Ensino de química : jogando cartas com os elementos químicos e a tabela periódica

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Silva, Maria Vivian Costa
Orientador(a): Wyse, Angela Terezinha de Souza
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/210510
Resumo: Muitos estudantes do Ensino Básico têm dificuldades no entendimento da química e uma das possíveis causas pode ser o fato de que o ensino geralmente está associado à memorização de símbolos e fórmulas, sem oferecer aos alunos ferramentas para que possam fazer a conexão entre o tema abordado e seu cotidiano. A base para a conexão da química ao cotidiano dos alunos está ligada diretamente ao ensino da tabela periódica, a qual é constituída de todos elementos químicos que são essenciais à existência dos seres vivos na terra. Por outro lado, dados mostram que a ludicidade pode estimular o raciocínio. Portanto, o objetivo do presente trabalho foi criar um jogo de cartas que focasse nos elementos químicos presentes na tabela periódica e a formação de novas moléculas e substâncias, com o intuito de reforçar o conteúdo ensinado pelo professor em sala de aula. Também avaliamos a eficácia do jogo. Primeiramente, criou-se o jogo de cartas, depois foi realizado um estudo de caso em duas escolas estaduais do Rio Grande do Sul, uma localizada em Porto Alegre e outra em Igrejinha. Participaram da aplicação do jogo 91 alunos de duas turmas do primeiro ano do ensino médio. A avaliação foi realizada por meio de pré-teste e pós-teste com o uso de perguntas de múltipla escolha, sendo que as respostas obtidas foram categorizadas sob um enfoque quantitativo. Os resultados mostram que 78 alunos dos 91 alunos participantes deste trabalho afirmaram melhora no conhecimento sobre o conteúdo proposto após sua participação no jogo de cartas e, de forma quase que unânime, 87 alunos (com exceção de 4 alunos da turma B) asseguram que os jogos são ferramentas úteis para o aprendizado do conteúdo de Química. Sendo assim, acredita-se que o uso do jogo de cartas possa ser uma boa estratégia de ensino-aprendizagem para a disciplina de química.
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Também avaliamos a eficácia do jogo. Primeiramente, criou-se o jogo de cartas, depois foi realizado um estudo de caso em duas escolas estaduais do Rio Grande do Sul, uma localizada em Porto Alegre e outra em Igrejinha. Participaram da aplicação do jogo 91 alunos de duas turmas do primeiro ano do ensino médio. A avaliação foi realizada por meio de pré-teste e pós-teste com o uso de perguntas de múltipla escolha, sendo que as respostas obtidas foram categorizadas sob um enfoque quantitativo. Os resultados mostram que 78 alunos dos 91 alunos participantes deste trabalho afirmaram melhora no conhecimento sobre o conteúdo proposto após sua participação no jogo de cartas e, de forma quase que unânime, 87 alunos (com exceção de 4 alunos da turma B) asseguram que os jogos são ferramentas úteis para o aprendizado do conteúdo de Química. Sendo assim, acredita-se que o uso do jogo de cartas possa ser uma boa estratégia de ensino-aprendizagem para a disciplina de química.Many elementary school students have difficulties in understanding chemistry and one of the possible causes may be the fact that teaching is usually associated with the memorization of symbols and formulas, without offering students tools to make the connection between the topic addressed and your daily life. The basis for connecting chemistry to students' daily lives is directly linked to the teaching of the periodic table, which is made up of all chemical elements that are essential to the existence of living beings on earth. On the other hand, data show that playfulness can stimulate reasoning. Therefore, the objective of this work was to create a card game that focused on the chemical elements present in the periodic table and the formation of new molecules and substances, in order to reinforce the content taught by the teacher in the classroom. We also assessed the effectiveness of the game. First, the card game was created, then a case study was carried out in two state schools in Rio Grande do Sul, one located in Porto Alegre and the other in Igrejinha. 91 students from two first year classes of high school participated in the application of the game. The evaluation was carried out through pre-test and post-test using multiple choice questions, and the answers obtained were categorized under a quantitative approach. The results show that 78 students out of the 91 students participating in this work affirmed an improvement in knowledge about the proposed content after their participation in the card game and, almost unanimously, 87 students (with the exception of 4 students in class B) ensure that games are useful tools for learning Chemistry content. Thus, it is believed that the use of the card game can be a good teaching-learning strategy for the discipline of chemistry.application/pdfporEnsino de quimicaObjetos de aprendizagemAprendizagem lúdicaTabela periódicaJogos educativosTeachingLearningChemistryLudicGameCardsEnsino de química : jogando cartas com os elementos químicos e a tabela periódicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2020mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001115486.pdf.txt001115486.pdf.txtExtracted Texttext/plain81049http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210510/2/001115486.pdf.txt29ce88173029b6f6670edaf1caf71855MD52ORIGINAL001115486.pdfTexto completoapplication/pdf1315291http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210510/1/001115486.pdfaaa8dbcb85598b88b6d05535c34a0203MD5110183/2105102022-09-07 04:58:10.75oai:www.lume.ufrgs.br:10183/210510Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-09-07T07:58:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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