Os discursos de alunos e professores do Ensino Fundamental II frente às dificuldades vividas no cotidiano escolar: a Psicologia na Educação, suas contribuições e contradições

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Eduardo, Janaína Vieira
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48138/tde-04122023-114532/
Resumo: Esta pesquisa, apoiada nos estudos da psicologia escolar numa perspectiva crítica, assumiu o objetivo de fazer uma análise das dificuldades vividas na aprendizagem e na escolarização de alunos e professores do ensino fundamental II de uma escola pública de São Paulo, por meio de seus discursos sobre o cotidiano escolar. A aproximação dos relatos dos alunos se deu através de histórias de vida escolar e de grupos focais. A escuta dos relatos dos professores ocorreu por intermédio da minha participação em reuniões da Jornada Especial Integral de Formação (JEIF) e por meio de entrevistas semiestruturadas. O estudo também se apoiou em um levantamento bibliográfico de teses e dissertações da Biblioteca Digital da USP, que contou com a participação de alunos e professores em suas investigações. Além disso, a presente pesquisa apresentou os resultados de um trabalho de conclusão de curso em Psicologia que analisou os discursos de alunos do ensino fundamental II sobre o fracasso escolar. Os resultados da presente pesquisa revelaram que as dificuldades vividas pelos professores na escola refletiam os próprios impasses no planejamento, na avaliação e nas concepções de ensino e aprendizagem da escola, o que reforçou as inconsistências da reforma do ensino e seus prejuízos à formação dos educadores. As queixas escolares dos alunos, voltadas às relações interpessoais, apontaram para a necessidade da aproximação de seus professores para que pudessem aprender, o que divergeu das premissas pedagógicas de autonomização da aprendizagem do aluno através do ensino de habilidades e competências.
id USP_2e4faa8b6edd7e5e9b539538130624a0
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-04122023-114532
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str
spelling Os discursos de alunos e professores do Ensino Fundamental II frente às dificuldades vividas no cotidiano escolar: a Psicologia na Educação, suas contribuições e contradiçõesThe discourses of students and teachers of Elementary School II regarding the difficulties experienced in everyday school life: Psychology in Education, its contributions and contradictionsCotidiano escolarDificuldades na aprendizagemDiscoursesDiscursosEveryday school lifeLearning difficultiesPsicologiaPsychologyEsta pesquisa, apoiada nos estudos da psicologia escolar numa perspectiva crítica, assumiu o objetivo de fazer uma análise das dificuldades vividas na aprendizagem e na escolarização de alunos e professores do ensino fundamental II de uma escola pública de São Paulo, por meio de seus discursos sobre o cotidiano escolar. A aproximação dos relatos dos alunos se deu através de histórias de vida escolar e de grupos focais. A escuta dos relatos dos professores ocorreu por intermédio da minha participação em reuniões da Jornada Especial Integral de Formação (JEIF) e por meio de entrevistas semiestruturadas. O estudo também se apoiou em um levantamento bibliográfico de teses e dissertações da Biblioteca Digital da USP, que contou com a participação de alunos e professores em suas investigações. Além disso, a presente pesquisa apresentou os resultados de um trabalho de conclusão de curso em Psicologia que analisou os discursos de alunos do ensino fundamental II sobre o fracasso escolar. Os resultados da presente pesquisa revelaram que as dificuldades vividas pelos professores na escola refletiam os próprios impasses no planejamento, na avaliação e nas concepções de ensino e aprendizagem da escola, o que reforçou as inconsistências da reforma do ensino e seus prejuízos à formação dos educadores. As queixas escolares dos alunos, voltadas às relações interpessoais, apontaram para a necessidade da aproximação de seus professores para que pudessem aprender, o que divergeu das premissas pedagógicas de autonomização da aprendizagem do aluno através do ensino de habilidades e competências.This research, based on studies of school psychology in a critical perspective, assumed the objective of analyzing the difficulties experienced in learning and schooling by students and teachers of elementary education II of a public school in São Paulo, through their discourses on the everyday school life. The approximation of the students\' reports took place through school life stories and focus groups. Listening to the teachers\' reports occurred through my participation in meetings of the Jornada Especial Integral de Formação (JEIF) and through semi-structured interviews. The study was also based on a bibliographic survey of theses and dissertations from the USP Digital Library, which had the participation of students and professors in their investigations. In addition, this research presented the results of a course conclusion work in Psychology that analyzed the discourses of students of elementary school II about school failure. The results of this research revealed that the difficulties experienced by teachers at school reflected their own impasses in planning, evaluation and teaching and learning conceptions at school, which reinforced the inconsistencies of teaching reform and its damage to educators\' training. The students\' school complaints, focused on interpersonal relationships, pointed to the need to approach their teachers so that they could learn, which diverged from the pedagogical premises of empowering student learning through the teaching of skills and competences.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSawaya, Sandra MariaEduardo, Janaína Vieira2023-09-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48138/tde-04122023-114532/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-12-04T22:39:03Zoai:teses.usp.br:tde-04122023-114532Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-04T22:39:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Os discursos de alunos e professores do Ensino Fundamental II frente às dificuldades vividas no cotidiano escolar: a Psicologia na Educação, suas contribuições e contradições
The discourses of students and teachers of Elementary School II regarding the difficulties experienced in everyday school life: Psychology in Education, its contributions and contradictions
title Os discursos de alunos e professores do Ensino Fundamental II frente às dificuldades vividas no cotidiano escolar: a Psicologia na Educação, suas contribuições e contradições
spellingShingle Os discursos de alunos e professores do Ensino Fundamental II frente às dificuldades vividas no cotidiano escolar: a Psicologia na Educação, suas contribuições e contradições
Eduardo, Janaína Vieira
Cotidiano escolar
Dificuldades na aprendizagem
Discourses
Discursos
Everyday school life
Learning difficulties
Psicologia
Psychology
title_short Os discursos de alunos e professores do Ensino Fundamental II frente às dificuldades vividas no cotidiano escolar: a Psicologia na Educação, suas contribuições e contradições
title_full Os discursos de alunos e professores do Ensino Fundamental II frente às dificuldades vividas no cotidiano escolar: a Psicologia na Educação, suas contribuições e contradições
title_fullStr Os discursos de alunos e professores do Ensino Fundamental II frente às dificuldades vividas no cotidiano escolar: a Psicologia na Educação, suas contribuições e contradições
title_full_unstemmed Os discursos de alunos e professores do Ensino Fundamental II frente às dificuldades vividas no cotidiano escolar: a Psicologia na Educação, suas contribuições e contradições
title_sort Os discursos de alunos e professores do Ensino Fundamental II frente às dificuldades vividas no cotidiano escolar: a Psicologia na Educação, suas contribuições e contradições
author Eduardo, Janaína Vieira
author_facet Eduardo, Janaína Vieira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sawaya, Sandra Maria
dc.contributor.author.fl_str_mv Eduardo, Janaína Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Cotidiano escolar
Dificuldades na aprendizagem
Discourses
Discursos
Everyday school life
Learning difficulties
Psicologia
Psychology
topic Cotidiano escolar
Dificuldades na aprendizagem
Discourses
Discursos
Everyday school life
Learning difficulties
Psicologia
Psychology
description Esta pesquisa, apoiada nos estudos da psicologia escolar numa perspectiva crítica, assumiu o objetivo de fazer uma análise das dificuldades vividas na aprendizagem e na escolarização de alunos e professores do ensino fundamental II de uma escola pública de São Paulo, por meio de seus discursos sobre o cotidiano escolar. A aproximação dos relatos dos alunos se deu através de histórias de vida escolar e de grupos focais. A escuta dos relatos dos professores ocorreu por intermédio da minha participação em reuniões da Jornada Especial Integral de Formação (JEIF) e por meio de entrevistas semiestruturadas. O estudo também se apoiou em um levantamento bibliográfico de teses e dissertações da Biblioteca Digital da USP, que contou com a participação de alunos e professores em suas investigações. Além disso, a presente pesquisa apresentou os resultados de um trabalho de conclusão de curso em Psicologia que analisou os discursos de alunos do ensino fundamental II sobre o fracasso escolar. Os resultados da presente pesquisa revelaram que as dificuldades vividas pelos professores na escola refletiam os próprios impasses no planejamento, na avaliação e nas concepções de ensino e aprendizagem da escola, o que reforçou as inconsistências da reforma do ensino e seus prejuízos à formação dos educadores. As queixas escolares dos alunos, voltadas às relações interpessoais, apontaram para a necessidade da aproximação de seus professores para que pudessem aprender, o que divergeu das premissas pedagógicas de autonomização da aprendizagem do aluno através do ensino de habilidades e competências.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48138/tde-04122023-114532/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48138/tde-04122023-114532/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809091428317396992