Distopias audiovisuais: experiências mentais em circulação

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Bocca, Jean Pierre
Orientador(a): Braga, Jose Luiz Warren Jardim Gomes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação
Departamento: Escola da Indústria Criativa
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11238
Resumo: Diante da complexificação dos processos sociais, da exacerbação da individualidade, da intolerância e da incivilidade, de uma tendência conservadora e extremista, de comportamentos nocivos e destrutivos, e dos desafios impostos pelas mudanças climáticas, os indivíduos passam a estranhar a própria realidade e a temer pelas possibilidades pessimistas de um futuro cada vez mais incerto. Neste cenário, as narrativas distópicas se tornam, mais do que imaginações sobre o amanhã, alertas para a sociedade hoje. A partir da proposta de Ursula K. Le Guin (2014) de que as obras de ficção científica devem ser lidas como “experimentos mentais”, a pesquisa objetiva compreender como cada realização audiovisual em estudo constrói sua experiência distópica específica e examinar o que os casos, em conjunto, propõem como distopia a partir da realidade social. Foram selecionadas três produções audiovisuais para a análise: Fahrenheit 451 (1966), a série de filmes Jogos Vorazes (The Hunger Games, 2012 - 2015) e a minissérie Years and Years (2019). Como encaminhamento metodológico, adotou-se o paradigma indiciário, a partir dos trabalhos de Carlo Ginzburg (1989) e José Luiz Braga (2008). Em cada caso, a pesquisa visou investigar e articular indícios e inferências que possibilitassem apreender a distopia construída tanto no nível narrativo quanto na estrutura geral do objeto. Buscou-se, no cotejo das lógicas internas de cada caso, inferências transversais que revelassem o que o conjunto propõe como distopia. Neste nível, foi possível verificar de que forma as experiências distópicas exploram e potencializam aspectos da realidade e como, ao alertar a sociedade, as distopias podem estimular a reflexão e a ação dos participantes sociais diante de possibilidades preocupantes e sombrias.
id USIN_e8e3d97aff6c38e4a6a37a55c628b3c9
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/11238
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2022-05-06T12:23:07Z2022-05-06T12:23:07Z2021-11-10Submitted by Anna Barbara Alves Beraldine (annabarbara@unisinos.br) on 2022-05-06T12:23:07Z No. of bitstreams: 1 Jean Pierre Bocca_.pdf: 1926520 bytes, checksum: faf2c566a69d6f32bbd13917194b7756 (MD5)Made available in DSpace on 2022-05-06T12:23:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Jean Pierre Bocca_.pdf: 1926520 bytes, checksum: faf2c566a69d6f32bbd13917194b7756 (MD5) Previous issue date: 2021-11-10Diante da complexificação dos processos sociais, da exacerbação da individualidade, da intolerância e da incivilidade, de uma tendência conservadora e extremista, de comportamentos nocivos e destrutivos, e dos desafios impostos pelas mudanças climáticas, os indivíduos passam a estranhar a própria realidade e a temer pelas possibilidades pessimistas de um futuro cada vez mais incerto. Neste cenário, as narrativas distópicas se tornam, mais do que imaginações sobre o amanhã, alertas para a sociedade hoje. A partir da proposta de Ursula K. Le Guin (2014) de que as obras de ficção científica devem ser lidas como “experimentos mentais”, a pesquisa objetiva compreender como cada realização audiovisual em estudo constrói sua experiência distópica específica e examinar o que os casos, em conjunto, propõem como distopia a partir da realidade social. Foram selecionadas três produções audiovisuais para a análise: Fahrenheit 451 (1966), a série de filmes Jogos Vorazes (The Hunger Games, 2012 - 2015) e a minissérie Years and Years (2019). Como encaminhamento metodológico, adotou-se o paradigma indiciário, a partir dos trabalhos de Carlo Ginzburg (1989) e José Luiz Braga (2008). Em cada caso, a pesquisa visou investigar e articular indícios e inferências que possibilitassem apreender a distopia construída tanto no nível narrativo quanto na estrutura geral do objeto. Buscou-se, no cotejo das lógicas internas de cada caso, inferências transversais que revelassem o que o conjunto propõe como distopia. Neste nível, foi possível verificar de que forma as experiências distópicas exploram e potencializam aspectos da realidade e como, ao alertar a sociedade, as distopias podem estimular a reflexão e a ação dos participantes sociais diante de possibilidades preocupantes e sombrias.In the face of complexification of social processes, the exacerbation of individuality, intolerance and incivility, a conservative and extremist tendency, harmful and destructive behaviors, and the challenges imposed by climate change, individuals are perplexed by their own reality fearing the pessimistic possibilities of an uncertain future. In this scenario, dystopian narratives are not only related to tomorrow but are a warning for the present society. Based on Ursula K. Le Guin’s (2014) idea that science fiction works should be read as “thought-experiments”, this research covers how each audiovisual creations under study constructs its specific dystopian experiment and examine what is proposed by the set of cases as a dystopia from real society’s vision. In this study, for analysis, were selected three audiovisual productions: Fahrenheit 451 (1966), Movies Saga The Hunger Games (2012 - 2015) and the TV series Years and Years (2019). Evidentiary paradigm was used as methodology, basing it on Carlo Ginzburg (1989) and José Luiz Braga (2008) works. In each case, this research aimed to investigate and articulate clues and inferences that allowed us to learn the dystopia constructed not only at the narrative level, but as in the general structure of the object. During the comparison of the internal logics of each case, we searched for cross-sectional inferences that could reveal what they proposed as dystopia. At this level, it was possible to verify how dystopian experiments explores and potentialize aspects from reality and in that way can alert and stimulate reflection and social participation action in face of to the dark possibilities.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorBocca, Jean Pierrehttp://lattes.cnpq.br/1261447307765458http://lattes.cnpq.br/4251781990514288Braga, Jose Luiz Warren Jardim GomesUniversidade do Vale do Rio dos SinosPrograma de Pós-Graduação em Ciências da ComunicaçãoUnisinosBrasilEscola da Indústria CriativaDistopias audiovisuais: experiências mentais em circulaçãoACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::ComunicaçãoDistopiaExperimento mentalMidiatizaçãoParadigma indiciárioCasos múltiplosDystopiaThought-experimentMediatizationEvidentiary paradigmMultiple casesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11238info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALJean Pierre Bocca_.pdfJean Pierre Bocca_.pdfapplication/pdf1926520http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/11238/1/Jean+Pierre+Bocca_.pdffaf2c566a69d6f32bbd13917194b7756MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82175http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/11238/2/license.txt320e21f23402402ac4988605e1edd177MD52UNISINOS/112382022-05-06 09:23:29.149oai:www.repositorio.jesuita.org.br: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 Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2022-05-06T12:23:29Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Distopias audiovisuais: experiências mentais em circulação
title Distopias audiovisuais: experiências mentais em circulação
spellingShingle Distopias audiovisuais: experiências mentais em circulação
Bocca, Jean Pierre
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação
Distopia
Experimento mental
Midiatização
Paradigma indiciário
Casos múltiplos
Dystopia
Thought-experiment
Mediatization
Evidentiary paradigm
Multiple cases
title_short Distopias audiovisuais: experiências mentais em circulação
title_full Distopias audiovisuais: experiências mentais em circulação
title_fullStr Distopias audiovisuais: experiências mentais em circulação
title_full_unstemmed Distopias audiovisuais: experiências mentais em circulação
title_sort Distopias audiovisuais: experiências mentais em circulação
author Bocca, Jean Pierre
author_facet Bocca, Jean Pierre
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1261447307765458
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4251781990514288
dc.contributor.author.fl_str_mv Bocca, Jean Pierre
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Braga, Jose Luiz Warren Jardim Gomes
contributor_str_mv Braga, Jose Luiz Warren Jardim Gomes
dc.subject.cnpq.fl_str_mv ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação
topic ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação
Distopia
Experimento mental
Midiatização
Paradigma indiciário
Casos múltiplos
Dystopia
Thought-experiment
Mediatization
Evidentiary paradigm
Multiple cases
dc.subject.por.fl_str_mv Distopia
Experimento mental
Midiatização
Paradigma indiciário
Casos múltiplos
dc.subject.eng.fl_str_mv Dystopia
Thought-experiment
Mediatization
Evidentiary paradigm
Multiple cases
description Diante da complexificação dos processos sociais, da exacerbação da individualidade, da intolerância e da incivilidade, de uma tendência conservadora e extremista, de comportamentos nocivos e destrutivos, e dos desafios impostos pelas mudanças climáticas, os indivíduos passam a estranhar a própria realidade e a temer pelas possibilidades pessimistas de um futuro cada vez mais incerto. Neste cenário, as narrativas distópicas se tornam, mais do que imaginações sobre o amanhã, alertas para a sociedade hoje. A partir da proposta de Ursula K. Le Guin (2014) de que as obras de ficção científica devem ser lidas como “experimentos mentais”, a pesquisa objetiva compreender como cada realização audiovisual em estudo constrói sua experiência distópica específica e examinar o que os casos, em conjunto, propõem como distopia a partir da realidade social. Foram selecionadas três produções audiovisuais para a análise: Fahrenheit 451 (1966), a série de filmes Jogos Vorazes (The Hunger Games, 2012 - 2015) e a minissérie Years and Years (2019). Como encaminhamento metodológico, adotou-se o paradigma indiciário, a partir dos trabalhos de Carlo Ginzburg (1989) e José Luiz Braga (2008). Em cada caso, a pesquisa visou investigar e articular indícios e inferências que possibilitassem apreender a distopia construída tanto no nível narrativo quanto na estrutura geral do objeto. Buscou-se, no cotejo das lógicas internas de cada caso, inferências transversais que revelassem o que o conjunto propõe como distopia. Neste nível, foi possível verificar de que forma as experiências distópicas exploram e potencializam aspectos da realidade e como, ao alertar a sociedade, as distopias podem estimular a reflexão e a ação dos participantes sociais diante de possibilidades preocupantes e sombrias.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-11-10
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-05-06T12:23:07Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-05-06T12:23:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11238
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11238
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação
dc.publisher.initials.fl_str_mv Unisinos
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola da Indústria Criativa
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/11238/1/Jean+Pierre+Bocca_.pdf
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/11238/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv faf2c566a69d6f32bbd13917194b7756
320e21f23402402ac4988605e1edd177
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1827151273530490880