Modelagem matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: um olhar para os registros de representação semiótica

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Nunomura, Andréa Regina Teixeira lattes
Orientador(a): Silva, Karina Alessandra Pessoa da lattes
Banca de defesa: Silva, Karina Alessandra Pessoa da lattes, Bisognin, Eleni lattes, Tortola, Emerson lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Londrina
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24665
Resumo: Acompanha: Explorando a escola: possibilidades de atividades de modelagem matemática nos anos iniciais do ensino fundamental.
id UTFPR-12_1d611c0b66552affc6a6d51e1a29fc20
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/24665
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2021-04-06T22:15:14Z2021-04-06T22:15:14Z2021-03-12NUNOMURA, Andréa Regina Teixeira. Modelagem matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: um olhar para os registros de representação semiótica. 2021. 143 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2021.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24665Acompanha: Explorando a escola: possibilidades de atividades de modelagem matemática nos anos iniciais do ensino fundamental.O presente estudo tem como referencial teórico a Modelagem Matemática no contexto dos Anos Iniciais, juntamente com a Teoria dos Registros de Representação Semiótica, de Raymond Duval. O estudo tem como objetivo evidenciar a aprendizagem dos estudantes a partir da análise dos Registros de Representação Semiótica no desenvolvimento de atividades de Modelagem Matemática. Consideramos a Modelagem Matemática como alternativa pedagógica na qual se faz uma abordagem, por meio da matemática, de um problema não essencialmente matemático. Na perspectiva da Educação Matemática, a Modelagem Matemática apresenta-se como uma possibilidade de aproximar, relacionar e formalizar a Matemática estudada em âmbito escolar, a partir do cotidiano do estudante. Buscando possibilitar a compreensão do objeto matemático presente nas atividades de Modelagem Matemática, encontramos na Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval um alicerce para nossa abordagem metodológica, a qual utilizamos nas análises das atividades. As atividades foram desenvolvidas com 22 alunos de um 4º. ano de uma escola municipal de Ensino Fundamental, localizada na região metropolitana de Londrina-Pr., no ano de 2019. A análise qualitativa nos possibilitou evidenciar que a aprendizagem é subsidiada por diferentes registros que os alunos produzem, principalmente com o requerimento da professora, a partir da comunicação oral que realizam enquanto desenvolvem as atividades. A pesquisa permitiu evidenciar que as atividades de Modelagem Matemática desenvolvidas viabilizaram a utilização e exploração de diferentes Registros de Representação Semiótica, bem como as atividades cognitivas de tratamento e de conversão, ou seja, foram mobilizados mais de um registro, ficando explícita a coordenação realizada pelos estudantes. Com isso, podemos considerar que a Modelagem Matemática, atrelada aos Registros de Representação Semiótica, podem fornecer importantes subsídios para que ocorra a aprendizagem no contexto dos Anos iniciais. O produto educacional, constituído a partir do estudo realizado, é um caderno de atividades com sugestões de encaminhamentos para o professor implementar Modelagem Matemática na sala de aula do Ensino Fundamental.The present study has as a theoretical reference the Mathematical Modeling in the context of the Early Years, together with Raymond Duval’s Theory of Semiotic Representation Records. The study aims to show students’ learning from the analysis of Semiotic Representation Records in the development of Mathematical Modeling activities. We consider Mathematical Modeling as a pedagogical alternative in which we approach, through mathematics, a problem that is not essentially mathematical. From the perspective of Mathematical Education, Mathematical Modeling presents itself as a possibility to approximate, relate and formalize the Mathematics studied at school, from the student’s daily life. Seeking to enable the understanding of the mathematical object present in the activities of Mathematical Modeling, we find in Raymond Duval’s Theory of Semiotic Representation Records a foundation for our methodological approach,which we use in the analysis of activities. The activities were developed with 22 students from a 4th year of a munucipal elementary school, located in the metropolitan region of Londrina-Pr., in 2019. The qualitative analysis allowed us to show that learning is subsidized by different records that students produce, mainly with the teacher’s requirement, based on the oral communication they perform while developing the activities. The research showed that the Mathematical Modeling activities developed enabled the use and exploration of different Semiotic Representation records, as well as cognitive activities of treatment and conversion, that is, more than one record was mobilized, making explicit the coordination carried out by the students. With this, we can consider that Mathematical Modeling, linked to the Semiotic Representation Records, can provide important subsidies for learning to take place in the context of the Early Years. The educacional product, based on the study carried out, is na activity notebook with suggestions for referrals for the teacher to implemente Mathematical Modeling in the Elementary School classroom.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáLondrinaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de MatemáticaUTFPRBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMEngenharia/Tecnologia/GestãoModelos matemáticosMatemática (Ensino fundamental)AprendizagemSemióticaMathematical modelsMathematics (Fundamental education)LearningSemioticsModelagem matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: um olhar para os registros de representação semióticaMathematical modeling in the early years of elementary school: a look at the semiotic representation recordsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisLondrinaSilva, Karina Alessandra Pessoa dahttps://orcid.org/0000-0002-1766-137Xhttp://lattes.cnpq.br/4960826662569812Pires, Magna Natalia Marinhttps://orcid.org/0000-0001-6755-5674http://lattes.cnpq.br/3345230466557782Silva, Karina Alessandra Pessoa dahttps://orcid.org/0000-0002-1766-137Xhttp://lattes.cnpq.br/4960826662569812Bisognin, Elenihttps://orcid.org/0000-0003-3266-6336http://lattes.cnpq.br/0872986001066865Tortola, Emersonhttps://orcid.org/0000-0002-6716-3635http://lattes.cnpq.br/3984024867334867https://orcid.org/0000-0003-0523-1273http://lattes.cnpq.br/4425581244861839Nunomura, Andréa Regina Teixeirareponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALmodelagemmatematicaanosiniciais.pdfapplication/pdf5588837http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/24665/1/modelagemmatematicaanosiniciais.pdf50a3d78a319c11c51571a4a2cfd333dcMD51modelagemmatematicaanosiniciais_produto.pdfapplication/pdf3015205http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/24665/2/modelagemmatematicaanosiniciais_produto.pdfd1f379278a4fed72b51285beaea55b47MD52TEXTmodelagemmatematicaanosiniciais.pdf.txtmodelagemmatematicaanosiniciais.pdf.txtExtracted texttext/plain275079http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/24665/3/modelagemmatematicaanosiniciais.pdf.txt86999044023bd6ab9ff384344d865144MD53modelagemmatematicaanosiniciais_produto.pdf.txtmodelagemmatematicaanosiniciais_produto.pdf.txtExtracted texttext/plain80995http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/24665/5/modelagemmatematicaanosiniciais_produto.pdf.txt04ab4e9b07ef00f45d919ccb7db778d3MD55THUMBNAILmodelagemmatematicaanosiniciais.pdf.jpgmodelagemmatematicaanosiniciais.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1442http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/24665/4/modelagemmatematicaanosiniciais.pdf.jpgdddcb8e026982c9eae61b7837d435ef0MD54modelagemmatematicaanosiniciais_produto.pdf.jpgmodelagemmatematicaanosiniciais_produto.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2324http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/24665/6/modelagemmatematicaanosiniciais_produto.pdf.jpgdd38186985abe43e2a33f8cfe3cf46abMD561/246652021-04-07 03:11:53.961oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/24665Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2021-04-07T06:11:53Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Modelagem matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: um olhar para os registros de representação semiótica
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Mathematical modeling in the early years of elementary school: a look at the semiotic representation records
title Modelagem matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: um olhar para os registros de representação semiótica
spellingShingle Modelagem matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: um olhar para os registros de representação semiótica
Nunomura, Andréa Regina Teixeira
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Modelos matemáticos
Matemática (Ensino fundamental)
Aprendizagem
Semiótica
Mathematical models
Mathematics (Fundamental education)
Learning
Semiotics
Engenharia/Tecnologia/Gestão
title_short Modelagem matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: um olhar para os registros de representação semiótica
title_full Modelagem matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: um olhar para os registros de representação semiótica
title_fullStr Modelagem matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: um olhar para os registros de representação semiótica
title_full_unstemmed Modelagem matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: um olhar para os registros de representação semiótica
title_sort Modelagem matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: um olhar para os registros de representação semiótica
author Nunomura, Andréa Regina Teixeira
author_facet Nunomura, Andréa Regina Teixeira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Karina Alessandra Pessoa da
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-1766-137X
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4960826662569812
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Pires, Magna Natalia Marin
dc.contributor.advisor-co1ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-6755-5674
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3345230466557782
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Silva, Karina Alessandra Pessoa da
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-1766-137X
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4960826662569812
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Bisognin, Eleni
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-3266-6336
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0872986001066865
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Tortola, Emerson
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-6716-3635
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3984024867334867
dc.contributor.authorID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-0523-1273
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4425581244861839
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunomura, Andréa Regina Teixeira
contributor_str_mv Silva, Karina Alessandra Pessoa da
Pires, Magna Natalia Marin
Silva, Karina Alessandra Pessoa da
Bisognin, Eleni
Tortola, Emerson
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Modelos matemáticos
Matemática (Ensino fundamental)
Aprendizagem
Semiótica
Mathematical models
Mathematics (Fundamental education)
Learning
Semiotics
Engenharia/Tecnologia/Gestão
dc.subject.por.fl_str_mv Modelos matemáticos
Matemática (Ensino fundamental)
Aprendizagem
Semiótica
Mathematical models
Mathematics (Fundamental education)
Learning
Semiotics
dc.subject.capes.pt_BR.fl_str_mv Engenharia/Tecnologia/Gestão
description Acompanha: Explorando a escola: possibilidades de atividades de modelagem matemática nos anos iniciais do ensino fundamental.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-04-06T22:15:14Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-04-06T22:15:14Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-03-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv NUNOMURA, Andréa Regina Teixeira. Modelagem matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: um olhar para os registros de representação semiótica. 2021. 143 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24665
identifier_str_mv NUNOMURA, Andréa Regina Teixeira. Modelagem matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: um olhar para os registros de representação semiótica. 2021. 143 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2021.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24665
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Londrina
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv UTFPR
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/24665/1/modelagemmatematicaanosiniciais.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/24665/2/modelagemmatematicaanosiniciais_produto.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/24665/3/modelagemmatematicaanosiniciais.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/24665/5/modelagemmatematicaanosiniciais_produto.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/24665/4/modelagemmatematicaanosiniciais.pdf.jpg
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/24665/6/modelagemmatematicaanosiniciais_produto.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 50a3d78a319c11c51571a4a2cfd333dc
d1f379278a4fed72b51285beaea55b47
86999044023bd6ab9ff384344d865144
04ab4e9b07ef00f45d919ccb7db778d3
dddcb8e026982c9eae61b7837d435ef0
dd38186985abe43e2a33f8cfe3cf46ab
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797044309812314112