Um trem chamado desejo: a formação continuada como apoio à autonomia, à inovação e ao trabalho coletivo de professores do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Pinto, Carmem Lúcia Lascano
Orientador(a): Forster, Mari Margarete dos S.
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Vale do Rio do Sinos
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Departamento: Escola de Humanidades
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2073
Resumo: A continuidade da formação profissional tem sido entendida como uma exigência a acompanhar a vida dos indivíduos em todas as áreas do conhecimento. Porém, para que essa contribua para o enfrentamento das diferentes necessidades profissionais, precisa corresponder aos anseios e às necessidades dos formandos. Em decorrência dessa compreensão, a presente pesquisa de Doutorado busca conhecer como os educadores do Ensino Médio vêm dando continuidade a sua formação profissional, como avaliam as ações existentes, o que esperam delas e o que propõem para o seu avanço. Paralelamente, coteja as suas concepções com os pressupostos de um programa federal para a Formação Continuada dos professores da rede pública estadual de Ensino Médio, o Programa Nacional de Referência à Formação Continuada de Professores do Ensino Médio, através do Programa de Incentivo à Formação Continuada de Professores do Ensino Médio. Para a operacionalização da pesquisa foi adotada a abordagem qualitativa (Minayo, 1994; 2000 e André, 1995), para
id USIN_5a5c8d4859388831c5b39eb4c6df7723
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2073
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2015-03-04T21:14:59Z2015-03-04T21:14:59Z2008-02-26Made available in DSpace on 2015-03-04T21:14:59Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 26A continuidade da formação profissional tem sido entendida como uma exigência a acompanhar a vida dos indivíduos em todas as áreas do conhecimento. Porém, para que essa contribua para o enfrentamento das diferentes necessidades profissionais, precisa corresponder aos anseios e às necessidades dos formandos. Em decorrência dessa compreensão, a presente pesquisa de Doutorado busca conhecer como os educadores do Ensino Médio vêm dando continuidade a sua formação profissional, como avaliam as ações existentes, o que esperam delas e o que propõem para o seu avanço. Paralelamente, coteja as suas concepções com os pressupostos de um programa federal para a Formação Continuada dos professores da rede pública estadual de Ensino Médio, o Programa Nacional de Referência à Formação Continuada de Professores do Ensino Médio, através do Programa de Incentivo à Formação Continuada de Professores do Ensino Médio. Para a operacionalização da pesquisa foi adotada a abordagem qualitativa (Minayo, 1994; 2000 e André, 1995), paraThe continuity of the professional formation has been understood as a demand to come with the life of the individuals in all knowledge areas. In a way that it contributes for the daily demanding of different professional needs, it has to correspond to the wishes and needs of the forming students. According to this, the present PhD research aims to know how High School teachers are providing their professional formation, how they evaluate the existent actions, what they hope from it and what they set out for its advance. The research also compares these conceptions with the estimated topics of a federal program for the continued formation of High School teachers from the public state service, the “ Programa Nacional de Referência à Formação Continuada de Professores do Ensino Médio, through the Programa de Incentivo à Formação Continuada de Professores do Ensino Médio”. The study was made through a qualitative boarding (Minayo, 1994; 2000 e André, 1995), and it was used a half-open questionnaire and semi-struCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorPinto, Carmem Lúcia Lascanohttp://lattes.cnpq.br/0656459920208431http://lattes.cnpq.br/0946175067372667Forster, Mari Margarete dos S.Universidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNISINOSBrasilEscola de HumanidadesUm trem chamado desejo: a formação continuada como apoio à autonomia, à inovação e ao trabalho coletivo de professores do ensino médioCiências Humanasdesenvolvimento profissionalensino médiopolíticas educacionaisprocessos formativosprofissão docenteformação continuadaformative processprofessional developmentteaching professioncontinued formationeducational politicshigh schoolinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2073info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALtrem chamado desejo formacao continuada.pdftrem chamado desejo formacao continuada.pdfapplication/pdf956636http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2073/1/trem+chamado+desejo+formacao+continuada.pdf54b32c0d4798ba35357737ea1fc9fe75MD51UNISINOS/20732015-03-10 11:34:58.069oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2073Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-10T14:34:58Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Um trem chamado desejo: a formação continuada como apoio à autonomia, à inovação e ao trabalho coletivo de professores do ensino médio
title Um trem chamado desejo: a formação continuada como apoio à autonomia, à inovação e ao trabalho coletivo de professores do ensino médio
spellingShingle Um trem chamado desejo: a formação continuada como apoio à autonomia, à inovação e ao trabalho coletivo de professores do ensino médio
Pinto, Carmem Lúcia Lascano
Ciências Humanas
desenvolvimento profissional
ensino médio
políticas educacionais
processos formativos
profissão docente
formação continuada
formative process
professional development
teaching profession
continued formation
educational politics
high school
title_short Um trem chamado desejo: a formação continuada como apoio à autonomia, à inovação e ao trabalho coletivo de professores do ensino médio
title_full Um trem chamado desejo: a formação continuada como apoio à autonomia, à inovação e ao trabalho coletivo de professores do ensino médio
title_fullStr Um trem chamado desejo: a formação continuada como apoio à autonomia, à inovação e ao trabalho coletivo de professores do ensino médio
title_full_unstemmed Um trem chamado desejo: a formação continuada como apoio à autonomia, à inovação e ao trabalho coletivo de professores do ensino médio
title_sort Um trem chamado desejo: a formação continuada como apoio à autonomia, à inovação e ao trabalho coletivo de professores do ensino médio
author Pinto, Carmem Lúcia Lascano
author_facet Pinto, Carmem Lúcia Lascano
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0656459920208431
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0946175067372667
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Carmem Lúcia Lascano
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Forster, Mari Margarete dos S.
contributor_str_mv Forster, Mari Margarete dos S.
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Ciências Humanas
topic Ciências Humanas
desenvolvimento profissional
ensino médio
políticas educacionais
processos formativos
profissão docente
formação continuada
formative process
professional development
teaching profession
continued formation
educational politics
high school
dc.subject.por.fl_str_mv desenvolvimento profissional
ensino médio
políticas educacionais
processos formativos
profissão docente
formação continuada
dc.subject.eng.fl_str_mv formative process
professional development
teaching profession
continued formation
educational politics
high school
description A continuidade da formação profissional tem sido entendida como uma exigência a acompanhar a vida dos indivíduos em todas as áreas do conhecimento. Porém, para que essa contribua para o enfrentamento das diferentes necessidades profissionais, precisa corresponder aos anseios e às necessidades dos formandos. Em decorrência dessa compreensão, a presente pesquisa de Doutorado busca conhecer como os educadores do Ensino Médio vêm dando continuidade a sua formação profissional, como avaliam as ações existentes, o que esperam delas e o que propõem para o seu avanço. Paralelamente, coteja as suas concepções com os pressupostos de um programa federal para a Formação Continuada dos professores da rede pública estadual de Ensino Médio, o Programa Nacional de Referência à Formação Continuada de Professores do Ensino Médio, através do Programa de Incentivo à Formação Continuada de Professores do Ensino Médio. Para a operacionalização da pesquisa foi adotada a abordagem qualitativa (Minayo, 1994; 2000 e André, 1995), para
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-02-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-03-04T21:14:59Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-03-04T21:14:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2073
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2073
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNISINOS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Humanidades
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2073/1/trem+chamado+desejo+formacao+continuada.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 54b32c0d4798ba35357737ea1fc9fe75
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797220850346229760