Nanotecnologia e citologia : perspectivas para o ensino de biologia no s?culo XXI
Ano de defesa: | 2009 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?tica
|
Departamento: |
Faculdade de F?ca
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3363 |
Resumo: | Este trabalho apresenta um estudo voltado ? educa??o em Ci?ncias no s?culo XXI, com ?nfase em atividades que envolvam ensino e aprendizagem de Biologia em contextos relacionados ? viv?ncia dos alunos, de modo integrado a assuntos atuais, levando o saber para al?m da sala de aula e buscando seu reflexo no dia-a-dia. O conte?do focalizado ? a nanotecnologia, tema cada vez mais freq?ente nos meios de comunica??o, integrado ? citologia, em aulas de Biologia no ensino m?dio. Neste contexto, analisam-se poss?veis contribui??es de uma Unidade de Aprendizagem, Nanotecnologia e Citologia, ? forma??o inicial de professores de Biologia. A pesquisa foi desenvolvida por meio de um estudo de caso, com abordagem essencialmente qualitativa e descritiva, tendo como sujeitos os alunos de uma turma de um curso de gradua??o em Ci?ncias Biol?gicas (Licenciatura). Os instrumentos para obter informa??es constaram de uma quest?o inicial para verificar as concep??es pr?vias dos alunos; um di?rio de campo com registro dos encontros; um question?rio final, com depoimentos auto-avaliativos sobre o trabalho vivenciado. Todas as informa??es obtidas foram analisadas segundo a metodologia de An?lise Textual Discursiva, resultando em tr?s grandes categorias, estabelecidas previamente a partir das quest?es de pesquisa: Nanotecnologia e Citologia: reconhecendo as id?ias pr?vias dos licenciandos; As aprendizagens dos licenciandos: processo de transforma??o; Contribui??es na forma??o inicial de professores de Biologia: um novo olhar ao s?culo XXI, uma unidade de aprendizagem para a vida. Foi constatado que, conforme os depoimentos, os alunos apresentavam poucos conhecimentos pr?vios sobre o tema. Consideraram significativo vivenciar a proposta devido ? inova??o, tanto pela metodologia como em termos de conte?do. As conclus?es atestam a import?ncia de estudar temas atuais de modo contextualizado e interdisciplinar, com metodologias diversificadas, e a necessidade de atualiza??o constante dos professores, tanto em sua educa??o continuada como na forma??o inicial. |
id |
P_RS_69411edf31ce7fa66ba3943d64c24899 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.pucrs.br:tede/3363 |
network_acronym_str |
P_RS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
repository_id_str |
|
spelling |
Borges, Regina Maria RabelloCPF:12067814087http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708659J1CPF:94556130000http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4751900Y3Pereira, Carmem Regina da Silva2015-04-14T14:12:34Z2009-07-012009-03-25PEREIRA, Carmem Regina da Silva. Nanotecnologia e citologia : perspectivas para o ensino de biologia no s?culo XXI. 2009. 121 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3363Made available in DSpace on 2015-04-14T14:12:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 413889.pdf: 3824414 bytes, checksum: 3f8f4d12aeb32c09c8ada564527cc65e (MD5) Previous issue date: 2009-03-25Este trabalho apresenta um estudo voltado ? educa??o em Ci?ncias no s?culo XXI, com ?nfase em atividades que envolvam ensino e aprendizagem de Biologia em contextos relacionados ? viv?ncia dos alunos, de modo integrado a assuntos atuais, levando o saber para al?m da sala de aula e buscando seu reflexo no dia-a-dia. O conte?do focalizado ? a nanotecnologia, tema cada vez mais freq?ente nos meios de comunica??o, integrado ? citologia, em aulas de Biologia no ensino m?dio. Neste contexto, analisam-se poss?veis contribui??es de uma Unidade de Aprendizagem, Nanotecnologia e Citologia, ? forma??o inicial de professores de Biologia. A pesquisa foi desenvolvida por meio de um estudo de caso, com abordagem essencialmente qualitativa e descritiva, tendo como sujeitos os alunos de uma turma de um curso de gradua??o em Ci?ncias Biol?gicas (Licenciatura). Os instrumentos para obter informa??es constaram de uma quest?o inicial para verificar as concep??es pr?vias dos alunos; um di?rio de campo com registro dos encontros; um question?rio final, com depoimentos auto-avaliativos sobre o trabalho vivenciado. Todas as informa??es obtidas foram analisadas segundo a metodologia de An?lise Textual Discursiva, resultando em tr?s grandes categorias, estabelecidas previamente a partir das quest?es de pesquisa: Nanotecnologia e Citologia: reconhecendo as id?ias pr?vias dos licenciandos; As aprendizagens dos licenciandos: processo de transforma??o; Contribui??es na forma??o inicial de professores de Biologia: um novo olhar ao s?culo XXI, uma unidade de aprendizagem para a vida. Foi constatado que, conforme os depoimentos, os alunos apresentavam poucos conhecimentos pr?vios sobre o tema. Consideraram significativo vivenciar a proposta devido ? inova??o, tanto pela metodologia como em termos de conte?do. As conclus?es atestam a import?ncia de estudar temas atuais de modo contextualizado e interdisciplinar, com metodologias diversificadas, e a necessidade de atualiza??o constante dos professores, tanto em sua educa??o continuada como na forma??o inicial.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/8804/413889.pdf.jpgporPontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do SulPrograma de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?ticaPUCRSBRFaculdade de F?caBIOLOGIA - ENSINO M?DIONANOTECNOLOGIACITOLOGIAPROFESSORES - FORMA??O PROFISSIONALCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAONanotecnologia e citologia : perspectivas para o ensino de biologia no s?culo XXIinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis35656275549983304235006006574392640991280001info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL413889.pdf.jpg413889.pdf.jpgimage/jpeg2906http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3363/3/413889.pdf.jpg24779d9ad852ecf19945f8a39428fb7fMD53TEXT413889.pdf.txt413889.pdf.txttext/plain228935http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3363/2/413889.pdf.txt7b63d186ae99dbca9d3bb367b591bcc2MD52ORIGINAL413889.pdfapplication/pdf3824414http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3363/1/413889.pdf3f8f4d12aeb32c09c8ada564527cc65eMD51tede/33632015-04-17 15:59:56.721oai:tede2.pucrs.br:tede/3363Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:59:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Nanotecnologia e citologia : perspectivas para o ensino de biologia no s?culo XXI |
title |
Nanotecnologia e citologia : perspectivas para o ensino de biologia no s?culo XXI |
spellingShingle |
Nanotecnologia e citologia : perspectivas para o ensino de biologia no s?culo XXI Pereira, Carmem Regina da Silva BIOLOGIA - ENSINO M?DIO NANOTECNOLOGIA CITOLOGIA PROFESSORES - FORMA??O PROFISSIONAL CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Nanotecnologia e citologia : perspectivas para o ensino de biologia no s?culo XXI |
title_full |
Nanotecnologia e citologia : perspectivas para o ensino de biologia no s?culo XXI |
title_fullStr |
Nanotecnologia e citologia : perspectivas para o ensino de biologia no s?culo XXI |
title_full_unstemmed |
Nanotecnologia e citologia : perspectivas para o ensino de biologia no s?culo XXI |
title_sort |
Nanotecnologia e citologia : perspectivas para o ensino de biologia no s?culo XXI |
author |
Pereira, Carmem Regina da Silva |
author_facet |
Pereira, Carmem Regina da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Borges, Regina Maria Rabello |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:12067814087 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708659J1 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:94556130000 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4751900Y3 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Carmem Regina da Silva |
contributor_str_mv |
Borges, Regina Maria Rabello |
dc.subject.por.fl_str_mv |
BIOLOGIA - ENSINO M?DIO NANOTECNOLOGIA CITOLOGIA PROFESSORES - FORMA??O PROFISSIONAL |
topic |
BIOLOGIA - ENSINO M?DIO NANOTECNOLOGIA CITOLOGIA PROFESSORES - FORMA??O PROFISSIONAL CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Este trabalho apresenta um estudo voltado ? educa??o em Ci?ncias no s?culo XXI, com ?nfase em atividades que envolvam ensino e aprendizagem de Biologia em contextos relacionados ? viv?ncia dos alunos, de modo integrado a assuntos atuais, levando o saber para al?m da sala de aula e buscando seu reflexo no dia-a-dia. O conte?do focalizado ? a nanotecnologia, tema cada vez mais freq?ente nos meios de comunica??o, integrado ? citologia, em aulas de Biologia no ensino m?dio. Neste contexto, analisam-se poss?veis contribui??es de uma Unidade de Aprendizagem, Nanotecnologia e Citologia, ? forma??o inicial de professores de Biologia. A pesquisa foi desenvolvida por meio de um estudo de caso, com abordagem essencialmente qualitativa e descritiva, tendo como sujeitos os alunos de uma turma de um curso de gradua??o em Ci?ncias Biol?gicas (Licenciatura). Os instrumentos para obter informa??es constaram de uma quest?o inicial para verificar as concep??es pr?vias dos alunos; um di?rio de campo com registro dos encontros; um question?rio final, com depoimentos auto-avaliativos sobre o trabalho vivenciado. Todas as informa??es obtidas foram analisadas segundo a metodologia de An?lise Textual Discursiva, resultando em tr?s grandes categorias, estabelecidas previamente a partir das quest?es de pesquisa: Nanotecnologia e Citologia: reconhecendo as id?ias pr?vias dos licenciandos; As aprendizagens dos licenciandos: processo de transforma??o; Contribui??es na forma??o inicial de professores de Biologia: um novo olhar ao s?culo XXI, uma unidade de aprendizagem para a vida. Foi constatado que, conforme os depoimentos, os alunos apresentavam poucos conhecimentos pr?vios sobre o tema. Consideraram significativo vivenciar a proposta devido ? inova??o, tanto pela metodologia como em termos de conte?do. As conclus?es atestam a import?ncia de estudar temas atuais de modo contextualizado e interdisciplinar, com metodologias diversificadas, e a necessidade de atualiza??o constante dos professores, tanto em sua educa??o continuada como na forma??o inicial. |
publishDate |
2009 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2009-07-01 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009-03-25 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-14T14:12:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
PEREIRA, Carmem Regina da Silva. Nanotecnologia e citologia : perspectivas para o ensino de biologia no s?culo XXI. 2009. 121 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3363 |
identifier_str_mv |
PEREIRA, Carmem Regina da Silva. Nanotecnologia e citologia : perspectivas para o ensino de biologia no s?culo XXI. 2009. 121 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009. |
url |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3363 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
3565627554998330423 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
500 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
6574392640991280001 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?tica |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUCRS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de F?ca |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3363/3/413889.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3363/2/413889.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3363/1/413889.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
24779d9ad852ecf19945f8a39428fb7f 7b63d186ae99dbca9d3bb367b591bcc2 3f8f4d12aeb32c09c8ada564527cc65e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.central@pucrs.br|| |
_version_ |
1796793195365924864 |