O ensino da trigonometria subsidiado pelas teorias da aprendizagem significativa e dos campos conceituais
Ano de defesa: | 2009 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?tica
|
Departamento: |
Faculdade de F?ca
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País: |
BR
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Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3357 |
Resumo: | Este trabalho de pesquisa, tendo como fundamenta??o te?rica a Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) de Ausubel e a Teoria dos Campos Conceituais (TCC) de Vergnaud, tem como principal objetivo propor uma metodologia de ensino que possa contribuir para uma constru??o significativa dos conceitos envolvidos no campo conceitual da trigonometria. Essa quest?o de pesquisa surgiu em fun??o da inquietude com as dificuldades de compreens?o e de conceitualiza??o dos alunos e da sua falta de interesse em rela??o ao tema. A teoria da aprendizagem significativa de Ausubel ressalta que ? importante para a aprendizagem que o professor identifique os conhecimentos pr?vios dos alunos e organize materiais potencialmente significativos e motivadores, enquanto que a teoria dos campos conceituais de Vergnaud salienta de que a situa??o ? que d? sentido aos conceitos e ? atrav?s dela que o aluno tem condi??es de explicitar os seus conhecimentos-em-a??o e transform?-los em conhecimentos cient?ficos. Sendo assim, para que o processo de pesquisa acontecesse, foi planejada e executada a investiga??o dos conceitos pr?vios dos alunos por meio de um question?rio, cujas respostas foram tabuladas e categorizadas, servindo de base para a constru??o e proposta de situa??es, nas quais, os alunos, de forma individual ou em pequenos grupos, poderiam explicitar e construir novos conhecimentos. Foram utilizados diferentes instrumentos de coleta de dados: o registro oral e escrito dos conhecimentos pr?vios dos alunos, o registro das observa??es feitas em sala de aula, o registro escrito de v?rias situa??es-problema, al?m das avalia??es formais, os quais possibilitaram identificar alguns conhecimentos-em-a??o. Os resultados da proposta referendaram: i) a import?ncia de verificar as concep??es pr?vias que os alunos trazem na sua bagagem de conhecimentos com os temas que s?o tratados em sala de aula, muitas vezes, sequer imaginados pelo professor; ii) a import?ncia do papel do professor como mediador dos processos de ensino e de aprendizagem, propondo atividades pertinentes, diversificadas e contextualizadas, nas quais o aluno possa interagir significativamente com o material, com os colegas e com o pr?prio professor, permitindo o seu progressivo dom?nio num determinado campo conceitual. |
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