Concepções de crianças sobre a escola de educação infantil
Ano de defesa: | 2011 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/10183/29689 |
Resumo: | Ainda que as crianças façam parte da escola e esta se destine principalmente a elas, suas opiniões acerca dessa instituição raramente são escutadas. Com base na perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano, o objetivo deste estudo foi compreender as concepções das crianças acerca da escola de educação infantil. A amostra foi composta por 5 díades de crianças de 5 anos de idade, que frequentavam o último ano de educação infantil. Cenas e consignas previamente organizadas em 3 sessões de brincar foram utilizadas para eliciar episódios compatíveis com os objetivos do estudo. Os dados foram submetidos a análise de conteúdo temática. Os resultados mostraram que para as crianças a escola de educação infantil é, principalmente, um lugar para brincar, no qual são realizadas atividades específicas, em um espaço físico típico. Esses resultados indicam a importância de se pensar que espaços e oportunidades para brincadeiras estão sendo disponibilizados nas escolas de educação infantil. |
id |
URGS_3dcaaa439e583e4816efa99146dde2d4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29689 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Marques, Fernanda MartinsSperb, Tania Mara2011-06-21T06:00:00Z2011http://hdl.handle.net/10183/29689000777613Ainda que as crianças façam parte da escola e esta se destine principalmente a elas, suas opiniões acerca dessa instituição raramente são escutadas. Com base na perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano, o objetivo deste estudo foi compreender as concepções das crianças acerca da escola de educação infantil. A amostra foi composta por 5 díades de crianças de 5 anos de idade, que frequentavam o último ano de educação infantil. Cenas e consignas previamente organizadas em 3 sessões de brincar foram utilizadas para eliciar episódios compatíveis com os objetivos do estudo. Os dados foram submetidos a análise de conteúdo temática. Os resultados mostraram que para as crianças a escola de educação infantil é, principalmente, um lugar para brincar, no qual são realizadas atividades específicas, em um espaço físico típico. Esses resultados indicam a importância de se pensar que espaços e oportunidades para brincadeiras estão sendo disponibilizados nas escolas de educação infantil.Although children are part of the school which is addressed mainly to them, their opinions concerning this institution are rarely heard. Based on the cultural historical perspective of human development, this investigation aimed to comprehend how children conceptualize the preschool. Five 5-year-old dyads enrolled in the last year of the preschool compounded the sample. Scenes and instructions previously organized along three play sessions were used to elicit episodes compatibles with the aims of the study. Thematic content analysis was used to analyze the data. The results showed that for the children the school is mainly a place to play and in which specific activities are carried out in a particular physical space. These results open the discussion on the spaces and the opportunities preschools are actually providing for children.application/pdfporCriançaEducação infantilEscolaBrincadeiras infantisChildren’s conceptionsPreschoolPlaySchool activitiesChild developmentConcepções de crianças sobre a escola de educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaCurso de Pós-Graduação em PsicologiaPorto Alegre, BR-RS2011mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000777613.pdf.txt000777613.pdf.txtExtracted Texttext/plain249478http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29689/2/000777613.pdf.txt26bc3ebd9379a4d6d3d82e030e3370e1MD52ORIGINAL000777613.pdf000777613.pdfTexto completoapplication/pdf885088http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29689/1/000777613.pdf5aede8beffd29bb94de2ce44a64d120fMD51THUMBNAIL000777613.pdf.jpg000777613.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg958http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29689/3/000777613.pdf.jpg11c9f8753809f2554339df5baae96581MD5310183/296892018-10-09 09:21:38.026oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29689Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-09T12:21:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Concepções de crianças sobre a escola de educação infantil |
title |
Concepções de crianças sobre a escola de educação infantil |
spellingShingle |
Concepções de crianças sobre a escola de educação infantil Marques, Fernanda Martins Criança Educação infantil Escola Brincadeiras infantis Children’s conceptions Preschool Play School activities Child development |
title_short |
Concepções de crianças sobre a escola de educação infantil |
title_full |
Concepções de crianças sobre a escola de educação infantil |
title_fullStr |
Concepções de crianças sobre a escola de educação infantil |
title_full_unstemmed |
Concepções de crianças sobre a escola de educação infantil |
title_sort |
Concepções de crianças sobre a escola de educação infantil |
author |
Marques, Fernanda Martins |
author_facet |
Marques, Fernanda Martins |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Fernanda Martins |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Sperb, Tania Mara |
contributor_str_mv |
Sperb, Tania Mara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Criança Educação infantil Escola Brincadeiras infantis |
topic |
Criança Educação infantil Escola Brincadeiras infantis Children’s conceptions Preschool Play School activities Child development |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Children’s conceptions Preschool Play School activities Child development |
description |
Ainda que as crianças façam parte da escola e esta se destine principalmente a elas, suas opiniões acerca dessa instituição raramente são escutadas. Com base na perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano, o objetivo deste estudo foi compreender as concepções das crianças acerca da escola de educação infantil. A amostra foi composta por 5 díades de crianças de 5 anos de idade, que frequentavam o último ano de educação infantil. Cenas e consignas previamente organizadas em 3 sessões de brincar foram utilizadas para eliciar episódios compatíveis com os objetivos do estudo. Os dados foram submetidos a análise de conteúdo temática. Os resultados mostraram que para as crianças a escola de educação infantil é, principalmente, um lugar para brincar, no qual são realizadas atividades específicas, em um espaço físico típico. Esses resultados indicam a importância de se pensar que espaços e oportunidades para brincadeiras estão sendo disponibilizados nas escolas de educação infantil. |
publishDate |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-06-21T06:00:00Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/29689 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000777613 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/29689 |
identifier_str_mv |
000777613 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29689/2/000777613.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29689/1/000777613.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29689/3/000777613.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
26bc3ebd9379a4d6d3d82e030e3370e1 5aede8beffd29bb94de2ce44a64d120f 11c9f8753809f2554339df5baae96581 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810088784053665792 |