Augusto dos Anjos: um moderno entre os \'ismos\'

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Daniel Levy Candeias
Orientador(a): Iumna Maria Simon
Banca de defesa: Eduardo Sterzi de Carvalho Júnior, Luiz Dagobert de Aguirra Roncari, Simone Rossinetti Rufinoni, Thaís Mitiko Taussig Toshimitsu
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada)
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Link de acesso: https://doi.org/10.11606/T.8.2015.tde-05082015-160531
Resumo: É quase uma unanimidade entre os leitores e a crítica que a obra de Augusto dos Anjos possui características tão próprias que lhe conferem uma posição de isolamento na tradição literária brasileira. A proposta deste trabalho é investigar as particularidades dessa obra, de modo a depreender alguns de seus principais fios condutores e significados. Ao nosso ver, os excêntricos encaminhamentos escolhidos pelo poeta paraibano foram uma resposta ao momento de estagnação pelo qual passava nossa poesia do final do Século XIX ao início do XX. A fim de se dissociar do beletrismo e da diluição do Romantismo que predominavam nessa época, Augusto dos Anjos estabeleceu, em seus poemas, um diálogo extenso e profundo com a literatura romântica e o cientificismo numa conformação negativa, contrapondose aos fundamentos de ambas as fontes de inspiração. As formas de constituição desse processo, que denominamos assimilação negativa, e suas consequências estéticas são nosso foco principal no estudo do livro Eu e da coletânea Outras Poesias.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis Augusto dos Anjos: um moderno entre os \'ismos\' Augusto dos Anjos: a modern amog the isms 2015-03-27Iumna Maria SimonEduardo Sterzi de Carvalho JúniorLuiz Dagobert de Aguirra RoncariSimone Rossinetti RufinoniThaís Mitiko Taussig ToshimitsuDaniel Levy CandeiasUniversidade de São PauloLetras (Teoria Literária e Literatura Comparada)USPBR Anthropomorphization Antropomorfização Augusto dos Anjos Augusto dos Anjos Brazilian Poetry in the beginning of the XX century Cientificismo Dehumanization Desumanização Parnasianism Parnasianismo Poesia brasileira do início do Século XX Romanticism Romantismo Scientificism É quase uma unanimidade entre os leitores e a crítica que a obra de Augusto dos Anjos possui características tão próprias que lhe conferem uma posição de isolamento na tradição literária brasileira. A proposta deste trabalho é investigar as particularidades dessa obra, de modo a depreender alguns de seus principais fios condutores e significados. Ao nosso ver, os excêntricos encaminhamentos escolhidos pelo poeta paraibano foram uma resposta ao momento de estagnação pelo qual passava nossa poesia do final do Século XIX ao início do XX. A fim de se dissociar do beletrismo e da diluição do Romantismo que predominavam nessa época, Augusto dos Anjos estabeleceu, em seus poemas, um diálogo extenso e profundo com a literatura romântica e o cientificismo numa conformação negativa, contrapondose aos fundamentos de ambas as fontes de inspiração. As formas de constituição desse processo, que denominamos assimilação negativa, e suas consequências estéticas são nosso foco principal no estudo do livro Eu e da coletânea Outras Poesias. It is almost unanimous among readers and critics that the work of Augusto dos Anjos has such peculiar characteristics that impart him an isolated position in the Brazilian literary tradition. The aim of this dissertation is to investigate the particularities of his work to make it possible to apprehend its main concepts and meanings. In our view, the eccentric ways chosen by the Brazilian poet were an answer to the period of stagnation in which the Brazilian poetry was situated in the end of the XIX century and the beginning of the XX. To dissociate himself from the love of belleslettres and the dilution of Romanticism that predominated in the scenery of that period Augusto dos Anjos established, in his poems, an intense and profound dialogue with Scientificism and the romantic literature in a negative configuration, opposing himself to the main foundations of both sources of inspiration. The ways this process was constituted, that we denominate negative assimilation, and its esthetical consequences are our main focus in the study of the book entitled Eu and the collected poems Outras Poesias. https://doi.org/10.11606/T.8.2015.tde-05082015-160531info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T18:16:23Zoai:teses.usp.br:tde-05082015-160531Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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