O ensino de ciências por investigação e o desenvolvimento das competências socioemocionais em estudantes com dificuldades de aprendizagem: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Mazetto, Luzimar dos Santos Ribeiro lattes
Orientador(a): Goya, Alcides lattes
Banca de defesa: Goya, Alcides lattes, Passos, Angela Meneghello lattes, Rocha, Zenaide de Fátima Dante Correia lattes, Lima, Joao Paulo Camargo de lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Londrina
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24654
Resumo: Acompanha: Sequência de ensino investigativa e as de competências socioemocionais: uma possibilidade metodológica.
id UTFPR-12_d7539f23225ba530a9f2a5df209d8ca1
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/24654
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2021-04-06T16:49:08Z2021-04-06T16:49:08Z2021-02-10MAZETTO, Luzimar dos Santos Ribeiro. O ensino de ciências por investigação e o desenvolvimento das competências socioemocionais em estudantes com dificuldades de aprendizagem: um estudo de caso. 2021. 80 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2021.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24654Acompanha: Sequência de ensino investigativa e as de competências socioemocionais: uma possibilidade metodológica.Ao pensar o ensino por investigação como etapas e raciocínios pedagógicos que visam desenvolver uma experimentação científica, a presente pesquisa tem por objetivo verificar quais competências socioemocionais podem ser identificadas a partir da fala de uma estudante de sala de recurso multifuncional que realizou atividades de uma Sequência de Ensino Investigativa. Para o desenvolvimento deste estudo, foram utilizados os pressupostos do ensino de ciências por investigação adaptada por Zômpero e Laburú (2011) e Carvalho (2013). O encaminhamento metodológico adotado apresentou uma abordagem qualitativa, estudo de caso, e, na organização e leitura interpretativa dos dados, foi utilizada a análise de conteúdo de Bardin (2011). Para fundamentar a análise dos diálogos transcritos das narrativas da estudante, através de gravação de voz, foram utilizados os DIAIS, diálogos de aprendizagem informal (ARRUDA, 2013). Dessa forma, a questão principal da pesquisa é: Quais competências socioemocionais propostas no documento da BNCC é possível desenvolver a partir de uma sequência de ensino investigativa? Para responder a essa questão foi aplicada uma sequência de ensino investigativa como metodologia para uma estudante com dificuldade de aprendizagem. Pretende se, portanto, que a pesquisa aqui apresentada contribua com os professores no atendimento aos estudantes e que permita caminhos para uma metodologia voltada à experiência e à reflexão. Os resultados mostraram que, no estudo realizado, as etapas da sequência de ensino investigativa podem proporcionar espaços relevantes para o desenvolvimento de tais competências. O problema de pesquisa foi respondido, verificando que há evidências das competências socioemocionais no comportamento da estudante e que pode ser possível integrar os componentes curriculares com a realidade dos estudantes e colaborar com o desenvolvimento das competências propostas no documento da BNCC.When we think about the teaching through investigation as stages and pedagogical rationale which aim to develop a scientific experiment, the current research has as its goal to create an investigative teaching sequence in a female student of a multifunctional resource classroom, and from the application of ITS provide the development of socioemotional competences proposed in the CCNB (Common Curricular National Basis). In order to develop this study, some investigative Science teaching assumptions adapted by Zômpero e Laburú (2011) and Carvalho (2013) were used. The adopted methodological referral, a qualitative approach, case study, and in the organization and the data interpretation, a content analysis by Bardin (2011) was used. To sustain the dialogue analysis transcribed from the student’s narrative, through voice recording, the DIAIS (an instrument to analyzes the dialogues which through the student’s narrative) were used. In this way, the most important research question is: Is it possible to develop the socioemotional competences that the CCNB proposes by using an investigative teaching sequence? To answer this question, the general goal is to allow the IST (Investigative Science Teaching) in multinational resource classrooms as one methodology to students with learning disabilities. It is intended, therefore, that this research can contribute with the teachers/ educational psychologists in assisting the students and that it can allow new ways for a methodology focused on the experience and reflection. The results showed that, in the already mentioned study, the stages of the investigative science teaching can provide more relevant space to develop such competences. The research problem was answered, checking that there are evidences of the socioemotional competences in the student’s behavior and that it can be possible to integrate the curricular components with students’ real life and collaborate with the competence development which were proposed in the CCNB.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáLondrinaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da NaturezaUTFPRBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMEnsinoCiência - Estudo e ensinoEducação baseada na competênciaDistúrbios da aprendizagemEnsino - Meios auxiliaresBase Nacional Comum CurricularScience - Study and teachingCompetency based educationLearning disabilitiesTeaching - Aids and devicesO ensino de ciências por investigação e o desenvolvimento das competências socioemocionais em estudantes com dificuldades de aprendizagem: um estudo de casoInquiry-based science teaching and the development of socioemotional skills in students with learning difficulties: a case studyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisLondrinaGoya, Alcideshttps://orcid.org/0000-0002-2616-2302http://lattes.cnpq.br/0894894747173346Lima, Joao Paulo Camargo dehttps://orcid.org/0000-0001-6847-8076http://lattes.cnpq.br/2920342714457251Goya, Alcideshttps://orcid.org/0000-0002-2616-2302http://lattes.cnpq.br/0894894747173346Passos, Angela Meneghellohttps://orcid.org/0000-0001-8843-9357http://lattes.cnpq.br/8783900427544748Rocha, Zenaide de Fátima Dante Correiahttp://orcid.org/0000-0002-1489-6245http://lattes.cnpq.br/6374015489865372Lima, Joao Paulo Camargo dehttps://orcid.org/0000-0001-6847-8076http://lattes.cnpq.br/2920342714457251http://lattes.cnpq.br/8589616858577717Mazetto, Luzimar dos Santos Ribeiroreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALinvestigacaocompetenciassocioemocionais.pdfapplication/pdf4210426http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/24654/1/investigacaocompetenciassocioemocionais.pdff66da4e3341da8b13d69a3178b01c36aMD51investigacaocompetenciassocioemocionais_produto.pdfapplication/pdf782206http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/24654/2/investigacaocompetenciassocioemocionais_produto.pdf4966221a29bb4b160caaf67d07a3653fMD52TEXTinvestigacaocompetenciassocioemocionais.pdf.txtinvestigacaocompetenciassocioemocionais.pdf.txtExtracted texttext/plain117270http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/24654/3/investigacaocompetenciassocioemocionais.pdf.txte374ea09b6f0656c76ed390596e214eeMD53investigacaocompetenciassocioemocionais_produto.pdf.txtinvestigacaocompetenciassocioemocionais_produto.pdf.txtExtracted texttext/plain22830http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/24654/5/investigacaocompetenciassocioemocionais_produto.pdf.txt484bbd609fa9316497fa7a08e8c36fa0MD55THUMBNAILinvestigacaocompetenciassocioemocionais.pdf.jpginvestigacaocompetenciassocioemocionais.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1386http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/24654/4/investigacaocompetenciassocioemocionais.pdf.jpg583c4361f53a56473adddb3d18f48566MD54investigacaocompetenciassocioemocionais_produto.pdf.jpginvestigacaocompetenciassocioemocionais_produto.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1778http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/24654/6/investigacaocompetenciassocioemocionais_produto.pdf.jpgfa821c92a0bcdf5165af033350c7dc78MD561/246542021-04-07 03:11:57.115oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/24654Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2021-04-07T06:11:57Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O ensino de ciências por investigação e o desenvolvimento das competências socioemocionais em estudantes com dificuldades de aprendizagem: um estudo de caso
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Inquiry-based science teaching and the development of socioemotional skills in students with learning difficulties: a case study
title O ensino de ciências por investigação e o desenvolvimento das competências socioemocionais em estudantes com dificuldades de aprendizagem: um estudo de caso
spellingShingle O ensino de ciências por investigação e o desenvolvimento das competências socioemocionais em estudantes com dificuldades de aprendizagem: um estudo de caso
Mazetto, Luzimar dos Santos Ribeiro
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Ciência - Estudo e ensino
Educação baseada na competência
Distúrbios da aprendizagem
Ensino - Meios auxiliares
Base Nacional Comum Curricular
Science - Study and teaching
Competency based education
Learning disabilities
Teaching - Aids and devices
Ensino
title_short O ensino de ciências por investigação e o desenvolvimento das competências socioemocionais em estudantes com dificuldades de aprendizagem: um estudo de caso
title_full O ensino de ciências por investigação e o desenvolvimento das competências socioemocionais em estudantes com dificuldades de aprendizagem: um estudo de caso
title_fullStr O ensino de ciências por investigação e o desenvolvimento das competências socioemocionais em estudantes com dificuldades de aprendizagem: um estudo de caso
title_full_unstemmed O ensino de ciências por investigação e o desenvolvimento das competências socioemocionais em estudantes com dificuldades de aprendizagem: um estudo de caso
title_sort O ensino de ciências por investigação e o desenvolvimento das competências socioemocionais em estudantes com dificuldades de aprendizagem: um estudo de caso
author Mazetto, Luzimar dos Santos Ribeiro
author_facet Mazetto, Luzimar dos Santos Ribeiro
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Goya, Alcides
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-2616-2302
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0894894747173346
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Lima, Joao Paulo Camargo de
dc.contributor.advisor-co1ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-6847-8076
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2920342714457251
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Goya, Alcides
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-2616-2302
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0894894747173346
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Passos, Angela Meneghello
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-8843-9357
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8783900427544748
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Rocha, Zenaide de Fátima Dante Correia
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv http://orcid.org/0000-0002-1489-6245
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6374015489865372
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Lima, Joao Paulo Camargo de
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-6847-8076
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2920342714457251
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8589616858577717
dc.contributor.author.fl_str_mv Mazetto, Luzimar dos Santos Ribeiro
contributor_str_mv Goya, Alcides
Lima, Joao Paulo Camargo de
Goya, Alcides
Passos, Angela Meneghello
Rocha, Zenaide de Fátima Dante Correia
Lima, Joao Paulo Camargo de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Ciência - Estudo e ensino
Educação baseada na competência
Distúrbios da aprendizagem
Ensino - Meios auxiliares
Base Nacional Comum Curricular
Science - Study and teaching
Competency based education
Learning disabilities
Teaching - Aids and devices
Ensino
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência - Estudo e ensino
Educação baseada na competência
Distúrbios da aprendizagem
Ensino - Meios auxiliares
Base Nacional Comum Curricular
Science - Study and teaching
Competency based education
Learning disabilities
Teaching - Aids and devices
dc.subject.capes.pt_BR.fl_str_mv Ensino
description Acompanha: Sequência de ensino investigativa e as de competências socioemocionais: uma possibilidade metodológica.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-04-06T16:49:08Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-04-06T16:49:08Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-02-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MAZETTO, Luzimar dos Santos Ribeiro. O ensino de ciências por investigação e o desenvolvimento das competências socioemocionais em estudantes com dificuldades de aprendizagem: um estudo de caso. 2021. 80 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24654
identifier_str_mv MAZETTO, Luzimar dos Santos Ribeiro. O ensino de ciências por investigação e o desenvolvimento das competências socioemocionais em estudantes com dificuldades de aprendizagem: um estudo de caso. 2021. 80 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2021.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24654
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Londrina
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza
dc.publisher.initials.fl_str_mv UTFPR
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/24654/1/investigacaocompetenciassocioemocionais.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/24654/2/investigacaocompetenciassocioemocionais_produto.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/24654/3/investigacaocompetenciassocioemocionais.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/24654/5/investigacaocompetenciassocioemocionais_produto.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/24654/4/investigacaocompetenciassocioemocionais.pdf.jpg
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/24654/6/investigacaocompetenciassocioemocionais_produto.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f66da4e3341da8b13d69a3178b01c36a
4966221a29bb4b160caaf67d07a3653f
e374ea09b6f0656c76ed390596e214ee
484bbd609fa9316497fa7a08e8c36fa0
583c4361f53a56473adddb3d18f48566
fa821c92a0bcdf5165af033350c7dc78
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797044402639601664