Posicionamento estratégico das redes de supermercados locais : um estudo na cidade de Santos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Pastore, Ricardo lattes
Orientador(a): João, Belmiro do Nascimento lattes
Banca de defesa: Claro, José Alberto Carvalho dos Santos lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Católica de Santos
Programa de Pós-Graduação: Mestrado em Gestão de Negócios
Departamento: Organização e gestão
País: BR
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede.unisantos.br/handle/tede/464
Resumo: Embora pequenos supermercadistas convivam com grandes redes globais na cidade de Santos, há possibilidade dos primeiros desenvolverem os seus negócios de maneira sustentável, caso identifiquem diferenciais competitivos capazes de atrair, reter clientes e torná-los fiéis, sem que, para isso, tenham que fazer promoções ou descontos agressivos e prejudiciais aos resultados mensais de seus estabelecimentos. Esta pesquisa tem por objetivo investigar tais fatores de sucesso e apontar caminhos para outros pesquisadores e demais interessados que buscam soluções para as questões do varejo feito por empreendedores com poucos recursos. Após entrevista preliminar com um gestor supermercadista, elegeu-se a localização, a inovação e o atendimento como vetores estratégicos capazes de estabelecer os diferenciais competitivos suficientes para evitar competição em preços com as lojas pertencentes a grandes varejistas embora sejam estes, muito mais poderosos economicamente e em tese detentores de maiores conhecimentos sobre gestão e estratégia. Foi adotado como metodologia de pesquisa um estudo de casos múltiplos envolvendo entrevistas com gestores de três redes de pequeno porte. A revisão da teoria investigou os temas ligados a competitividade e marketing varejista possibilitando amplo material de consulta para futuros estudos. Apresenta ainda este estudo, uma linha histórica sobre consumo e distribuição no mundo, no Brasil e na cidade de Santos.
id SANT_bee7793e9bcba29b236034d0fd486b63
oai_identifier_str oai:tede.unisantos.br:tede/464
network_acronym_str SANT
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS
repository_id_str
spelling João, Belmiro do NascimentoCPF:00420436898http://lattes.cnpq.br/5455434263444485Claro, José Alberto Carvalho dos SantosCPF:09789908805http://lattes.cnpq.br/0865792662046289CPF:03241136841http://lattes.cnpq.br/2157220718441679Pastore, Ricardo2015-02-04T21:38:44Z2009-05-142008-11-13PASTORE, Ricardo. Posicionamento estratégico das redes de supermercados locais : um estudo na cidade de Santos. 2008. 197 f. Dissertação (Mestrado em Organização e gestão) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2008.https://tede.unisantos.br/handle/tede/464Embora pequenos supermercadistas convivam com grandes redes globais na cidade de Santos, há possibilidade dos primeiros desenvolverem os seus negócios de maneira sustentável, caso identifiquem diferenciais competitivos capazes de atrair, reter clientes e torná-los fiéis, sem que, para isso, tenham que fazer promoções ou descontos agressivos e prejudiciais aos resultados mensais de seus estabelecimentos. Esta pesquisa tem por objetivo investigar tais fatores de sucesso e apontar caminhos para outros pesquisadores e demais interessados que buscam soluções para as questões do varejo feito por empreendedores com poucos recursos. Após entrevista preliminar com um gestor supermercadista, elegeu-se a localização, a inovação e o atendimento como vetores estratégicos capazes de estabelecer os diferenciais competitivos suficientes para evitar competição em preços com as lojas pertencentes a grandes varejistas embora sejam estes, muito mais poderosos economicamente e em tese detentores de maiores conhecimentos sobre gestão e estratégia. Foi adotado como metodologia de pesquisa um estudo de casos múltiplos envolvendo entrevistas com gestores de três redes de pequeno porte. A revisão da teoria investigou os temas ligados a competitividade e marketing varejista possibilitando amplo material de consulta para futuros estudos. Apresenta ainda este estudo, uma linha histórica sobre consumo e distribuição no mundo, no Brasil e na cidade de Santos.application/pdfporUniversidade Católica de SantosMestrado em Gestão de NegóciosCatólica de SantosBROrganização e gestãosupermercadoscompetitividadediferenciais estratégicosCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOPosicionamento estratégico das redes de supermercados locais : um estudo na cidade de Santosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOSinstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:UNISANTOSORIGINALRicardo Pastore.pdfapplication/pdf1672258https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/464/1/Ricardo%20Pastore.pdf510839bff7a8b9d0be6c9e7fa21e55efMD51TEXTRicardo Pastore.pdf.txtRicardo Pastore.pdf.txtExtracted texttext/plain321166https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/464/2/Ricardo%20Pastore.pdf.txt9c5b8134a417a69a197078584ca87f2eMD52THUMBNAILRicardo Pastore.pdf.jpgRicardo Pastore.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1191https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/464/3/Ricardo%20Pastore.pdf.jpg8c457d2b9b9868ad9f37c8e5c343d847MD53tede/4642021-10-04 18:20:46.0oai:tede.unisantos.br:tede/464Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://biblioteca.unisantos.br:8181/http://biblioteca.unisantos.br:8181/oai/requestmrita.biblio@unisantos.br||mrita.biblio@unisantos.bropendoar:47132021-10-04T21:20:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.por.fl_str_mv Posicionamento estratégico das redes de supermercados locais : um estudo na cidade de Santos
title Posicionamento estratégico das redes de supermercados locais : um estudo na cidade de Santos
spellingShingle Posicionamento estratégico das redes de supermercados locais : um estudo na cidade de Santos
Pastore, Ricardo
supermercados
competitividade
diferenciais estratégicos
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
title_short Posicionamento estratégico das redes de supermercados locais : um estudo na cidade de Santos
title_full Posicionamento estratégico das redes de supermercados locais : um estudo na cidade de Santos
title_fullStr Posicionamento estratégico das redes de supermercados locais : um estudo na cidade de Santos
title_full_unstemmed Posicionamento estratégico das redes de supermercados locais : um estudo na cidade de Santos
title_sort Posicionamento estratégico das redes de supermercados locais : um estudo na cidade de Santos
author Pastore, Ricardo
author_facet Pastore, Ricardo
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv João, Belmiro do Nascimento
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:00420436898
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5455434263444485
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Claro, José Alberto Carvalho dos Santos
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv CPF:09789908805
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0865792662046289
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:03241136841
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2157220718441679
dc.contributor.author.fl_str_mv Pastore, Ricardo
contributor_str_mv João, Belmiro do Nascimento
Claro, José Alberto Carvalho dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv supermercados
competitividade
diferenciais estratégicos
topic supermercados
competitividade
diferenciais estratégicos
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
description Embora pequenos supermercadistas convivam com grandes redes globais na cidade de Santos, há possibilidade dos primeiros desenvolverem os seus negócios de maneira sustentável, caso identifiquem diferenciais competitivos capazes de atrair, reter clientes e torná-los fiéis, sem que, para isso, tenham que fazer promoções ou descontos agressivos e prejudiciais aos resultados mensais de seus estabelecimentos. Esta pesquisa tem por objetivo investigar tais fatores de sucesso e apontar caminhos para outros pesquisadores e demais interessados que buscam soluções para as questões do varejo feito por empreendedores com poucos recursos. Após entrevista preliminar com um gestor supermercadista, elegeu-se a localização, a inovação e o atendimento como vetores estratégicos capazes de estabelecer os diferenciais competitivos suficientes para evitar competição em preços com as lojas pertencentes a grandes varejistas embora sejam estes, muito mais poderosos economicamente e em tese detentores de maiores conhecimentos sobre gestão e estratégia. Foi adotado como metodologia de pesquisa um estudo de casos múltiplos envolvendo entrevistas com gestores de três redes de pequeno porte. A revisão da teoria investigou os temas ligados a competitividade e marketing varejista possibilitando amplo material de consulta para futuros estudos. Apresenta ainda este estudo, uma linha histórica sobre consumo e distribuição no mundo, no Brasil e na cidade de Santos.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-11-13
dc.date.available.fl_str_mv 2009-05-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-02-04T21:38:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PASTORE, Ricardo. Posicionamento estratégico das redes de supermercados locais : um estudo na cidade de Santos. 2008. 197 f. Dissertação (Mestrado em Organização e gestão) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2008.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede.unisantos.br/handle/tede/464
identifier_str_mv PASTORE, Ricardo. Posicionamento estratégico das redes de supermercados locais : um estudo na cidade de Santos. 2008. 197 f. Dissertação (Mestrado em Organização e gestão) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2008.
url https://tede.unisantos.br/handle/tede/464
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Santos
dc.publisher.program.fl_str_mv Mestrado em Gestão de Negócios
dc.publisher.initials.fl_str_mv Católica de Santos
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Organização e gestão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:UNISANTOS
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str UNISANTOS
institution UNISANTOS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS
bitstream.url.fl_str_mv https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/464/1/Ricardo%20Pastore.pdf
https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/464/2/Ricardo%20Pastore.pdf.txt
https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/464/3/Ricardo%20Pastore.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 510839bff7a8b9d0be6c9e7fa21e55ef
9c5b8134a417a69a197078584ca87f2e
8c457d2b9b9868ad9f37c8e5c343d847
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv mrita.biblio@unisantos.br||mrita.biblio@unisantos.br
_version_ 1801046632125431808