Cartografia de Riscos Geológicos Associados a Escorregamentos no Município de Embu - RMSP.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 1998
Autor(a) principal: Garibaldi, Célia Maria
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3134/tde-11042025-091254/
Resumo: A ocupação de áreas de riscos naturais em centros urbanos, e mesmo em áreas rurais, é um problema verificado mundialmente. A explosão demográfica, o crescimento industrial e o êxodo rural, aliados à ocupação desordenada e à passividade do Poder Público, são os principais responsáveis por tal situação. Nos últimos anos verifica-se um amplo desenvolvimento nacional e internacional nos métodos e técnicas de identificação, análise e cartografia de riscos naturais, em particular os de origem geológica, e a cartografia de riscos associados a escorregamentos começa a se configurar como uma importante ferramenta para o planejamento da ocupação. Frente a este quadro, nesta dissertação apresenta-se os fundamentos, métodos etécnicas estudados e utilizados para elaboração da Carta de Riscos Associados a Escorregamentos da Favela Jardim Sílvia localizada no Município de Embu- Região Metropolitana de São Paulo.
id USP_4e2c7a29a032685a4669c34e3804d7c3
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-11042025-091254
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str
spelling Cartografia de Riscos Geológicos Associados a Escorregamentos no Município de Embu - RMSP.Untitled in englishCartografiaCartographyEscorregamento dos solosSoil slippageA ocupação de áreas de riscos naturais em centros urbanos, e mesmo em áreas rurais, é um problema verificado mundialmente. A explosão demográfica, o crescimento industrial e o êxodo rural, aliados à ocupação desordenada e à passividade do Poder Público, são os principais responsáveis por tal situação. Nos últimos anos verifica-se um amplo desenvolvimento nacional e internacional nos métodos e técnicas de identificação, análise e cartografia de riscos naturais, em particular os de origem geológica, e a cartografia de riscos associados a escorregamentos começa a se configurar como uma importante ferramenta para o planejamento da ocupação. Frente a este quadro, nesta dissertação apresenta-se os fundamentos, métodos etécnicas estudados e utilizados para elaboração da Carta de Riscos Associados a Escorregamentos da Favela Jardim Sílvia localizada no Município de Embu- Região Metropolitana de São Paulo.The occupation of natural risk areas in urban center and rural areas, is a worldwide verified problem. The demographic growth, the industrial development and the rural exodus accompanied by disordered occupation and the passivity of Governmental Actions are the main responsible factors for such situation. However, in the last years a wide national and international development in the methods and techniques of identification, analyses and cartography of natural risks, particularly of geological origin is verified. The cartography of risks associated with landslides configure an important tool to the occupation planning. From this picture, the present study evaluates several employed fundamental factors, methods and techniques to build up the Risk and Associated Landslides Chart of the Slum Jardim Silvia, which is located in the municipality of Embu - Metropolitan Region of São Paulo.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSoares, LindolfoGaribaldi, Célia Maria1998-11-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3134/tde-11042025-091254/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2025-04-11T17:21:02Zoai:teses.usp.br:tde-11042025-091254Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212025-04-11T17:21:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Cartografia de Riscos Geológicos Associados a Escorregamentos no Município de Embu - RMSP.
Untitled in english
title Cartografia de Riscos Geológicos Associados a Escorregamentos no Município de Embu - RMSP.
spellingShingle Cartografia de Riscos Geológicos Associados a Escorregamentos no Município de Embu - RMSP.
Garibaldi, Célia Maria
Cartografia
Cartography
Escorregamento dos solos
Soil slippage
title_short Cartografia de Riscos Geológicos Associados a Escorregamentos no Município de Embu - RMSP.
title_full Cartografia de Riscos Geológicos Associados a Escorregamentos no Município de Embu - RMSP.
title_fullStr Cartografia de Riscos Geológicos Associados a Escorregamentos no Município de Embu - RMSP.
title_full_unstemmed Cartografia de Riscos Geológicos Associados a Escorregamentos no Município de Embu - RMSP.
title_sort Cartografia de Riscos Geológicos Associados a Escorregamentos no Município de Embu - RMSP.
author Garibaldi, Célia Maria
author_facet Garibaldi, Célia Maria
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Soares, Lindolfo
dc.contributor.author.fl_str_mv Garibaldi, Célia Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Cartografia
Cartography
Escorregamento dos solos
Soil slippage
topic Cartografia
Cartography
Escorregamento dos solos
Soil slippage
description A ocupação de áreas de riscos naturais em centros urbanos, e mesmo em áreas rurais, é um problema verificado mundialmente. A explosão demográfica, o crescimento industrial e o êxodo rural, aliados à ocupação desordenada e à passividade do Poder Público, são os principais responsáveis por tal situação. Nos últimos anos verifica-se um amplo desenvolvimento nacional e internacional nos métodos e técnicas de identificação, análise e cartografia de riscos naturais, em particular os de origem geológica, e a cartografia de riscos associados a escorregamentos começa a se configurar como uma importante ferramenta para o planejamento da ocupação. Frente a este quadro, nesta dissertação apresenta-se os fundamentos, métodos etécnicas estudados e utilizados para elaboração da Carta de Riscos Associados a Escorregamentos da Favela Jardim Sílvia localizada no Município de Embu- Região Metropolitana de São Paulo.
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998-11-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3134/tde-11042025-091254/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3134/tde-11042025-091254/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1865492229360975872