Vitória das águas: proposta de projeto para um hidroanel metropolitano

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Rupf, Karlos Feliphe da Vitória
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16138/tde-20122016-150009/
Resumo: A presente proposta trata da possibilidade de articulação arquitetônica das infraestruturas aquáticas - como formas de reestruturação e qualificação dos espaços da cidade - apresentando possibilidades técnicas, ambientais e urbanísticas que viabilizem e justifiquem a concepção de um Hidroanel Metropolitano da Grande Vitória no Estado do Espírito Santo. Ao propiciar meios para a total navegação urbana - tornando o leito fluviomarítimo viável aos fluxos e deslocamentos de pessoas e cargas - se reinaugura uma condição plena para Vitória no que diz respeito à sua unidade geográfica insular de alcance interior através de canais, rios e lagos - que transformados em hidrovias - reforçam o caráter público das margens, como espaço indispensável para a metrópole. A idéia essencial de projeto é de se pensar cidades desenhadas pelas águas - com suas orlas, baías, enseadas, canais, rios e lagos.
id USP_b25c2eeadc1d4831c59979fde2f86ad8
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-20122016-150009
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str
spelling Vitória das águas: proposta de projeto para um hidroanel metropolitanoWater victory: project proposal for a metropolitan hidroanelArchitectureArquiteturaFluviomarítimoMetrópoleMetropolisNavegaçãoNavigationSea-riverUrbanismUrbanismoA presente proposta trata da possibilidade de articulação arquitetônica das infraestruturas aquáticas - como formas de reestruturação e qualificação dos espaços da cidade - apresentando possibilidades técnicas, ambientais e urbanísticas que viabilizem e justifiquem a concepção de um Hidroanel Metropolitano da Grande Vitória no Estado do Espírito Santo. Ao propiciar meios para a total navegação urbana - tornando o leito fluviomarítimo viável aos fluxos e deslocamentos de pessoas e cargas - se reinaugura uma condição plena para Vitória no que diz respeito à sua unidade geográfica insular de alcance interior através de canais, rios e lagos - que transformados em hidrovias - reforçam o caráter público das margens, como espaço indispensável para a metrópole. A idéia essencial de projeto é de se pensar cidades desenhadas pelas águas - com suas orlas, baías, enseadas, canais, rios e lagos.This proposal deals with the possibility of architectonic articulation of aquatic infrastructures - as forms of restructuring and qualification of the spaces of the city - presenting technical, environmental and urban possibilities that make feasible and justify the design of a Metropolitan Hydroplane of Greater Vitória in the State of Espírito Santo. By providing means for total urban navigation - making the fluvial-river bed viable to the flows and displacements of people and cargoes - a full condition for Vitória is reopened with respect to its insular geographical unit of interior reach through channels, rivers and lakes - That transformed into waterways - reinforce the public character of the banks, as an indispensable space for the metropolis. The essential idea of a project is to think of cities designed by the waters - with their borders, bays, coves, canals, rivers and lakes.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSpadoni, FranciscoRupf, Karlos Feliphe da Vitória2016-06-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16138/tde-20122016-150009/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-07-17T16:34:08Zoai:teses.usp.br:tde-20122016-150009Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-07-17T16:34:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Vitória das águas: proposta de projeto para um hidroanel metropolitano
Water victory: project proposal for a metropolitan hidroanel
title Vitória das águas: proposta de projeto para um hidroanel metropolitano
spellingShingle Vitória das águas: proposta de projeto para um hidroanel metropolitano
Rupf, Karlos Feliphe da Vitória
Architecture
Arquitetura
Fluviomarítimo
Metrópole
Metropolis
Navegação
Navigation
Sea-river
Urbanism
Urbanismo
title_short Vitória das águas: proposta de projeto para um hidroanel metropolitano
title_full Vitória das águas: proposta de projeto para um hidroanel metropolitano
title_fullStr Vitória das águas: proposta de projeto para um hidroanel metropolitano
title_full_unstemmed Vitória das águas: proposta de projeto para um hidroanel metropolitano
title_sort Vitória das águas: proposta de projeto para um hidroanel metropolitano
author Rupf, Karlos Feliphe da Vitória
author_facet Rupf, Karlos Feliphe da Vitória
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Spadoni, Francisco
dc.contributor.author.fl_str_mv Rupf, Karlos Feliphe da Vitória
dc.subject.por.fl_str_mv Architecture
Arquitetura
Fluviomarítimo
Metrópole
Metropolis
Navegação
Navigation
Sea-river
Urbanism
Urbanismo
topic Architecture
Arquitetura
Fluviomarítimo
Metrópole
Metropolis
Navegação
Navigation
Sea-river
Urbanism
Urbanismo
description A presente proposta trata da possibilidade de articulação arquitetônica das infraestruturas aquáticas - como formas de reestruturação e qualificação dos espaços da cidade - apresentando possibilidades técnicas, ambientais e urbanísticas que viabilizem e justifiquem a concepção de um Hidroanel Metropolitano da Grande Vitória no Estado do Espírito Santo. Ao propiciar meios para a total navegação urbana - tornando o leito fluviomarítimo viável aos fluxos e deslocamentos de pessoas e cargas - se reinaugura uma condição plena para Vitória no que diz respeito à sua unidade geográfica insular de alcance interior através de canais, rios e lagos - que transformados em hidrovias - reforçam o caráter público das margens, como espaço indispensável para a metrópole. A idéia essencial de projeto é de se pensar cidades desenhadas pelas águas - com suas orlas, baías, enseadas, canais, rios e lagos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16138/tde-20122016-150009/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16138/tde-20122016-150009/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1865492521699770368