschool
Play
School activities
Child development
dc.subject.eng.fl_str_mv Children’s conceptions
Preschool
Play
School activities
Child development
description Ainda que as crianças façam parte da escola e esta se destine principalmente a elas, suas opiniões acerca dessa instituição raramente são escutadas. Com base na perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano, o objetivo deste estudo foi compreender as concepções das crianças acerca da escola de educação infantil. A amostra foi composta por 5 díades de crianças de 5 anos de idade, que frequentavam o último ano de educação infantil. Cenas e consignas previamente organizadas em 3 sessões de brincar foram utilizadas para eliciar episódios compatíveis com os objetivos do estudo. Os dados foram submetidos a análise de conteúdo temática. Os resultados mostraram que para as crianças a escola de educação infantil é, principalmente, um lugar para brincar, no qual são realizadas atividades específicas, em um espaço físico típico. Esses resultados indicam a importância de se pensar que espaços e oportunidades para brincadeiras estão sendo disponibilizados nas escolas de educação infantil.
publishDate 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-06-21T06:00:00Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/29689
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000777613
url http://hdl.handle.net/10183/29689
identifier_str_mv 000777613
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29689/2/000777613.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29689/1/000777613.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29689/3/000777613.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 26bc3ebd9379a4d6d3d82e030e3370e1
5aede8beffd29bb94de2ce44a64d120f
11c9f8753809f2554339df5baae96581
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797064960512098304