Um trem chamado desejo: a formação continuada como apoio à autonomia, à inovação e ao trabalho coletivo de professores do ensino médio
Ano de defesa: | 2008 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade do Vale do Rio do Sinos
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Educação
|
Departamento: |
Escola de Humanidades
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2073 |
Resumo: | A continuidade da formação profissional tem sido entendida como uma exigência a acompanhar a vida dos indivíduos em todas as áreas do conhecimento. Porém, para que essa contribua para o enfrentamento das diferentes necessidades profissionais, precisa corresponder aos anseios e às necessidades dos formandos. Em decorrência dessa compreensão, a presente pesquisa de Doutorado busca conhecer como os educadores do Ensino Médio vêm dando continuidade a sua formação profissional, como avaliam as ações existentes, o que esperam delas e o que propõem para o seu avanço. Paralelamente, coteja as suas concepções com os pressupostos de um programa federal para a Formação Continuada dos professores da rede pública estadual de Ensino Médio, o Programa Nacional de Referência à Formação Continuada de Professores do Ensino Médio, através do Programa de Incentivo à Formação Continuada de Professores do Ensino Médio. Para a operacionalização da pesquisa foi adotada a abordagem qualitativa (Minayo, 1994; 2000 e André, 1995), para |
id |
USIN_5a5c8d4859388831c5b39eb4c6df7723 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2073 |
network_acronym_str |
USIN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
repository_id_str |
|
spelling |
2015-03-04T21:14:59Z2015-03-04T21:14:59Z2008-02-26Made available in DSpace on 2015-03-04T21:14:59Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 26A continuidade da formação profissional tem sido entendida como uma exigência a acompanhar a vida dos indivíduos em todas as áreas do conhecimento. Porém, para que essa contribua para o enfrentamento das diferentes necessidades profissionais, precisa corresponder aos anseios e às necessidades dos formandos. Em decorrência dessa compreensão, a presente pesquisa de Doutorado busca conhecer como os educadores do Ensino Médio vêm dando continuidade a sua formação profissional, como avaliam as ações existentes, o que esperam delas e o que propõem para o seu avanço. Paralelamente, coteja as suas concepções com os pressupostos de um programa federal para a Formação Continuada dos professores da rede pública estadual de Ensino Médio, o Programa Nacional de Referência à Formação Continuada de Professores do Ensino Médio, através do Programa de Incentivo à Formação Continuada de Professores do Ensino Médio. Para a operacionalização da pesquisa foi adotada a abordagem qualitativa (Minayo, 1994; 2000 e André, 1995), paraThe continuity of the professional formation has been understood as a demand to come with the life of the individuals in all knowledge areas. In a way that it contributes for the daily demanding of different professional needs, it has to correspond to the wishes and needs of the forming students. According to this, the present PhD research aims to know how High School teachers are providing their professional formation, how they evaluate the existent actions, what they hope from it and what they set out for its advance. The research also compares these conceptions with the estimated topics of a federal program for the continued formation of High School teachers from the public state service, the “ Programa Nacional de Referência à Formação Continuada de Professores do Ensino Médio, through the Programa de Incentivo à Formação Continuada de Professores do Ensino Médio”. The study was made through a qualitative boarding (Minayo, 1994; 2000 e André, 1995), and it was used a half-open questionnaire and semi-struCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorPinto, Carmem Lúcia Lascanohttp://lattes.cnpq.br/0656459920208431http://lattes.cnpq.br/0946175067372667Forster, Mari Margarete dos S.Universidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNISINOSBrasilEscola de HumanidadesUm trem chamado desejo: a formação continuada como apoio à autonomia, à inovação e ao trabalho coletivo de professores do ensino médioCiências Humanasdesenvolvimento profissionalensino médiopolíticas educacionaisprocessos formativosprofissão docenteformação continuadaformative processprofessional developmentteaching professioncontinued formationeducational politicshigh schoolinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2073info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALtrem chamado desejo formacao continuada.pdftrem chamado desejo formacao continuada.pdfapplication/pdf956636http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2073/1/trem+chamado+desejo+formacao+continuada.pdf54b32c0d4798ba35357737ea1fc9fe75MD51UNISINOS/20732015-03-10 11:34:58.069oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2073Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-10T14:34:58Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Um trem chamado desejo: a formação continuada como apoio à autonomia, à inovação e ao trabalho coletivo de professores do ensino médio |
title |
Um trem chamado desejo: a formação continuada como apoio à autonomia, à inovação e ao trabalho coletivo de professores do ensino médio |
spellingShingle |
Um trem chamado desejo: a formação continuada como apoio à autonomia, à inovação e ao trabalho coletivo de professores do ensino médio Pinto, Carmem Lúcia Lascano Ciências Humanas desenvolvimento profissional ensino médio políticas educacionais processos formativos profissão docente formação continuada formative process professional development teaching profession continued formation educational politics high school |
title_short |
Um trem chamado desejo: a formação continuada como apoio à autonomia, à inovação e ao trabalho coletivo de professores do ensino médio |
title_full |
Um trem chamado desejo: a formação continuada como apoio à autonomia, à inovação e ao trabalho coletivo de professores do ensino médio |
title_fullStr |
Um trem chamado desejo: a formação continuada como apoio à autonomia, à inovação e ao trabalho coletivo de professores do ensino médio |
title_full_unstemmed |
Um trem chamado desejo: a formação continuada como apoio à autonomia, à inovação e ao trabalho coletivo de professores do ensino médio |
title_sort |
Um trem chamado desejo: a formação continuada como apoio à autonomia, à inovação e ao trabalho coletivo de professores do ensino médio |
author |
Pinto, Carmem Lúcia Lascano |
author_facet |
Pinto, Carmem Lúcia Lascano |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0656459920208431 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0946175067372667 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto, Carmem Lúcia Lascano |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Forster, Mari Margarete dos S. |
contributor_str_mv |
Forster, Mari Margarete dos S. |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Ciências Humanas |
topic |
Ciências Humanas desenvolvimento profissional ensino médio políticas educacionais processos formativos profissão docente formação continuada formative process professional development teaching profession continued formation educational politics high school |
dc.subject.por.fl_str_mv |
desenvolvimento profissional ensino médio políticas educacionais processos formativos profissão docente formação continuada |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
formative process professional development teaching profession continued formation educational politics high school |
description |
A continuidade da formação profissional tem sido entendida como uma exigência a acompanhar a vida dos indivíduos em todas as áreas do conhecimento. Porém, para que essa contribua para o enfrentamento das diferentes necessidades profissionais, precisa corresponder aos anseios e às necessidades dos formandos. Em decorrência dessa compreensão, a presente pesquisa de Doutorado busca conhecer como os educadores do Ensino Médio vêm dando continuidade a sua formação profissional, como avaliam as ações existentes, o que esperam delas e o que propõem para o seu avanço. Paralelamente, coteja as suas concepções com os pressupostos de um programa federal para a Formação Continuada dos professores da rede pública estadual de Ensino Médio, o Programa Nacional de Referência à Formação Continuada de Professores do Ensino Médio, através do Programa de Incentivo à Formação Continuada de Professores do Ensino Médio. Para a operacionalização da pesquisa foi adotada a abordagem qualitativa (Minayo, 1994; 2000 e André, 1995), para |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008-02-26 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-03-04T21:14:59Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-03-04T21:14:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2073 |
url |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2073 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio do Sinos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UNISINOS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Humanidades |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio do Sinos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) instacron:UNISINOS |
instname_str |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
instacron_str |
UNISINOS |
institution |
UNISINOS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
collection |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2073/1/trem+chamado+desejo+formacao+continuada.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
54b32c0d4798ba35357737ea1fc9fe75 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797220850346229760 |