Experiências psicóticas na população geral: correlatos neurocognitivos e neurobiológicos
Ano de defesa: | 2023 |
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Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Resumo: | Introdução: O estudo das experiências psicóticas (EPs) na população geral permitiu a investigação de variáveis socioambientais e biológicas relacionadas à Esquizofrenia, o que pode auxiliar na identificação de potenciais biomarcadores, ampliar a compreensão de sua neuropatologia e contribuir para a definição de alvos para intervenções individualizadas e precoces. Apesar disso, sabe-se pouco a respeito da caracterização neurocognitiva e neurobiológica em amostras da população geral com EPs, especialmente em países emergentes como o Brasil. Objetivo: 1) Explorar o perfil neurocognitivo; 2) Identificar alterações no padrão de intra e inter Conectividade Funcional (CF) cerebral das redes em estado de repouso, ambos de indivíduos da população geral com altas EPs em comparação com indivíduos com EPs baixas ou ausentes. Métodos: A amostra neurocognitiva foi composta por 417 voluntários (319 indivíduos de base populacional e 98 irmãos não afetados de pacientes psicóticos), idade entre 16 - 64 anos. A subamostra neurobiológica foi composta por 85 voluntários (56 indivíduos de base populacional e 29 irmãos não afetados de pacientes), idade entre 16 - 55 anos. Os participantes eram de ambos os sexos, residentes na área de abrangência de Ribeirão Preto (STREAM, Brasil). Foram excluídas pessoas com história atual ou passada de sintomas psicóticos e que não sabiam ler ou escrever. As EPs (positivas, negativas e depressivas) foram avaliadas usando a versão em português do Community Assessment of Psychic Experiences (CAPE). O percentil 75 da distribuição das respostas foi usado para classificar os voluntários com EPs altas. Os domínios neurocognitivos foram analisados usando os seguintes instrumentos: Tarefa de contas (Raciocínio/resolução de problemas), Ruído branco (Atenção), Reconhecimento facial de emoções degradadas (Cognição social), Reconhecimento facial de Benton (Cognição social), WAIS-III versão breve (quociente intelectual - QI) com os subtestes códigos (Velocidade de processamento), cubos (Aprendizagem visual), aritmética (Memória operativa) e informação (Aprendizagem Verbal). A CF foi avaliada por meio de ressonância magnética funcional a partir do método de aquisição em estado de repouso em três principais redes: Rede de Modo Padrão, Fronto-parietal (FP) e de Saliência. Modelos de regressão logística foram realizadas para a análise neurocognitiva. Imagens do cérebro foram adquiridas em equipamento Philips 3-Tesla e analisadas no SPM12 e com a \"CONN toolbox\". Resultados: Um pior desempenho no subteste códigos (velocidade de processamento) foi associado às EPs altas, em todas as dimensões da CAPE. Uma menor habilidade no subteste cubos (aprendizado visual) e no WAIS-III versão breve (QI) associaram às altas EPs negativas. O pior desempenho no subteste aritmética (memória operativa) associou-se às altas EPs depressivas. A maior identificação da face raiva (cognição social) foi associada às altas EPs positiva. Observou-se uma hipoconectividade dentro da rede FP entre córtex pré-frontal lateral esquerdo e direito em pessoas com altas EPs negativas, sem diferenças significativas nas demais redes estudadas. Conclusão: Indivíduos brasileiros com altas EPs apresentaram prejuízos neurocognitivos semelhantes aos que vivem em países desenvolvidos. Sugere-se que a cognição seja um possível alvo para intervenções individualizadas e precoces. A dimensão negativa foi a única com anormalidades significativas da CF e mais fortemente associadas aos déficits neurocognitivos. A hipoconectividade na FP é coerente com a hipótese de desconexão funcional na esquizofrenia. |
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Experiências psicóticas na população geral: correlatos neurocognitivos e neurobiológicosPsychotic experiences in the general population: neurocognitive and neurobiological correlatesCannabis useChildhood traumaConectividade funcionalExperiências psicóticasFunctional connectivityNeurocogniçãoNeurocognitionNon-clinical general populationPopulação geral não clínicaPsychotic experiencesRedes em estado de repousoResting state networksTrauma na infânciaUso de cannabisIntrodução: O estudo das experiências psicóticas (EPs) na população geral permitiu a investigação de variáveis socioambientais e biológicas relacionadas à Esquizofrenia, o que pode auxiliar na identificação de potenciais biomarcadores, ampliar a compreensão de sua neuropatologia e contribuir para a definição de alvos para intervenções individualizadas e precoces. Apesar disso, sabe-se pouco a respeito da caracterização neurocognitiva e neurobiológica em amostras da população geral com EPs, especialmente em países emergentes como o Brasil. Objetivo: 1) Explorar o perfil neurocognitivo; 2) Identificar alterações no padrão de intra e inter Conectividade Funcional (CF) cerebral das redes em estado de repouso, ambos de indivíduos da população geral com altas EPs em comparação com indivíduos com EPs baixas ou ausentes. Métodos: A amostra neurocognitiva foi composta por 417 voluntários (319 indivíduos de base populacional e 98 irmãos não afetados de pacientes psicóticos), idade entre 16 - 64 anos. A subamostra neurobiológica foi composta por 85 voluntários (56 indivíduos de base populacional e 29 irmãos não afetados de pacientes), idade entre 16 - 55 anos. Os participantes eram de ambos os sexos, residentes na área de abrangência de Ribeirão Preto (STREAM, Brasil). Foram excluídas pessoas com história atual ou passada de sintomas psicóticos e que não sabiam ler ou escrever. As EPs (positivas, negativas e depressivas) foram avaliadas usando a versão em português do Community Assessment of Psychic Experiences (CAPE). O percentil 75 da distribuição das respostas foi usado para classificar os voluntários com EPs altas. Os domínios neurocognitivos foram analisados usando os seguintes instrumentos: Tarefa de contas (Raciocínio/resolução de problemas), Ruído branco (Atenção), Reconhecimento facial de emoções degradadas (Cognição social), Reconhecimento facial de Benton (Cognição social), WAIS-III versão breve (quociente intelectual - QI) com os subtestes códigos (Velocidade de processamento), cubos (Aprendizagem visual), aritmética (Memória operativa) e informação (Aprendizagem Verbal). A CF foi avaliada por meio de ressonância magnética funcional a partir do método de aquisição em estado de repouso em três principais redes: Rede de Modo Padrão, Fronto-parietal (FP) e de Saliência. Modelos de regressão logística foram realizadas para a análise neurocognitiva. Imagens do cérebro foram adquiridas em equipamento Philips 3-Tesla e analisadas no SPM12 e com a \"CONN toolbox\". Resultados: Um pior desempenho no subteste códigos (velocidade de processamento) foi associado às EPs altas, em todas as dimensões da CAPE. Uma menor habilidade no subteste cubos (aprendizado visual) e no WAIS-III versão breve (QI) associaram às altas EPs negativas. O pior desempenho no subteste aritmética (memória operativa) associou-se às altas EPs depressivas. A maior identificação da face raiva (cognição social) foi associada às altas EPs positiva. Observou-se uma hipoconectividade dentro da rede FP entre córtex pré-frontal lateral esquerdo e direito em pessoas com altas EPs negativas, sem diferenças significativas nas demais redes estudadas. Conclusão: Indivíduos brasileiros com altas EPs apresentaram prejuízos neurocognitivos semelhantes aos que vivem em países desenvolvidos. Sugere-se que a cognição seja um possível alvo para intervenções individualizadas e precoces. A dimensão negativa foi a única com anormalidades significativas da CF e mais fortemente associadas aos déficits neurocognitivos. A hipoconectividade na FP é coerente com a hipótese de desconexão funcional na esquizofrenia.Background: Research on Psychotic Experiences (PEs) in the general population allowed a new avenue of investigation of socio-environmental and biological factors related to schizophrenia, which can help identify potential biomarkers, broaden the understanding of its neuropathology and contribute to the definition of targets for individualised and early interventions. Despite this, little is known about the neurocognitive and neurobiological characterization in samples of the general population with PEs, especially in emerging countries such as Brazil. Aims: 1) To explore the neurocognitive profile and; 2) To identify changes in the pattern of intra and inter functional connectivity (FC) of resting state networks of individuals from the general population with high PEs compared to individuals with low or absent PEs. Methods: For the neurocognitive sample, 417 volunteers (319 population-based individuals and 98 unaffected siblings of patients), aged between 16 -64 years were included. A neurobiological subsample comprised 85 volunteers (56 population-based individuals and 29 unaffected siblings), aged between 16 - 55 years. The participants were of both sexes, residing in the Ribeirão Preto catchment area (STREAM, Brazil), and included over a period of three years. Individuals with a lifetime history of psychosis and who could not read or write were excluded. PEs (positive, negative and depressive) were assessed using the Portuguese version of the Community Assessment of Psychic Experiences (CAPE). The 75th percentile of the response distribution was used to classify volunteers with high PEs. Neurocognitive domains were analysed using the following instruments: Beads task (Reasoning/Problem-Solving), White noise (Attention), Degraded faces affect recognition (Social Cognition), Benton facial recognition (Social Cognition), Wechsler Adult Intelligence Scale-third edition (WAIS-III) version brief (current IQ) with the subtests digit symbol (Processing speed), block design (Visual Learning), arithmetic (Working memory) and information (Verbal Learning). The FC was assessed using functional magnetic resonance imaging using the resting state acquisition method in three main networks: Default Mode Network, Fronto-Parietal (FP) and Salience Network. Logistic regression models were performed for neurocognitive analysis. For the acquisition of brain images, Philips 3-Tesla equipment was used. The FC analysis between the regions of interest by ROI-to-ROI was performed with the \"CONN toolbox\". Results: Worse performance on the digit symbol subtest (processing speed) was associated with high PEs in the three tested models. Lower performance in the block design subtest (visual learning) and in the WAIS-III brief version (IQ) were associated with high negative PEs. The worst performance in the arithmetic subtest (working memory) was associated with high depressive EPs in two models The greater identification of the angry face (social cognition) was associated with high positive PEs Moreover, we showed the presence of hypoconnectivity within the FP network between left and right lateral prefrontal cortex (LPC) in individuals with high negative PEs. . Conclusion: Brazilian individuals with high EPs showed neurocognitive impairments similar to those living in developed countries. It is suggested that cognition is a possible target for individualized and early interventions. High negative EPs was the only dimension with significant FC abnormalities and most strongly associated with neurocognitive deficits. Hypoconnectivity in FP is consistent with the hypothesis of functional disconnection in schizophrenia.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBen, Cristina Marta DelRagazzi, Taciana Cristina Carvalho2023-09-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/17/17148/tde-05012024-174836/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-08-20T14:43:02Zoai:teses.usp.br:tde-05012024-174836Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-08-20T14:43:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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