O alinhamento das estratégias de negócio e de tecnologia da informação e o desempenho de negócio nas montadoras do RS
Ano de defesa: | 2000 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/10183/28973 |
Resumo: | O presente trabalho tem o objetivo de verificar se o alinhamento da estratégia de tecnologia da informação (TI) com a estratégia de negócio altera o desempenho de negócio das organizações. Para tanto, realiza uma pesquisa qualitativa e quantitativa com as montadoras instaladas no estado do Rio Grande do Sul, verificando o fator de alinhamento entre as variáveis “alinhamento da estratégia de TI e de negócio” e “desempenho de negócio” nestas organizações. A partir da metodologia de Chan, Huff, Barclay e Copeland o trabalho realiza uma análise multicriterial de desempenho econômico e uma análise de alinhamento de estratégia de negócio e de TI em oito dimensões: agressividade comercial, análise de problemas, defensividade interna, defensividade externa, futurismo, proatividade, aversão a risco e inovação. A análise dos dados foi realizada para cada empresa individualmente e após para o conjunto de empresas. Na análise global, comparando os dados de todas as empresas, verificou-se uma grande relevância de TI para os negócios. Também verificou-se uma grande diversidade de estratégias de negócio e de TI em algumas dimensões, enquanto em outras uma forte similaridade. A conclusão apresentada responde afirmativamente a questão de pesquisa, defendendo que quanto maior for o alinhamento entre as estratégias de TI e de negócio, maior será o desempenho econômico-financeiro de uma organização. |
id |
URGS_88e088128e6cffb8a2f4a0a9fcdcc274 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/28973 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Ferrigolo, Ronei MartinsZawislak, Paulo Antonio2011-05-13T06:00:18Z2000http://hdl.handle.net/10183/28973000281808O presente trabalho tem o objetivo de verificar se o alinhamento da estratégia de tecnologia da informação (TI) com a estratégia de negócio altera o desempenho de negócio das organizações. Para tanto, realiza uma pesquisa qualitativa e quantitativa com as montadoras instaladas no estado do Rio Grande do Sul, verificando o fator de alinhamento entre as variáveis “alinhamento da estratégia de TI e de negócio” e “desempenho de negócio” nestas organizações. A partir da metodologia de Chan, Huff, Barclay e Copeland o trabalho realiza uma análise multicriterial de desempenho econômico e uma análise de alinhamento de estratégia de negócio e de TI em oito dimensões: agressividade comercial, análise de problemas, defensividade interna, defensividade externa, futurismo, proatividade, aversão a risco e inovação. A análise dos dados foi realizada para cada empresa individualmente e após para o conjunto de empresas. Na análise global, comparando os dados de todas as empresas, verificou-se uma grande relevância de TI para os negócios. Também verificou-se uma grande diversidade de estratégias de negócio e de TI em algumas dimensões, enquanto em outras uma forte similaridade. A conclusão apresentada responde afirmativamente a questão de pesquisa, defendendo que quanto maior for o alinhamento entre as estratégias de TI e de negócio, maior será o desempenho econômico-financeiro de uma organização.This work has the objective of verify if the aligment of the business strategy with the information technology (IT) strategy is associated to the organization’s business performance. Methodologicaly, the research is qualitative and quantitative. The object of this work is the group of car manufactures installed in the state of Rio Grande do Sul, Brazil. Basicaly, this study proposes verify if aligment between the business strategy and the IT strategy of these organizations influences the economic performance of this set of organizations. Using the Chan, Huff, Barclay and Copeland methodology, this study measures the economical performance using a muticriterial analysis. The aligment between business strategy and IT strategy is also studied using multiples dimensions: market agressiveness, problem analysis, internal defensiveness, external defensiveness, futurism, proactiviness, risk aversion and inovation. The analysis of the data was made for each company individually and after for the set of companies. In the global analysis a great relevance of IT for the businesses was verified. Also, a great diversity of strategies of business and IT in some dimensions was verified, while in others dimensions one strong similarity is present. The conclusion is that the alignment between the business strategy and the IT strategy is positively related with the economic performance of an organization.application/pdfporAlinhamento estratégico : Planos de negócio : Tecnologia da informação : Planejamento estratégicoIndustria automobilistica : Tecnologia : Pesquisa : Rio Grande do SulO alinhamento das estratégias de negócio e de tecnologia da informação e o desempenho de negócio nas montadoras do RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2000mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000281808.pdf.txt000281808.pdf.txtExtracted Texttext/plain232972http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28973/2/000281808.pdf.txt0a44d995e510b0e5e977398193559b2fMD52ORIGINAL000281808.pdf000281808.pdfTexto completoapplication/pdf1033485http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28973/1/000281808.pdfe0b2f86636ed6c9183eee3492c68b995MD51THUMBNAIL000281808.pdf.jpg000281808.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1103http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28973/3/000281808.pdf.jpgf4753d27633292c35c6b3ed516d0873dMD5310183/289732018-10-05 07:54:52.774oai:www.lume.ufrgs.br:10183/28973Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-05T10:54:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O alinhamento das estratégias de negócio e de tecnologia da informação e o desempenho de negócio nas montadoras do RS |
title |
O alinhamento das estratégias de negócio e de tecnologia da informação e o desempenho de negócio nas montadoras do RS |
spellingShingle |
O alinhamento das estratégias de negócio e de tecnologia da informação e o desempenho de negócio nas montadoras do RS Ferrigolo, Ronei Martins Alinhamento estratégico : Planos de negócio : Tecnologia da informação : Planejamento estratégico Industria automobilistica : Tecnologia : Pesquisa : Rio Grande do Sul |
title_short |
O alinhamento das estratégias de negócio e de tecnologia da informação e o desempenho de negócio nas montadoras do RS |
title_full |
O alinhamento das estratégias de negócio e de tecnologia da informação e o desempenho de negócio nas montadoras do RS |
title_fullStr |
O alinhamento das estratégias de negócio e de tecnologia da informação e o desempenho de negócio nas montadoras do RS |
title_full_unstemmed |
O alinhamento das estratégias de negócio e de tecnologia da informação e o desempenho de negócio nas montadoras do RS |
title_sort |
O alinhamento das estratégias de negócio e de tecnologia da informação e o desempenho de negócio nas montadoras do RS |
author |
Ferrigolo, Ronei Martins |
author_facet |
Ferrigolo, Ronei Martins |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferrigolo, Ronei Martins |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Zawislak, Paulo Antonio |
contributor_str_mv |
Zawislak, Paulo Antonio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alinhamento estratégico : Planos de negócio : Tecnologia da informação : Planejamento estratégico Industria automobilistica : Tecnologia : Pesquisa : Rio Grande do Sul |
topic |
Alinhamento estratégico : Planos de negócio : Tecnologia da informação : Planejamento estratégico Industria automobilistica : Tecnologia : Pesquisa : Rio Grande do Sul |
description |
O presente trabalho tem o objetivo de verificar se o alinhamento da estratégia de tecnologia da informação (TI) com a estratégia de negócio altera o desempenho de negócio das organizações. Para tanto, realiza uma pesquisa qualitativa e quantitativa com as montadoras instaladas no estado do Rio Grande do Sul, verificando o fator de alinhamento entre as variáveis “alinhamento da estratégia de TI e de negócio” e “desempenho de negócio” nestas organizações. A partir da metodologia de Chan, Huff, Barclay e Copeland o trabalho realiza uma análise multicriterial de desempenho econômico e uma análise de alinhamento de estratégia de negócio e de TI em oito dimensões: agressividade comercial, análise de problemas, defensividade interna, defensividade externa, futurismo, proatividade, aversão a risco e inovação. A análise dos dados foi realizada para cada empresa individualmente e após para o conjunto de empresas. Na análise global, comparando os dados de todas as empresas, verificou-se uma grande relevância de TI para os negócios. Também verificou-se uma grande diversidade de estratégias de negócio e de TI em algumas dimensões, enquanto em outras uma forte similaridade. A conclusão apresentada responde afirmativamente a questão de pesquisa, defendendo que quanto maior for o alinhamento entre as estratégias de TI e de negócio, maior será o desempenho econômico-financeiro de uma organização. |
publishDate |
2000 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2000 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-05-13T06:00:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/28973 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000281808 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/28973 |
identifier_str_mv |
000281808 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28973/2/000281808.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28973/1/000281808.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28973/3/000281808.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0a44d995e510b0e5e977398193559b2f e0b2f86636ed6c9183eee3492c68b995 f4753d27633292c35c6b3ed516d0873d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1797064958362517504 |