O ensino de ciências por investigação e o desenvolvimento das competências socioemocionais em estudantes com dificuldades de aprendizagem: um estudo de caso
Ano de defesa: | 2021 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , , , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Londrina |
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24654 |
Resumo: | Acompanha: Sequência de ensino investigativa e as de competências socioemocionais: uma possibilidade metodológica. |
id |
UTFPR-12_d7539f23225ba530a9f2a5df209d8ca1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/24654 |
network_acronym_str |
UTFPR-12 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
repository_id_str |
|
spelling |
2021-04-06T16:49:08Z2021-04-06T16:49:08Z2021-02-10MAZETTO, Luzimar dos Santos Ribeiro. O ensino de ciências por investigação e o desenvolvimento das competências socioemocionais em estudantes com dificuldades de aprendizagem: um estudo de caso. 2021. 80 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2021.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24654Acompanha: Sequência de ensino investigativa e as de competências socioemocionais: uma possibilidade metodológica.Ao pensar o ensino por investigação como etapas e raciocínios pedagógicos que visam desenvolver uma experimentação científica, a presente pesquisa tem por objetivo verificar quais competências socioemocionais podem ser identificadas a partir da fala de uma estudante de sala de recurso multifuncional que realizou atividades de uma Sequência de Ensino Investigativa. Para o desenvolvimento deste estudo, foram utilizados os pressupostos do ensino de ciências por investigação adaptada por Zômpero e Laburú (2011) e Carvalho (2013). O encaminhamento metodológico adotado apresentou uma abordagem qualitativa, estudo de caso, e, na organização e leitura interpretativa dos dados, foi utilizada a análise de conteúdo de Bardin (2011). Para fundamentar a análise dos diálogos transcritos das narrativas da estudante, através de gravação de voz, foram utilizados os DIAIS, diálogos de aprendizagem informal (ARRUDA, 2013). Dessa forma, a questão principal da pesquisa é: Quais competências socioemocionais propostas no documento da BNCC é possível desenvolver a partir de uma sequência de ensino investigativa? Para responder a essa questão foi aplicada uma sequência de ensino investigativa como metodologia para uma estudante com dificuldade de aprendizagem. Pretende se, portanto, que a pesquisa aqui apresentada contribua com os professores no atendimento aos estudantes e que permita caminhos para uma metodologia voltada à experiência e à reflexão. Os resultados mostraram que, no estudo realizado, as etapas da sequência de ensino investigativa podem proporcionar espaços relevantes para o desenvolvimento de tais competências. O problema de pesquisa foi respondido, verificando que há evidências das competências socioemocionais no comportamento da estudante e que pode ser possível integrar os componentes curriculares com a realidade dos estudantes e colaborar com o desenvolvimento das competências propostas no documento da BNCC.When we think about the teaching through investigation as stages and pedagogical rationale which aim to develop a scientific experiment, the current research has as its goal to create an investigative teaching sequence in a female student of a multifunctional resource classroom, and from the application of ITS provide the development of socioemotional competences proposed in the CCNB (Common Curricular National Basis). In order to develop this study, some investigative Science teaching assumptions adapted by Zômpero e Laburú (2011) and Carvalho (2013) were used. The adopted methodological referral, a qualitative approach, case study, and in the organization and the data interpretation, a content analysis by Bardin (2011) was used. To sustain the dialogue analysis transcribed from the student’s narrative, through voice recording, the DIAIS (an instrument to analyzes the dialogues which through the student’s narrative) were used. In this way, the most important research question is: Is it possible to develop the socioemotional competences that the CCNB proposes by using an investigative teaching sequence? To answer this question, the general goal is to allow the IST (Investigative Science Teaching) in multinational resource classrooms as one methodology to students with learning disabilities. It is intended, therefore, that this research can contribute with the teachers/ educational psychologists in assisting the students and that it can allow new ways for a methodology focused on the experience and reflection. The results showed that, in the already mentioned study, the stages of the investigative science teaching can provide more relevant space to develop such competences. The research problem was answered, checking that there are evidences of the socioemotional competences in the student’s behavior and that it can be possible to integrate the curricular components with students’ real life and collaborate with the competence development which were proposed in the CCNB.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáLondrinaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da NaturezaUTFPRBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMEnsinoCiência - Estudo e ensinoEducação baseada na competênciaDistúrbios da aprendizagemEnsino - Meios auxiliaresBase Nacional Comum CurricularScience - Study and teachingCompetency based educationLearning disabilitiesTeaching - Aids and devicesO ensino de ciências por investigação e o desenvolvimento das competências socioemocionais em estudantes com dificuldades de aprendizagem: um estudo de casoInquiry-based science teaching and the development of socioemotional skills in students with learning difficulties: a case studyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisLondrinaGoya, Alcideshttps://orcid.org/0000-0002-2616-2302http://lattes.cnpq.br/0894894747173346Lima, Joao Paulo Camargo dehttps://orcid.org/0000-0001-6847-8076http://lattes.cnpq.br/2920342714457251Goya, Alcideshttps://orcid.org/0000-0002-2616-2302http://lattes.cnpq.br/0894894747173346Passos, Angela Meneghellohttps://orcid.org/0000-0001-8843-9357http://lattes.cnpq.br/8783900427544748Rocha, Zenaide de Fátima Dante Correiahttp://orcid.org/0000-0002-1489-6245http://lattes.cnpq.br/6374015489865372Lima, Joao Paulo Camargo dehttps://orcid.org/0000-0001-6847-8076http://lattes.cnpq.br/2920342714457251http://lattes.cnpq.br/8589616858577717Mazetto, Luzimar dos Santos Ribeiroreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALinvestigacaocompetenciassocioemocionais.pdfapplication/pdf4210426http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/24654/1/investigacaocompetenciassocioemocionais.pdff66da4e3341da8b13d69a3178b01c36aMD51investigacaocompetenciassocioemocionais_produto.pdfapplication/pdf782206http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/24654/2/investigacaocompetenciassocioemocionais_produto.pdf4966221a29bb4b160caaf67d07a3653fMD52TEXTinvestigacaocompetenciassocioemocionais.pdf.txtinvestigacaocompetenciassocioemocionais.pdf.txtExtracted texttext/plain117270http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/24654/3/investigacaocompetenciassocioemocionais.pdf.txte374ea09b6f0656c76ed390596e214eeMD53investigacaocompetenciassocioemocionais_produto.pdf.txtinvestigacaocompetenciassocioemocionais_produto.pdf.txtExtracted texttext/plain22830http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/24654/5/investigacaocompetenciassocioemocionais_produto.pdf.txt484bbd609fa9316497fa7a08e8c36fa0MD55THUMBNAILinvestigacaocompetenciassocioemocionais.pdf.jpginvestigacaocompetenciassocioemocionais.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1386http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/24654/4/investigacaocompetenciassocioemocionais.pdf.jpg583c4361f53a56473adddb3d18f48566MD54investigacaocompetenciassocioemocionais_produto.pdf.jpginvestigacaocompetenciassocioemocionais_produto.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1778http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/24654/6/investigacaocompetenciassocioemocionais_produto.pdf.jpgfa821c92a0bcdf5165af033350c7dc78MD561/246542021-04-07 03:11:57.115oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/24654Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2021-04-07T06:11:57Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O ensino de ciências por investigação e o desenvolvimento das competências socioemocionais em estudantes com dificuldades de aprendizagem: um estudo de caso |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Inquiry-based science teaching and the development of socioemotional skills in students with learning difficulties: a case study |
title |
O ensino de ciências por investigação e o desenvolvimento das competências socioemocionais em estudantes com dificuldades de aprendizagem: um estudo de caso |
spellingShingle |
O ensino de ciências por investigação e o desenvolvimento das competências socioemocionais em estudantes com dificuldades de aprendizagem: um estudo de caso Mazetto, Luzimar dos Santos Ribeiro CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Ciência - Estudo e ensino Educação baseada na competência Distúrbios da aprendizagem Ensino - Meios auxiliares Base Nacional Comum Curricular Science - Study and teaching Competency based education Learning disabilities Teaching - Aids and devices Ensino |
title_short |
O ensino de ciências por investigação e o desenvolvimento das competências socioemocionais em estudantes com dificuldades de aprendizagem: um estudo de caso |
title_full |
O ensino de ciências por investigação e o desenvolvimento das competências socioemocionais em estudantes com dificuldades de aprendizagem: um estudo de caso |
title_fullStr |
O ensino de ciências por investigação e o desenvolvimento das competências socioemocionais em estudantes com dificuldades de aprendizagem: um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
O ensino de ciências por investigação e o desenvolvimento das competências socioemocionais em estudantes com dificuldades de aprendizagem: um estudo de caso |
title_sort |
O ensino de ciências por investigação e o desenvolvimento das competências socioemocionais em estudantes com dificuldades de aprendizagem: um estudo de caso |
author |
Mazetto, Luzimar dos Santos Ribeiro |
author_facet |
Mazetto, Luzimar dos Santos Ribeiro |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Goya, Alcides |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-2616-2302 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0894894747173346 |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Lima, Joao Paulo Camargo de |
dc.contributor.advisor-co1ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0001-6847-8076 |
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2920342714457251 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Goya, Alcides |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-2616-2302 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0894894747173346 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Passos, Angela Meneghello |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0001-8843-9357 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8783900427544748 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Rocha, Zenaide de Fátima Dante Correia |
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv |
http://orcid.org/0000-0002-1489-6245 |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6374015489865372 |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Lima, Joao Paulo Camargo de |
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0001-6847-8076 |
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2920342714457251 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8589616858577717 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mazetto, Luzimar dos Santos Ribeiro |
contributor_str_mv |
Goya, Alcides Lima, Joao Paulo Camargo de Goya, Alcides Passos, Angela Meneghello Rocha, Zenaide de Fátima Dante Correia Lima, Joao Paulo Camargo de |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Ciência - Estudo e ensino Educação baseada na competência Distúrbios da aprendizagem Ensino - Meios auxiliares Base Nacional Comum Curricular Science - Study and teaching Competency based education Learning disabilities Teaching - Aids and devices Ensino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciência - Estudo e ensino Educação baseada na competência Distúrbios da aprendizagem Ensino - Meios auxiliares Base Nacional Comum Curricular Science - Study and teaching Competency based education Learning disabilities Teaching - Aids and devices |
dc.subject.capes.pt_BR.fl_str_mv |
Ensino |
description |
Acompanha: Sequência de ensino investigativa e as de competências socioemocionais: uma possibilidade metodológica. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-04-06T16:49:08Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-04-06T16:49:08Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-02-10 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MAZETTO, Luzimar dos Santos Ribeiro. O ensino de ciências por investigação e o desenvolvimento das competências socioemocionais em estudantes com dificuldades de aprendizagem: um estudo de caso. 2021. 80 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2021. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24654 |
identifier_str_mv |
MAZETTO, Luzimar dos Santos Ribeiro. O ensino de ciências por investigação e o desenvolvimento das competências socioemocionais em estudantes com dificuldades de aprendizagem: um estudo de caso. 2021. 80 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2021. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24654 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Londrina |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UTFPR |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
collection |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/24654/1/investigacaocompetenciassocioemocionais.pdf http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/24654/2/investigacaocompetenciassocioemocionais_produto.pdf http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/24654/3/investigacaocompetenciassocioemocionais.pdf.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/24654/5/investigacaocompetenciassocioemocionais_produto.pdf.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/24654/4/investigacaocompetenciassocioemocionais.pdf.jpg http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/24654/6/investigacaocompetenciassocioemocionais_produto.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f66da4e3341da8b13d69a3178b01c36a 4966221a29bb4b160caaf67d07a3653f e374ea09b6f0656c76ed390596e214ee 484bbd609fa9316497fa7a08e8c36fa0 583c4361f53a56473adddb3d18f48566 fa821c92a0bcdf5165af033350c7dc78 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797044402639601664 |