As m?ltiplas representa??es e a constru??o do conceito de fun??o

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Bueno, Rafael Win?cius da Silva lattes
Orientador(a): Viali, Lor? lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
Programa de Pós-Graduação: Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?tica
Departamento: Faculdade de F?ca
País: BR
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3346
Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo investigar a constru??o do conceito de fun??o e as perspectivas atuais para a aprendizagem desse conte?do. A investiga??o ? feita por meio de uma an?lise da constru??o hist?rica do conceito, analisando a import?ncia das representa??es nesse processo, para, a seguir, serem investigadas concep??es atuais em Educa??o Matem?tica que abordam a aprendizagem de fun??es. S?o estudados, nesse sentido, conceitos relacionados ? Did?tica Francesa, em especial, a Teoria dos Registros de Representa??o Semi?tica, desenvolvida por Raymond Duval, e as id?ias propostas por estudiosos oriundos do grupo de pesquisa de Psicologia da Educa??o Matem?tica, relacionadas ao Sentido das Representa??es, com aten??o destacada ao Sentido do S?mbolo e ao Sentido do Gr?fico. A partir dessas an?lises, s?o discutidas as concep??es emergentes da investiga??o, confrontando as teorias das diferentes vertentes estudadas e as informa??es hist?ricas levantadas, para, ent?o, propor id?ias para o ensino e aprendizagem do conceito de fun??o, fundamentadas nas suas diversas formas de representa??o e suas implica??es
id P_RS_0d069a15f4256c1dd0d3d7899f7dd110
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/3346
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Viali, Lor?CPF:11851686053http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790054Y1CPF:97499056015http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4262624Y1Bueno, Rafael Win?cius da Silva2015-04-14T14:12:29Z2009-03-232009-01-06BUENO, Rafael Win?cius da Silva. As m?ltiplas representa??es e a constru??o do conceito de fun??o. 2009. 70 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3346Made available in DSpace on 2015-04-14T14:12:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 410371.pdf: 291609 bytes, checksum: 9db05db9800f5fe52adc6510de664a34 (MD5) Previous issue date: 2009-01-06A presente pesquisa tem por objetivo investigar a constru??o do conceito de fun??o e as perspectivas atuais para a aprendizagem desse conte?do. A investiga??o ? feita por meio de uma an?lise da constru??o hist?rica do conceito, analisando a import?ncia das representa??es nesse processo, para, a seguir, serem investigadas concep??es atuais em Educa??o Matem?tica que abordam a aprendizagem de fun??es. S?o estudados, nesse sentido, conceitos relacionados ? Did?tica Francesa, em especial, a Teoria dos Registros de Representa??o Semi?tica, desenvolvida por Raymond Duval, e as id?ias propostas por estudiosos oriundos do grupo de pesquisa de Psicologia da Educa??o Matem?tica, relacionadas ao Sentido das Representa??es, com aten??o destacada ao Sentido do S?mbolo e ao Sentido do Gr?fico. A partir dessas an?lises, s?o discutidas as concep??es emergentes da investiga??o, confrontando as teorias das diferentes vertentes estudadas e as informa??es hist?ricas levantadas, para, ent?o, propor id?ias para o ensino e aprendizagem do conceito de fun??o, fundamentadas nas suas diversas formas de representa??o e suas implica??esapplication/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12723/410371.pdf.jpgporPontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do SulPrograma de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?ticaPUCRSBRFaculdade de F?caEDUCA??O - MATEM?TICAFUN??ES MATEM?TICASS?MBOLOS - MATEM?TICAAPRENDIZAGEMSEMI?TICAGR?FICOSCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOAs m?ltiplas representa??es e a constru??o do conceito de fun??oinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis35656275549983304235006006574392640991280001info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL410371.pdf.jpg410371.pdf.jpgimage/jpeg2355http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3346/3/410371.pdf.jpg812bcfe0d7c4ee5c981dbe41c7610824MD53TEXT410371.pdf.txt410371.pdf.txttext/plain156570http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3346/2/410371.pdf.txted97d1e5806922e177a898c8f9a9933dMD52ORIGINAL410371.pdfapplication/pdf291609http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3346/1/410371.pdf9db05db9800f5fe52adc6510de664a34MD51tede/33462015-04-17 15:59:58.734oai:tede2.pucrs.br:tede/3346Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:59:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv As m?ltiplas representa??es e a constru??o do conceito de fun??o
title As m?ltiplas representa??es e a constru??o do conceito de fun??o
spellingShingle As m?ltiplas representa??es e a constru??o do conceito de fun??o
Bueno, Rafael Win?cius da Silva
EDUCA??O - MATEM?TICA
FUN??ES MATEM?TICAS
S?MBOLOS - MATEM?TICA
APRENDIZAGEM
SEMI?TICA
GR?FICOS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short As m?ltiplas representa??es e a constru??o do conceito de fun??o
title_full As m?ltiplas representa??es e a constru??o do conceito de fun??o
title_fullStr As m?ltiplas representa??es e a constru??o do conceito de fun??o
title_full_unstemmed As m?ltiplas representa??es e a constru??o do conceito de fun??o
title_sort As m?ltiplas representa??es e a constru??o do conceito de fun??o
author Bueno, Rafael Win?cius da Silva
author_facet Bueno, Rafael Win?cius da Silva
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Viali, Lor?
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:11851686053
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790054Y1
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:97499056015
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4262624Y1
dc.contributor.author.fl_str_mv Bueno, Rafael Win?cius da Silva
contributor_str_mv Viali, Lor?
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCA??O - MATEM?TICA
FUN??ES MATEM?TICAS
S?MBOLOS - MATEM?TICA
APRENDIZAGEM
SEMI?TICA
GR?FICOS
topic EDUCA??O - MATEM?TICA
FUN??ES MATEM?TICAS
S?MBOLOS - MATEM?TICA
APRENDIZAGEM
SEMI?TICA
GR?FICOS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description A presente pesquisa tem por objetivo investigar a constru??o do conceito de fun??o e as perspectivas atuais para a aprendizagem desse conte?do. A investiga??o ? feita por meio de uma an?lise da constru??o hist?rica do conceito, analisando a import?ncia das representa??es nesse processo, para, a seguir, serem investigadas concep??es atuais em Educa??o Matem?tica que abordam a aprendizagem de fun??es. S?o estudados, nesse sentido, conceitos relacionados ? Did?tica Francesa, em especial, a Teoria dos Registros de Representa??o Semi?tica, desenvolvida por Raymond Duval, e as id?ias propostas por estudiosos oriundos do grupo de pesquisa de Psicologia da Educa??o Matem?tica, relacionadas ao Sentido das Representa??es, com aten??o destacada ao Sentido do S?mbolo e ao Sentido do Gr?fico. A partir dessas an?lises, s?o discutidas as concep??es emergentes da investiga??o, confrontando as teorias das diferentes vertentes estudadas e as informa??es hist?ricas levantadas, para, ent?o, propor id?ias para o ensino e aprendizagem do conceito de fun??o, fundamentadas nas suas diversas formas de representa??o e suas implica??es
publishDate 2009
dc.date.available.fl_str_mv 2009-03-23
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-01-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:12:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BUENO, Rafael Win?cius da Silva. As m?ltiplas representa??es e a constru??o do conceito de fun??o. 2009. 70 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3346
identifier_str_mv BUENO, Rafael Win?cius da Silva. As m?ltiplas representa??es e a constru??o do conceito de fun??o. 2009. 70 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3346
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 3565627554998330423
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv 6574392640991280001
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?tica
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de F?ca
publisher.none.fl_str_mv Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3346/3/410371.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3346/2/410371.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3346/1/410371.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 812bcfe0d7c4ee5c981dbe41c7610824
ed97d1e5806922e177a898c8f9a9933d
9db05db9800f5fe52adc6510de664a34
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1796793195305107456