CONTRIBUI??O DOS JOGOS MATEM?TICOS NO PROCESSO ENSINO - APRENDIZAGEM

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Bezerra, Francisca
Outros Autores: Araujo, Jefferson, Farias, Ana
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1695
Resumo: A presente pesquisa empreendida consistiu em abordar o uso do aparelho celular como recurso pedag?gico a partir da sala de aula, enquanto instrumento tecnol?gico de comunica??o e informa??o que integra uma variedade de m?dias, al?m de sua mobilidade e acessibilidade ? maioria dos alunos, sugerindo um processo de ensino e aprendizagem aliado ?s tecnologias. Aplicou-se uma metodologia de abordagens qualitativa e quantitativa com delineamento na pesquisa etnogr?fica. Foram pesquisados alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino M?dio em tr?s Cidades da Para?ba, S?o Bento, Catol? do Rocha e Jo?o Pessoa, atrav?s de question?rios estruturados do Google Forms para averiguar a dimens?o de uso e expectativas de inser??o do celular no processo de ensino e aprendizagem que envolveu a aquisi??o de dados descritivos. Para fundamentar este estudo, destacaram-se os te?ricos Andr? Lemos (2002), Pierre L?vy (2001), L?cia Santaella (2003) e Almeida (2003) que discorreram sobre a relev?ncia do aparelho m?vel como instrumento de suporte ? aprendizagem e como fonte de pesquisa e intera??o do conhecimento. Os dados coletados, constataram que a maioria dos alunos usam o celular como fonte de pesquisas, pra assisitr aulas, considerando uma ferramenta de aprendizagem.
id IFPB_0793a8b6102d3bceeccd2c3da6885a22
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1695
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling Bezerra, FranciscaAraujo, JeffersonFarias, Ana2021-10-10T20:26:03Z2021-10-10T20:26:03Z2021-04http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1695A presente pesquisa empreendida consistiu em abordar o uso do aparelho celular como recurso pedag?gico a partir da sala de aula, enquanto instrumento tecnol?gico de comunica??o e informa??o que integra uma variedade de m?dias, al?m de sua mobilidade e acessibilidade ? maioria dos alunos, sugerindo um processo de ensino e aprendizagem aliado ?s tecnologias. Aplicou-se uma metodologia de abordagens qualitativa e quantitativa com delineamento na pesquisa etnogr?fica. Foram pesquisados alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino M?dio em tr?s Cidades da Para?ba, S?o Bento, Catol? do Rocha e Jo?o Pessoa, atrav?s de question?rios estruturados do Google Forms para averiguar a dimens?o de uso e expectativas de inser??o do celular no processo de ensino e aprendizagem que envolveu a aquisi??o de dados descritivos. Para fundamentar este estudo, destacaram-se os te?ricos Andr? Lemos (2002), Pierre L?vy (2001), L?cia Santaella (2003) e Almeida (2003) que discorreram sobre a relev?ncia do aparelho m?vel como instrumento de suporte ? aprendizagem e como fonte de pesquisa e intera??o do conhecimento. Os dados coletados, constataram que a maioria dos alunos usam o celular como fonte de pesquisas, pra assisitr aulas, considerando uma ferramenta de aprendizagem.Submitted by Yanna Sousa (yanna_gomes@yahoo.com.br) on 2021-09-29T14:14:14Z No. of bitstreams: 2 CONCEP??ES DOS ALUNOS SOBRE O USO DO CELULAR COMO UMA FERRAMENTA PEDAG?GICA.pdf: 971975 bytes, checksum: 3b6677429cfe4a7149b7185dbca6c7cb (MD5) Cleilson Cavalcante da Silva - Ata de Defesa.pdf: 202672 bytes, checksum: 8d5fec548715a141b6bb4a2a04e99ae4 (MD5)Approved for entry into archive by Thiago Oliveira (thiago.oliveira@ifpb.edu.br) on 2021-10-10T20:26:03Z (GMT) No. of bitstreams: 2 CONCEP??ES DOS ALUNOS SOBRE O USO DO CELULAR COMO UMA FERRAMENTA PEDAG?GICA.pdf: 971975 bytes, checksum: 3b6677429cfe4a7149b7185dbca6c7cb (MD5) Cleilson Cavalcante da Silva - Ata de Defesa.pdf: 202672 bytes, checksum: 8d5fec548715a141b6bb4a2a04e99ae4 (MD5)Made available in DSpace on 2021-10-10T20:26:03Z (GMT). No. of bitstreams: 2 CONCEP??ES DOS ALUNOS SOBRE O USO DO CELULAR COMO UMA FERRAMENTA PEDAG?GICA.pdf: 971975 bytes, checksum: 3b6677429cfe4a7149b7185dbca6c7cb (MD5) Cleilson Cavalcante da Silva - Ata de Defesa.pdf: 202672 bytes, checksum: 8d5fec548715a141b6bb4a2a04e99ae4 (MD5) Previous issue date: 2021-04CelularPr?tica Pedag?gicaFerramentas Pedag?gicasCONTRIBUI??O DOS JOGOS MATEM?TICOS NO PROCESSO ENSINO - APRENDIZAGEMinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCInstituto Federal de Ci?ncia e Tecnologia da Para?baORIGINALCONCEP??ES DOS ALUNOS SOBRE O USO DO CELULAR COMO UMA FERRAMENTA PEDAG?GICA.pdfCONCEP??ES DOS ALUNOS SOBRE O USO DO CELULAR COMO UMA FERRAMENTA PEDAG?GICA.pdfapplication/pdf971975http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1695/1/CONCEP%C3%87%C3%95ES+DOS+ALUNOS+SOBRE+O+USO+DO+CELULAR+COMO+UMA+FERRAMENTA+PEDAG%C3%93GICA.pdf3b6677429cfe4a7149b7185dbca6c7cbMD51Cleilson Cavalcante da Silva - Ata de Defesa.pdfCleilson Cavalcante da Silva - Ata de Defesa.pdfapplication/pdf202672http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1695/2/Cleilson+Cavalcante+da+Silva+-+Ata+de+Defesa.pdf8d5fec548715a141b6bb4a2a04e99ae4MD52177683/16952021-10-10 17:26:03.554oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1695Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2021-10-10T20:26:03Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv CONTRIBUI??O DOS JOGOS MATEM?TICOS NO PROCESSO ENSINO - APRENDIZAGEM
title CONTRIBUI??O DOS JOGOS MATEM?TICOS NO PROCESSO ENSINO - APRENDIZAGEM
spellingShingle CONTRIBUI??O DOS JOGOS MATEM?TICOS NO PROCESSO ENSINO - APRENDIZAGEM
Bezerra, Francisca
Celular
Pr?tica Pedag?gica
Ferramentas Pedag?gicas
title_short CONTRIBUI??O DOS JOGOS MATEM?TICOS NO PROCESSO ENSINO - APRENDIZAGEM
title_full CONTRIBUI??O DOS JOGOS MATEM?TICOS NO PROCESSO ENSINO - APRENDIZAGEM
title_fullStr CONTRIBUI??O DOS JOGOS MATEM?TICOS NO PROCESSO ENSINO - APRENDIZAGEM
title_full_unstemmed CONTRIBUI??O DOS JOGOS MATEM?TICOS NO PROCESSO ENSINO - APRENDIZAGEM
title_sort CONTRIBUI??O DOS JOGOS MATEM?TICOS NO PROCESSO ENSINO - APRENDIZAGEM
author Bezerra, Francisca
author_facet Bezerra, Francisca
Araujo, Jefferson
Farias, Ana
author_role author
author2 Araujo, Jefferson
Farias, Ana
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bezerra, Francisca
Araujo, Jefferson
Farias, Ana
dc.subject.por.fl_str_mv Celular
Pr?tica Pedag?gica
Ferramentas Pedag?gicas
topic Celular
Pr?tica Pedag?gica
Ferramentas Pedag?gicas
description A presente pesquisa empreendida consistiu em abordar o uso do aparelho celular como recurso pedag?gico a partir da sala de aula, enquanto instrumento tecnol?gico de comunica??o e informa??o que integra uma variedade de m?dias, al?m de sua mobilidade e acessibilidade ? maioria dos alunos, sugerindo um processo de ensino e aprendizagem aliado ?s tecnologias. Aplicou-se uma metodologia de abordagens qualitativa e quantitativa com delineamento na pesquisa etnogr?fica. Foram pesquisados alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino M?dio em tr?s Cidades da Para?ba, S?o Bento, Catol? do Rocha e Jo?o Pessoa, atrav?s de question?rios estruturados do Google Forms para averiguar a dimens?o de uso e expectativas de inser??o do celular no processo de ensino e aprendizagem que envolveu a aquisi??o de dados descritivos. Para fundamentar este estudo, destacaram-se os te?ricos Andr? Lemos (2002), Pierre L?vy (2001), L?cia Santaella (2003) e Almeida (2003) que discorreram sobre a relev?ncia do aparelho m?vel como instrumento de suporte ? aprendizagem e como fonte de pesquisa e intera??o do conhecimento. Os dados coletados, constataram que a maioria dos alunos usam o celular como fonte de pesquisas, pra assisitr aulas, considerando uma ferramenta de aprendizagem.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-10-10T20:26:03Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-10-10T20:26:03Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1695
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1695
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1695/1/CONCEP%C3%87%C3%95ES+DOS+ALUNOS+SOBRE+O+USO+DO+CELULAR+COMO+UMA+FERRAMENTA+PEDAG%C3%93GICA.pdf
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1695/2/Cleilson+Cavalcante+da+Silva+-+Ata+de+Defesa.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3b6677429cfe4a7149b7185dbca6c7cb
8d5fec548715a141b6bb4a2a04e99ae4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1795788318387994624