Projetos ambientais na escola p?blica e sua rela??o com o processo ensino aprendizagem de matem?tica
Ano de defesa: | 2010 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?tica
|
Departamento: |
Faculdade de F?ca
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3384 |
Resumo: | Este trabalho tem sua origem na inquieta??o de uma educadora que, no decorrer de vinte e oito anos de experi?ncia docente com alunos do ensino fundamental, sempre desejou um ensino eficaz, que proporcionasse ao aluno o prazer e a alegria de aprender matem?tica a partir de novas propostas metodol?gicas, apostando principalmente nas boas rela??es pessoais e na inter-rela??o entre teoria e pr?tica. A necessidade de oferecer ao aluno uma aprendizagem matem?tica significativa, com maior investimento no ensino participativo e contextualizado a partir dos temas ambientais propostos nesta pesquisa buscou respostas para o questionamento que motivou este trabalho: o envolvimento dos alunos de uma s?tima s?rie do ensino fundamental em projetos ambientais na escola p?blica pode influenciar no processo ensino aprendizagem de matem?tica? Verificar por meio da pesquisa se o envolvimento de educandos em projetos ambientais na escola p?blica influencia a qualidade de suas aprendizagens na disciplina de matem?tica foi o objetivo principal deste trabalho. O desenvolvimento da pesquisa aconteceu a partir do envolvimento de alunos de uma s?tima s?rie do ensino fundamental, de uma escola da rede p?blica de ensino no munic?pio de Gravata?/RS, em tr?s projetos ambientais desenvolvidos nessa institui??o de ensino. Os projetos Horta Escolar como uma proposta interdisciplinar e Coleta Seletiva como atitude ambiental foram os dois temas selecionados para o desenvolvimento das duas atividades descritas e analisadas nesta disserta??o. A Aplica??o do C?lculo de ?rea modelagem matem?tica e a Constru??o e Interpreta??o de Gr?ficos pesquisa de opini?o sobre a problem?tica da gera??o e destino do lixo na escola relacionaram conte?dos matem?ticos previstos para a s?tima s?rie com quest?es ambientais em evid?ncia na escola. Dentro de uma metodologia baseada no processo indutivo, seguindo uma abordagem natural?stica - construtivista essa pesquisa mostra um trabalho diferenciado no qual os alunos e a professora atuaram como protagonistas de um processo no qual o crescimento foi m?tuo, fundamentado no direito rec?proco de questionar, argumentar e sugerir, contribuindo assim para um novo olhar sobre o ensinar/aprender matem?tica. |
id |
P_RS_6ace5b0a827c9a943bd478ed977d2d6d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.pucrs.br:tede/3384 |
network_acronym_str |
P_RS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
repository_id_str |
|
spelling |
Portanova, RuthCPF:16876504034http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791673Z5CPF:36296104049http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4423629A0Fernandes, Mara Cristina M?ller2015-04-14T14:12:41Z2010-07-192010-03-26FERNANDES, Mara Cristina M?ller. Projetos ambientais na escola p?blica e sua rela??o com o processo ensino aprendizagem de matem?tica. 2010. 135 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3384Made available in DSpace on 2015-04-14T14:12:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 424801.pdf: 2105589 bytes, checksum: 866fffdba21dff2dfcb958c203609492 (MD5) Previous issue date: 2010-03-26Este trabalho tem sua origem na inquieta??o de uma educadora que, no decorrer de vinte e oito anos de experi?ncia docente com alunos do ensino fundamental, sempre desejou um ensino eficaz, que proporcionasse ao aluno o prazer e a alegria de aprender matem?tica a partir de novas propostas metodol?gicas, apostando principalmente nas boas rela??es pessoais e na inter-rela??o entre teoria e pr?tica. A necessidade de oferecer ao aluno uma aprendizagem matem?tica significativa, com maior investimento no ensino participativo e contextualizado a partir dos temas ambientais propostos nesta pesquisa buscou respostas para o questionamento que motivou este trabalho: o envolvimento dos alunos de uma s?tima s?rie do ensino fundamental em projetos ambientais na escola p?blica pode influenciar no processo ensino aprendizagem de matem?tica? Verificar por meio da pesquisa se o envolvimento de educandos em projetos ambientais na escola p?blica influencia a qualidade de suas aprendizagens na disciplina de matem?tica foi o objetivo principal deste trabalho. O desenvolvimento da pesquisa aconteceu a partir do envolvimento de alunos de uma s?tima s?rie do ensino fundamental, de uma escola da rede p?blica de ensino no munic?pio de Gravata?/RS, em tr?s projetos ambientais desenvolvidos nessa institui??o de ensino. Os projetos Horta Escolar como uma proposta interdisciplinar e Coleta Seletiva como atitude ambiental foram os dois temas selecionados para o desenvolvimento das duas atividades descritas e analisadas nesta disserta??o. A Aplica??o do C?lculo de ?rea modelagem matem?tica e a Constru??o e Interpreta??o de Gr?ficos pesquisa de opini?o sobre a problem?tica da gera??o e destino do lixo na escola relacionaram conte?dos matem?ticos previstos para a s?tima s?rie com quest?es ambientais em evid?ncia na escola. Dentro de uma metodologia baseada no processo indutivo, seguindo uma abordagem natural?stica - construtivista essa pesquisa mostra um trabalho diferenciado no qual os alunos e a professora atuaram como protagonistas de um processo no qual o crescimento foi m?tuo, fundamentado no direito rec?proco de questionar, argumentar e sugerir, contribuindo assim para um novo olhar sobre o ensinar/aprender matem?tica.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/11502/424801.pdf.jpgporPontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do SulPrograma de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?ticaPUCRSBRFaculdade de F?caEDUCA??OMATEM?TICA - ENSINOMATEM?TICA - ENSINO FUNDAMENTALEDUCA??O AMBIENTALAPRENDIZAGEMENSINO - T?CNICASCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOProjetos ambientais na escola p?blica e sua rela??o com o processo ensino aprendizagem de matem?ticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis35656275549983304235006006574392640991280001info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL424801.pdf.jpg424801.pdf.jpgimage/jpeg2635http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3384/3/424801.pdf.jpga7bab2e993a9a70b2ce85d538541f4a1MD53TEXT424801.pdf.txt424801.pdf.txttext/plain220291http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3384/2/424801.pdf.txt33c3b7262fb47da6c7ff224b4bcadf0cMD52ORIGINAL424801.pdfapplication/pdf2105589http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3384/1/424801.pdf866fffdba21dff2dfcb958c203609492MD51tede/33842015-04-30 08:15:38.217oai:tede2.pucrs.br:tede/3384Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-30T11:15:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Projetos ambientais na escola p?blica e sua rela??o com o processo ensino aprendizagem de matem?tica |
title |
Projetos ambientais na escola p?blica e sua rela??o com o processo ensino aprendizagem de matem?tica |
spellingShingle |
Projetos ambientais na escola p?blica e sua rela??o com o processo ensino aprendizagem de matem?tica Fernandes, Mara Cristina M?ller EDUCA??O MATEM?TICA - ENSINO MATEM?TICA - ENSINO FUNDAMENTAL EDUCA??O AMBIENTAL APRENDIZAGEM ENSINO - T?CNICAS CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Projetos ambientais na escola p?blica e sua rela??o com o processo ensino aprendizagem de matem?tica |
title_full |
Projetos ambientais na escola p?blica e sua rela??o com o processo ensino aprendizagem de matem?tica |
title_fullStr |
Projetos ambientais na escola p?blica e sua rela??o com o processo ensino aprendizagem de matem?tica |
title_full_unstemmed |
Projetos ambientais na escola p?blica e sua rela??o com o processo ensino aprendizagem de matem?tica |
title_sort |
Projetos ambientais na escola p?blica e sua rela??o com o processo ensino aprendizagem de matem?tica |
author |
Fernandes, Mara Cristina M?ller |
author_facet |
Fernandes, Mara Cristina M?ller |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Portanova, Ruth |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:16876504034 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791673Z5 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:36296104049 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4423629A0 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Mara Cristina M?ller |
contributor_str_mv |
Portanova, Ruth |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EDUCA??O MATEM?TICA - ENSINO MATEM?TICA - ENSINO FUNDAMENTAL EDUCA??O AMBIENTAL APRENDIZAGEM ENSINO - T?CNICAS |
topic |
EDUCA??O MATEM?TICA - ENSINO MATEM?TICA - ENSINO FUNDAMENTAL EDUCA??O AMBIENTAL APRENDIZAGEM ENSINO - T?CNICAS CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Este trabalho tem sua origem na inquieta??o de uma educadora que, no decorrer de vinte e oito anos de experi?ncia docente com alunos do ensino fundamental, sempre desejou um ensino eficaz, que proporcionasse ao aluno o prazer e a alegria de aprender matem?tica a partir de novas propostas metodol?gicas, apostando principalmente nas boas rela??es pessoais e na inter-rela??o entre teoria e pr?tica. A necessidade de oferecer ao aluno uma aprendizagem matem?tica significativa, com maior investimento no ensino participativo e contextualizado a partir dos temas ambientais propostos nesta pesquisa buscou respostas para o questionamento que motivou este trabalho: o envolvimento dos alunos de uma s?tima s?rie do ensino fundamental em projetos ambientais na escola p?blica pode influenciar no processo ensino aprendizagem de matem?tica? Verificar por meio da pesquisa se o envolvimento de educandos em projetos ambientais na escola p?blica influencia a qualidade de suas aprendizagens na disciplina de matem?tica foi o objetivo principal deste trabalho. O desenvolvimento da pesquisa aconteceu a partir do envolvimento de alunos de uma s?tima s?rie do ensino fundamental, de uma escola da rede p?blica de ensino no munic?pio de Gravata?/RS, em tr?s projetos ambientais desenvolvidos nessa institui??o de ensino. Os projetos Horta Escolar como uma proposta interdisciplinar e Coleta Seletiva como atitude ambiental foram os dois temas selecionados para o desenvolvimento das duas atividades descritas e analisadas nesta disserta??o. A Aplica??o do C?lculo de ?rea modelagem matem?tica e a Constru??o e Interpreta??o de Gr?ficos pesquisa de opini?o sobre a problem?tica da gera??o e destino do lixo na escola relacionaram conte?dos matem?ticos previstos para a s?tima s?rie com quest?es ambientais em evid?ncia na escola. Dentro de uma metodologia baseada no processo indutivo, seguindo uma abordagem natural?stica - construtivista essa pesquisa mostra um trabalho diferenciado no qual os alunos e a professora atuaram como protagonistas de um processo no qual o crescimento foi m?tuo, fundamentado no direito rec?proco de questionar, argumentar e sugerir, contribuindo assim para um novo olhar sobre o ensinar/aprender matem?tica. |
publishDate |
2010 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2010-07-19 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-03-26 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-14T14:12:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
FERNANDES, Mara Cristina M?ller. Projetos ambientais na escola p?blica e sua rela??o com o processo ensino aprendizagem de matem?tica. 2010. 135 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3384 |
identifier_str_mv |
FERNANDES, Mara Cristina M?ller. Projetos ambientais na escola p?blica e sua rela??o com o processo ensino aprendizagem de matem?tica. 2010. 135 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010. |
url |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3384 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
3565627554998330423 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
500 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
6574392640991280001 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?tica |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUCRS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de F?ca |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3384/3/424801.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3384/2/424801.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3384/1/424801.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a7bab2e993a9a70b2ce85d538541f4a1 33c3b7262fb47da6c7ff224b4bcadf0c 866fffdba21dff2dfcb958c203609492 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.central@pucrs.br|| |
_version_ |
1796793195462393856 |