O alinhamento das estratégias de negócio e de tecnologia da informação e o desempenho de negócio nas montadoras do RS

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2000
Autor(a) principal: Ferrigolo, Ronei Martins
Orientador(a): Zawislak, Paulo Antonio
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/28973
Resumo: O presente trabalho tem o objetivo de verificar se o alinhamento da estratégia de tecnologia da informação (TI) com a estratégia de negócio altera o desempenho de negócio das organizações. Para tanto, realiza uma pesquisa qualitativa e quantitativa com as montadoras instaladas no estado do Rio Grande do Sul, verificando o fator de alinhamento entre as variáveis “alinhamento da estratégia de TI e de negócio” e “desempenho de negócio” nestas organizações. A partir da metodologia de Chan, Huff, Barclay e Copeland o trabalho realiza uma análise multicriterial de desempenho econômico e uma análise de alinhamento de estratégia de negócio e de TI em oito dimensões: agressividade comercial, análise de problemas, defensividade interna, defensividade externa, futurismo, proatividade, aversão a risco e inovação. A análise dos dados foi realizada para cada empresa individualmente e após para o conjunto de empresas. Na análise global, comparando os dados de todas as empresas, verificou-se uma grande relevância de TI para os negócios. Também verificou-se uma grande diversidade de estratégias de negócio e de TI em algumas dimensões, enquanto em outras uma forte similaridade. A conclusão apresentada responde afirmativamente a questão de pesquisa, defendendo que quanto maior for o alinhamento entre as estratégias de TI e de negócio, maior será o desempenho econômico-financeiro de uma organização.
id URGS_88e088128e6cffb8a2f4a0a9fcdcc274
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/28973
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str
spelling Ferrigolo, Ronei MartinsZawislak, Paulo Antonio2011-05-13T06:00:18Z2000http://hdl.handle.net/10183/28973000281808O presente trabalho tem o objetivo de verificar se o alinhamento da estratégia de tecnologia da informação (TI) com a estratégia de negócio altera o desempenho de negócio das organizações. Para tanto, realiza uma pesquisa qualitativa e quantitativa com as montadoras instaladas no estado do Rio Grande do Sul, verificando o fator de alinhamento entre as variáveis “alinhamento da estratégia de TI e de negócio” e “desempenho de negócio” nestas organizações. A partir da metodologia de Chan, Huff, Barclay e Copeland o trabalho realiza uma análise multicriterial de desempenho econômico e uma análise de alinhamento de estratégia de negócio e de TI em oito dimensões: agressividade comercial, análise de problemas, defensividade interna, defensividade externa, futurismo, proatividade, aversão a risco e inovação. A análise dos dados foi realizada para cada empresa individualmente e após para o conjunto de empresas. Na análise global, comparando os dados de todas as empresas, verificou-se uma grande relevância de TI para os negócios. Também verificou-se uma grande diversidade de estratégias de negócio e de TI em algumas dimensões, enquanto em outras uma forte similaridade. A conclusão apresentada responde afirmativamente a questão de pesquisa, defendendo que quanto maior for o alinhamento entre as estratégias de TI e de negócio, maior será o desempenho econômico-financeiro de uma organização.This work has the objective of verify if the aligment of the business strategy with the information technology (IT) strategy is associated to the organization’s business performance. Methodologicaly, the research is qualitative and quantitative. The object of this work is the group of car manufactures installed in the state of Rio Grande do Sul, Brazil. Basicaly, this study proposes verify if aligment between the business strategy and the IT strategy of these organizations influences the economic performance of this set of organizations. Using the Chan, Huff, Barclay and Copeland methodology, this study measures the economical performance using a muticriterial analysis. The aligment between business strategy and IT strategy is also studied using multiples dimensions: market agressiveness, problem analysis, internal defensiveness, external defensiveness, futurism, proactiviness, risk aversion and inovation. The analysis of the data was made for each company individually and after for the set of companies. In the global analysis a great relevance of IT for the businesses was verified. Also, a great diversity of strategies of business and IT in some dimensions was verified, while in others dimensions one strong similarity is present. The conclusion is that the alignment between the business strategy and the IT strategy is positively related with the economic performance of an organization.application/pdfporAlinhamento estratégico : Planos de negócio : Tecnologia da informação : Planejamento estratégicoIndustria automobilistica : Tecnologia : Pesquisa : Rio Grande do SulO alinhamento das estratégias de negócio e de tecnologia da informação e o desempenho de negócio nas montadoras do RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2000mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000281808.pdf.txt000281808.pdf.txtExtracted Texttext/plain232972http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28973/2/000281808.pdf.txt0a44d995e510b0e5e977398193559b2fMD52ORIGINAL000281808.pdf000281808.pdfTexto completoapplication/pdf1033485http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28973/1/000281808.pdfe0b2f86636ed6c9183eee3492c68b995MD51THUMBNAIL000281808.pdf.jpg000281808.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1103http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28973/3/000281808.pdf.jpgf4753d27633292c35c6b3ed516d0873dMD5310183/289732018-10-05 07:54:52.774oai:www.lume.ufrgs.br:10183/28973Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-05T10:54:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O alinhamento das estratégias de negócio e de tecnologia da informação e o desempenho de negócio nas montadoras do RS
title O alinhamento das estratégias de negócio e de tecnologia da informação e o desempenho de negócio nas montadoras do RS
spellingShingle O alinhamento das estratégias de negócio e de tecnologia da informação e o desempenho de negócio nas montadoras do RS
Ferrigolo, Ronei Martins
Alinhamento estratégico : Planos de negócio : Tecnologia da informação : Planejamento estratégico
Industria automobilistica : Tecnologia : Pesquisa : Rio Grande do Sul
title_short O alinhamento das estratégias de negócio e de tecnologia da informação e o desempenho de negócio nas montadoras do RS
title_full O alinhamento das estratégias de negócio e de tecnologia da informação e o desempenho de negócio nas montadoras do RS
title_fullStr O alinhamento das estratégias de negócio e de tecnologia da informação e o desempenho de negócio nas montadoras do RS
title_full_unstemmed O alinhamento das estratégias de negócio e de tecnologia da informação e o desempenho de negócio nas montadoras do RS
title_sort O alinhamento das estratégias de negócio e de tecnologia da informação e o desempenho de negócio nas montadoras do RS
author Ferrigolo, Ronei Martins
author_facet Ferrigolo, Ronei Martins
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferrigolo, Ronei Martins
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Zawislak, Paulo Antonio
contributor_str_mv Zawislak, Paulo Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv Alinhamento estratégico : Planos de negócio : Tecnologia da informação : Planejamento estratégico
Industria automobilistica : Tecnologia : Pesquisa : Rio Grande do Sul
topic Alinhamento estratégico : Planos de negócio : Tecnologia da informação : Planejamento estratégico
Industria automobilistica : Tecnologia : Pesquisa : Rio Grande do Sul
description O presente trabalho tem o objetivo de verificar se o alinhamento da estratégia de tecnologia da informação (TI) com a estratégia de negócio altera o desempenho de negócio das organizações. Para tanto, realiza uma pesquisa qualitativa e quantitativa com as montadoras instaladas no estado do Rio Grande do Sul, verificando o fator de alinhamento entre as variáveis “alinhamento da estratégia de TI e de negócio” e “desempenho de negócio” nestas organizações. A partir da metodologia de Chan, Huff, Barclay e Copeland o trabalho realiza uma análise multicriterial de desempenho econômico e uma análise de alinhamento de estratégia de negócio e de TI em oito dimensões: agressividade comercial, análise de problemas, defensividade interna, defensividade externa, futurismo, proatividade, aversão a risco e inovação. A análise dos dados foi realizada para cada empresa individualmente e após para o conjunto de empresas. Na análise global, comparando os dados de todas as empresas, verificou-se uma grande relevância de TI para os negócios. Também verificou-se uma grande diversidade de estratégias de negócio e de TI em algumas dimensões, enquanto em outras uma forte similaridade. A conclusão apresentada responde afirmativamente a questão de pesquisa, defendendo que quanto maior for o alinhamento entre as estratégias de TI e de negócio, maior será o desempenho econômico-financeiro de uma organização.
publishDate 2000
dc.date.issued.fl_str_mv 2000
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-05-13T06:00:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/28973
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000281808
url http://hdl.handle.net/10183/28973
identifier_str_mv 000281808
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28973/2/000281808.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28973/1/000281808.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28973/3/000281808.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 0a44d995e510b0e5e977398193559b2f
e0b2f86636ed6c9183eee3492c68b995
f4753d27633292c35c6b3ed516d0873d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797064958362517504