Projeto Afro: mapear artistas negros para uma outra história da arte brasileira
Ano de defesa: | 2023 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
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Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
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País: |
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/93/93131/tde-13092024-185855/ |
Resumo: | Em que pese movimentos e esforços específicos, o processo social brasileiro tem recusado sistematicamente em reconhecer a produção artística de autoria negra no Brasil. No entanto, há importantes iniciativas que continuamente apontam para esse modo de marginalização no negro. Esse é o caso do Museu de Arte Negra (MAN) na década de 1950 e da plataforma Projeto Afro (PA), no presente. Este estudo, portanto, volta-se para essas duas iniciativas a fim de discutir a relevância tanto do mapeamento continuado proposto pela PA e do contexto de criação do MAN para questionar a escrita acerca da história da arte no Brasil, centrado na criação eurocêntrica com validação e legitimação branca. Além de desacomodar o discurso hegemônico, busca-se compreender quais são os diversos aspectos da produção de autoria negra, bem como os perfis de artistas e obras; além disso questiona-se de que modo as atuações de Abdias Nascimento na criação do MAN em 1950, ainda impactam o pensamento sobre a própria definição de arte negra ou mesmo de autoria negra. Metodologicamente, analisamos as problemáticas levantadas pela plataforma Projeto Afro como modalidade de resposta às inquietações do intelectual e artista Abdias Nascimento, que propunha uma arte genuinamente brasileira a partir dessa produção autoral. Para tanto, identificamos a importância do contexto de criação do MAN, no intuito de buscar por novos caminhos possíveis de inserção da produção de autoria negra nas alcunhas da história da arte que versam sobre a construção de uma ideia de \"arte negra\" como base para a plataforma PA, objeto deste estudo, contribuindo, assim, para as análises histórico-conceituais atribuídas aos estudos aqui mencionados. Apresentamos, portanto, a concepção da plataforma desde o seu mapeamento ao lançamento do website, analisando todo o seu conteúdo em contraponto aos ideais do conceito do MAN |
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Projeto Afro: mapear artistas negros para uma outra história da arte brasileiraProjeto Afro [Afro Project]: mapping black artists to another history of brazilian artAbdias NascimentoAbdias NascimentoAfro ProjectAfro-Brazilian artArte negraArtista negroBlack artBlack Art MuseumBlack artistMuseu de Arte NegraProjeto AfroEm que pese movimentos e esforços específicos, o processo social brasileiro tem recusado sistematicamente em reconhecer a produção artística de autoria negra no Brasil. No entanto, há importantes iniciativas que continuamente apontam para esse modo de marginalização no negro. Esse é o caso do Museu de Arte Negra (MAN) na década de 1950 e da plataforma Projeto Afro (PA), no presente. Este estudo, portanto, volta-se para essas duas iniciativas a fim de discutir a relevância tanto do mapeamento continuado proposto pela PA e do contexto de criação do MAN para questionar a escrita acerca da história da arte no Brasil, centrado na criação eurocêntrica com validação e legitimação branca. Além de desacomodar o discurso hegemônico, busca-se compreender quais são os diversos aspectos da produção de autoria negra, bem como os perfis de artistas e obras; além disso questiona-se de que modo as atuações de Abdias Nascimento na criação do MAN em 1950, ainda impactam o pensamento sobre a própria definição de arte negra ou mesmo de autoria negra. Metodologicamente, analisamos as problemáticas levantadas pela plataforma Projeto Afro como modalidade de resposta às inquietações do intelectual e artista Abdias Nascimento, que propunha uma arte genuinamente brasileira a partir dessa produção autoral. Para tanto, identificamos a importância do contexto de criação do MAN, no intuito de buscar por novos caminhos possíveis de inserção da produção de autoria negra nas alcunhas da história da arte que versam sobre a construção de uma ideia de \"arte negra\" como base para a plataforma PA, objeto deste estudo, contribuindo, assim, para as análises histórico-conceituais atribuídas aos estudos aqui mencionados. Apresentamos, portanto, a concepção da plataforma desde o seu mapeamento ao lançamento do website, analisando todo o seu conteúdo em contraponto aos ideais do conceito do MANDespite specific movements and efforts, the Brazilian social process has systematically refused to recognize artistic production by black authorship in Brazil. However, there are important initiatives that continually point to this mode of marginalization of blacks. This is the case of the Museu de Arte Negra (MAN) in the 1950s and the Projeto Afro [Afro Project] (PA) platform in the present. This study focuses on these two initiatives to discuss the relevance of both the continued mapping proposed by the PA and the context of MAN\'s creation to question the writing about the history of art in Brazil centered on Eurocentric creation with white validation and legitimation. In addition to dislodging the hegemonic discourse, we do seek to understand which various aspects of black authorship production such as profiles of artists and works; how the actions of Abdias Nascimento in the creation of the Museu de Arte Negra - MAN, in 1950 still impact thinking about the very definition of black art or even black authorship. Methodologically, we analyze the problems raised by the Projeto Afro platform as a way of responding to the concerns of the intellectual and artist Abdias Nascimento, who proposed a genuinely Brazilian art based on this authorial production. To this end, we identified the importance of the context in which MAN was created, to search for new possible ways of inserting the production of black authorship in the art history nicknames that deal with the construction of an idea of \"black art\" as a basis for the platform object of this study, thus contributing to the historical-conceptual analyzes attributed to the studies mentioned here. We present, therefore, the platform\'s conception from its mapping to the launch of the website, analyzing all its content in counterpoint to the ideals of the MAN conceptBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBarros, Denise DiasJúnior, Derivaldo Andrade2023-12-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/93/93131/tde-13092024-185855/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-09-13T22:07:02Zoai:teses.usp.br:tde-13092024-185855Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-09-13T22:07:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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