Nanotecnologia e citologia : perspectivas para o ensino de biologia no s?culo XXI

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Pereira, Carmem Regina da Silva lattes
Orientador(a): Borges, Regina Maria Rabello lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
Programa de Pós-Graduação: Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?tica
Departamento: Faculdade de F?ca
País: BR
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3363
Resumo: Este trabalho apresenta um estudo voltado ? educa??o em Ci?ncias no s?culo XXI, com ?nfase em atividades que envolvam ensino e aprendizagem de Biologia em contextos relacionados ? viv?ncia dos alunos, de modo integrado a assuntos atuais, levando o saber para al?m da sala de aula e buscando seu reflexo no dia-a-dia. O conte?do focalizado ? a nanotecnologia, tema cada vez mais freq?ente nos meios de comunica??o, integrado ? citologia, em aulas de Biologia no ensino m?dio. Neste contexto, analisam-se poss?veis contribui??es de uma Unidade de Aprendizagem, Nanotecnologia e Citologia, ? forma??o inicial de professores de Biologia. A pesquisa foi desenvolvida por meio de um estudo de caso, com abordagem essencialmente qualitativa e descritiva, tendo como sujeitos os alunos de uma turma de um curso de gradua??o em Ci?ncias Biol?gicas (Licenciatura). Os instrumentos para obter informa??es constaram de uma quest?o inicial para verificar as concep??es pr?vias dos alunos; um di?rio de campo com registro dos encontros; um question?rio final, com depoimentos auto-avaliativos sobre o trabalho vivenciado. Todas as informa??es obtidas foram analisadas segundo a metodologia de An?lise Textual Discursiva, resultando em tr?s grandes categorias, estabelecidas previamente a partir das quest?es de pesquisa: Nanotecnologia e Citologia: reconhecendo as id?ias pr?vias dos licenciandos; As aprendizagens dos licenciandos: processo de transforma??o; Contribui??es na forma??o inicial de professores de Biologia: um novo olhar ao s?culo XXI, uma unidade de aprendizagem para a vida. Foi constatado que, conforme os depoimentos, os alunos apresentavam poucos conhecimentos pr?vios sobre o tema. Consideraram significativo vivenciar a proposta devido ? inova??o, tanto pela metodologia como em termos de conte?do. As conclus?es atestam a import?ncia de estudar temas atuais de modo contextualizado e interdisciplinar, com metodologias diversificadas, e a necessidade de atualiza??o constante dos professores, tanto em sua educa??o continuada como na forma??o inicial.
id P_RS_69411edf31ce7fa66ba3943d64c24899
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/3363
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Borges, Regina Maria RabelloCPF:12067814087http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708659J1CPF:94556130000http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4751900Y3Pereira, Carmem Regina da Silva2015-04-14T14:12:34Z2009-07-012009-03-25PEREIRA, Carmem Regina da Silva. Nanotecnologia e citologia : perspectivas para o ensino de biologia no s?culo XXI. 2009. 121 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3363Made available in DSpace on 2015-04-14T14:12:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 413889.pdf: 3824414 bytes, checksum: 3f8f4d12aeb32c09c8ada564527cc65e (MD5) Previous issue date: 2009-03-25Este trabalho apresenta um estudo voltado ? educa??o em Ci?ncias no s?culo XXI, com ?nfase em atividades que envolvam ensino e aprendizagem de Biologia em contextos relacionados ? viv?ncia dos alunos, de modo integrado a assuntos atuais, levando o saber para al?m da sala de aula e buscando seu reflexo no dia-a-dia. O conte?do focalizado ? a nanotecnologia, tema cada vez mais freq?ente nos meios de comunica??o, integrado ? citologia, em aulas de Biologia no ensino m?dio. Neste contexto, analisam-se poss?veis contribui??es de uma Unidade de Aprendizagem, Nanotecnologia e Citologia, ? forma??o inicial de professores de Biologia. A pesquisa foi desenvolvida por meio de um estudo de caso, com abordagem essencialmente qualitativa e descritiva, tendo como sujeitos os alunos de uma turma de um curso de gradua??o em Ci?ncias Biol?gicas (Licenciatura). Os instrumentos para obter informa??es constaram de uma quest?o inicial para verificar as concep??es pr?vias dos alunos; um di?rio de campo com registro dos encontros; um question?rio final, com depoimentos auto-avaliativos sobre o trabalho vivenciado. Todas as informa??es obtidas foram analisadas segundo a metodologia de An?lise Textual Discursiva, resultando em tr?s grandes categorias, estabelecidas previamente a partir das quest?es de pesquisa: Nanotecnologia e Citologia: reconhecendo as id?ias pr?vias dos licenciandos; As aprendizagens dos licenciandos: processo de transforma??o; Contribui??es na forma??o inicial de professores de Biologia: um novo olhar ao s?culo XXI, uma unidade de aprendizagem para a vida. Foi constatado que, conforme os depoimentos, os alunos apresentavam poucos conhecimentos pr?vios sobre o tema. Consideraram significativo vivenciar a proposta devido ? inova??o, tanto pela metodologia como em termos de conte?do. As conclus?es atestam a import?ncia de estudar temas atuais de modo contextualizado e interdisciplinar, com metodologias diversificadas, e a necessidade de atualiza??o constante dos professores, tanto em sua educa??o continuada como na forma??o inicial.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/8804/413889.pdf.jpgporPontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do SulPrograma de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?ticaPUCRSBRFaculdade de F?caBIOLOGIA - ENSINO M?DIONANOTECNOLOGIACITOLOGIAPROFESSORES - FORMA??O PROFISSIONALCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAONanotecnologia e citologia : perspectivas para o ensino de biologia no s?culo XXIinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis35656275549983304235006006574392640991280001info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL413889.pdf.jpg413889.pdf.jpgimage/jpeg2906http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3363/3/413889.pdf.jpg24779d9ad852ecf19945f8a39428fb7fMD53TEXT413889.pdf.txt413889.pdf.txttext/plain228935http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3363/2/413889.pdf.txt7b63d186ae99dbca9d3bb367b591bcc2MD52ORIGINAL413889.pdfapplication/pdf3824414http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3363/1/413889.pdf3f8f4d12aeb32c09c8ada564527cc65eMD51tede/33632015-04-17 15:59:56.721oai:tede2.pucrs.br:tede/3363Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:59:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv Nanotecnologia e citologia : perspectivas para o ensino de biologia no s?culo XXI
title Nanotecnologia e citologia : perspectivas para o ensino de biologia no s?culo XXI
spellingShingle Nanotecnologia e citologia : perspectivas para o ensino de biologia no s?culo XXI
Pereira, Carmem Regina da Silva
BIOLOGIA - ENSINO M?DIO
NANOTECNOLOGIA
CITOLOGIA
PROFESSORES - FORMA??O PROFISSIONAL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Nanotecnologia e citologia : perspectivas para o ensino de biologia no s?culo XXI
title_full Nanotecnologia e citologia : perspectivas para o ensino de biologia no s?culo XXI
title_fullStr Nanotecnologia e citologia : perspectivas para o ensino de biologia no s?culo XXI
title_full_unstemmed Nanotecnologia e citologia : perspectivas para o ensino de biologia no s?culo XXI
title_sort Nanotecnologia e citologia : perspectivas para o ensino de biologia no s?culo XXI
author Pereira, Carmem Regina da Silva
author_facet Pereira, Carmem Regina da Silva
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Borges, Regina Maria Rabello
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:12067814087
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708659J1
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:94556130000
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4751900Y3
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Carmem Regina da Silva
contributor_str_mv Borges, Regina Maria Rabello
dc.subject.por.fl_str_mv BIOLOGIA - ENSINO M?DIO
NANOTECNOLOGIA
CITOLOGIA
PROFESSORES - FORMA??O PROFISSIONAL
topic BIOLOGIA - ENSINO M?DIO
NANOTECNOLOGIA
CITOLOGIA
PROFESSORES - FORMA??O PROFISSIONAL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Este trabalho apresenta um estudo voltado ? educa??o em Ci?ncias no s?culo XXI, com ?nfase em atividades que envolvam ensino e aprendizagem de Biologia em contextos relacionados ? viv?ncia dos alunos, de modo integrado a assuntos atuais, levando o saber para al?m da sala de aula e buscando seu reflexo no dia-a-dia. O conte?do focalizado ? a nanotecnologia, tema cada vez mais freq?ente nos meios de comunica??o, integrado ? citologia, em aulas de Biologia no ensino m?dio. Neste contexto, analisam-se poss?veis contribui??es de uma Unidade de Aprendizagem, Nanotecnologia e Citologia, ? forma??o inicial de professores de Biologia. A pesquisa foi desenvolvida por meio de um estudo de caso, com abordagem essencialmente qualitativa e descritiva, tendo como sujeitos os alunos de uma turma de um curso de gradua??o em Ci?ncias Biol?gicas (Licenciatura). Os instrumentos para obter informa??es constaram de uma quest?o inicial para verificar as concep??es pr?vias dos alunos; um di?rio de campo com registro dos encontros; um question?rio final, com depoimentos auto-avaliativos sobre o trabalho vivenciado. Todas as informa??es obtidas foram analisadas segundo a metodologia de An?lise Textual Discursiva, resultando em tr?s grandes categorias, estabelecidas previamente a partir das quest?es de pesquisa: Nanotecnologia e Citologia: reconhecendo as id?ias pr?vias dos licenciandos; As aprendizagens dos licenciandos: processo de transforma??o; Contribui??es na forma??o inicial de professores de Biologia: um novo olhar ao s?culo XXI, uma unidade de aprendizagem para a vida. Foi constatado que, conforme os depoimentos, os alunos apresentavam poucos conhecimentos pr?vios sobre o tema. Consideraram significativo vivenciar a proposta devido ? inova??o, tanto pela metodologia como em termos de conte?do. As conclus?es atestam a import?ncia de estudar temas atuais de modo contextualizado e interdisciplinar, com metodologias diversificadas, e a necessidade de atualiza??o constante dos professores, tanto em sua educa??o continuada como na forma??o inicial.
publishDate 2009
dc.date.available.fl_str_mv 2009-07-01
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-03-25
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:12:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PEREIRA, Carmem Regina da Silva. Nanotecnologia e citologia : perspectivas para o ensino de biologia no s?culo XXI. 2009. 121 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3363
identifier_str_mv PEREIRA, Carmem Regina da Silva. Nanotecnologia e citologia : perspectivas para o ensino de biologia no s?culo XXI. 2009. 121 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3363
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 3565627554998330423
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv 6574392640991280001
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?tica
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de F?ca
publisher.none.fl_str_mv Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3363/3/413889.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3363/2/413889.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3363/1/413889.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 24779d9ad852ecf19945f8a39428fb7f
7b63d186ae99dbca9d3bb367b591bcc2
3f8f4d12aeb32c09c8ada564527cc65e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1796793195365924864