Projeto Afro: mapear artistas negros para uma outra história da arte brasileira

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Júnior, Derivaldo Andrade
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/93/93131/tde-13092024-185855/
Resumo: Em que pese movimentos e esforços específicos, o processo social brasileiro tem recusado sistematicamente em reconhecer a produção artística de autoria negra no Brasil. No entanto, há importantes iniciativas que continuamente apontam para esse modo de marginalização no negro. Esse é o caso do Museu de Arte Negra (MAN) na década de 1950 e da plataforma Projeto Afro (PA), no presente. Este estudo, portanto, volta-se para essas duas iniciativas a fim de discutir a relevância tanto do mapeamento continuado proposto pela PA e do contexto de criação do MAN para questionar a escrita acerca da história da arte no Brasil, centrado na criação eurocêntrica com validação e legitimação branca. Além de desacomodar o discurso hegemônico, busca-se compreender quais são os diversos aspectos da produção de autoria negra, bem como os perfis de artistas e obras; além disso questiona-se de que modo as atuações de Abdias Nascimento na criação do MAN em 1950, ainda impactam o pensamento sobre a própria definição de arte negra ou mesmo de autoria negra. Metodologicamente, analisamos as problemáticas levantadas pela plataforma Projeto Afro como modalidade de resposta às inquietações do intelectual e artista Abdias Nascimento, que propunha uma arte genuinamente brasileira a partir dessa produção autoral. Para tanto, identificamos a importância do contexto de criação do MAN, no intuito de buscar por novos caminhos possíveis de inserção da produção de autoria negra nas alcunhas da história da arte que versam sobre a construção de uma ideia de \"arte negra\" como base para a plataforma PA, objeto deste estudo, contribuindo, assim, para as análises histórico-conceituais atribuídas aos estudos aqui mencionados. Apresentamos, portanto, a concepção da plataforma desde o seu mapeamento ao lançamento do website, analisando todo o seu conteúdo em contraponto aos ideais do conceito do MAN
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