Estudo de técnicas para minimização do makespan no job shop clássico com base no modelo em grafo disjuntivo.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 1999
Autor(a) principal: Atkinson, Paulo Alexandre
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3139/tde-28042025-103731/
Resumo: Este trabalho trata do problema de programação de tarefas com objetivo de minimização do makespan no job shop clássico estático. O modelamento desse problema como grafo disjuntivo e métodos de solução exata e aproximada com base nesse modelo são apresentados e discutidos. Tendo como elemento central a decomposição heurística do job shop em múltiplos ambientes de máquina única, utilizada no procedimento shifting bottleneck, o texto aborda o algoritmo branch and bound de Carlier para solução do problema de minimização de makespan no ambiente de máquina única, o método para fixar disjunções de Carlier e Pinson, a busca tabu de Nowicki e Smutnicki, o conceito de máquina bottleneck e o procedimento shifting bottleneck. Um trabalho experimental que inclui o projeto e a implementação de uma arquitetura A-Team, bem como a realização de testes comparativos com heurísticas diversas complementa a discussão teórica.
id USP_7978676a4d77a70bbeb6fc9cac83b455
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-28042025-103731
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str
spelling Estudo de técnicas para minimização do makespan no job shop clássico com base no modelo em grafo disjuntivo.Untitled in englishDisjunctive graphGrafo disjuntivoEste trabalho trata do problema de programação de tarefas com objetivo de minimização do makespan no job shop clássico estático. O modelamento desse problema como grafo disjuntivo e métodos de solução exata e aproximada com base nesse modelo são apresentados e discutidos. Tendo como elemento central a decomposição heurística do job shop em múltiplos ambientes de máquina única, utilizada no procedimento shifting bottleneck, o texto aborda o algoritmo branch and bound de Carlier para solução do problema de minimização de makespan no ambiente de máquina única, o método para fixar disjunções de Carlier e Pinson, a busca tabu de Nowicki e Smutnicki, o conceito de máquina bottleneck e o procedimento shifting bottleneck. Um trabalho experimental que inclui o projeto e a implementação de uma arquitetura A-Team, bem como a realização de testes comparativos com heurísticas diversas complementa a discussão teórica.This work deals with the problem of makespan minimization in job shop scheduling. Disjunctive graph modeling and methods for exact and approximate solution that work over this model are presented and discussed. The heuristic reduction of the job shop in multiple single machine environments considered in the shifting bottleneck procedure plays the central role in the text, where the branch and bound algorithm of Carlier for the one machine sequencing problem, the method of Carlier and Pinson for fixing disjunctions, the taboo search of Nowicki and Snutnicki, the bottleneck machine concept and the shifting bottleneck procedure itself were also focused. An experimental work that includes project and implementation of an A-Team architecture, as well as comparative tests with several heuristics completes the theoretical discussion.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPKang, Tsen ChungAtkinson, Paulo Alexandre1999-06-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3139/tde-28042025-103731/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2025-04-28T13:42:02Zoai:teses.usp.br:tde-28042025-103731Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212025-04-28T13:42:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo de técnicas para minimização do makespan no job shop clássico com base no modelo em grafo disjuntivo.
Untitled in english
title Estudo de técnicas para minimização do makespan no job shop clássico com base no modelo em grafo disjuntivo.
spellingShingle Estudo de técnicas para minimização do makespan no job shop clássico com base no modelo em grafo disjuntivo.
Atkinson, Paulo Alexandre
Disjunctive graph
Grafo disjuntivo
title_short Estudo de técnicas para minimização do makespan no job shop clássico com base no modelo em grafo disjuntivo.
title_full Estudo de técnicas para minimização do makespan no job shop clássico com base no modelo em grafo disjuntivo.
title_fullStr Estudo de técnicas para minimização do makespan no job shop clássico com base no modelo em grafo disjuntivo.
title_full_unstemmed Estudo de técnicas para minimização do makespan no job shop clássico com base no modelo em grafo disjuntivo.
title_sort Estudo de técnicas para minimização do makespan no job shop clássico com base no modelo em grafo disjuntivo.
author Atkinson, Paulo Alexandre
author_facet Atkinson, Paulo Alexandre
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Kang, Tsen Chung
dc.contributor.author.fl_str_mv Atkinson, Paulo Alexandre
dc.subject.por.fl_str_mv Disjunctive graph
Grafo disjuntivo
topic Disjunctive graph
Grafo disjuntivo
description Este trabalho trata do problema de programação de tarefas com objetivo de minimização do makespan no job shop clássico estático. O modelamento desse problema como grafo disjuntivo e métodos de solução exata e aproximada com base nesse modelo são apresentados e discutidos. Tendo como elemento central a decomposição heurística do job shop em múltiplos ambientes de máquina única, utilizada no procedimento shifting bottleneck, o texto aborda o algoritmo branch and bound de Carlier para solução do problema de minimização de makespan no ambiente de máquina única, o método para fixar disjunções de Carlier e Pinson, a busca tabu de Nowicki e Smutnicki, o conceito de máquina bottleneck e o procedimento shifting bottleneck. Um trabalho experimental que inclui o projeto e a implementação de uma arquitetura A-Team, bem como a realização de testes comparativos com heurísticas diversas complementa a discussão teórica.
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999-06-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3139/tde-28042025-103731/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3139/tde-28042025-103731/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1839839160412667904