Formação de professoras para o ensino crítico de língua portuguesa : uma experiência no curso de pedagogia por meio da plataforma "Blackboard"

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Araújo, Vitor Savio de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado em Língua, Literatura e Interculturalidade
Brasil
UEG
Programa de Pós-Graduação Strito sensu em Língua, Literatura e Interculturalidade (POSLLI)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/786
Resumo: A proposta deste estudo é refletir a respeito das percepções de pensamento crítico por parte de um grupo de professoras em formação universitária em Pedagogia, de um centro universitário privado na cidade de Goiânia-GO. Essa proposta partiu da compreensão que tenho, como formador de professores/as de Língua Portuguesa no ensino superior, que tais aulas não sejam momentos para transmissão de conteúdos gramaticais, nas quais a figura e atuação dos/as professores/as prevaleçam sobre os/as alunos/as como os/as detentores/as do saber (FREIRE, 1987). Compreendo, também, que a formação crítica de docentes não deva ser voltada apenas para a atuação no ensino superior e/ou na educação básica, mas também para os primeiros anos do ensino fundamental. Para que isso aconteça, percebo ser necessário que os/as acadêmicos/as de Pedagogia estejam familiarizados/as com conceitos centrais da Linguística Aplicada Crítica e que tais conceitos façam parte da formação destes/as profissionais que também são professores/as de língua. Quanto às perspectivas críticas de educação linguística, tomo por referência as contribuições de Pennycook (2004; 2006), Monte Mor (2015, 2019), Jordão (2013, 2016), Moita Lopes (2006; 2013), dentre outros autores, e quanto à Pedagogia, me pauto em Freire (1987, 1996). Esta pesquisa, conforme Silvestre (2017), trata-se de uma pesquisa-formação, realizada durante os meses de março a junho de 2020, por meio de aulas remotas, utilizando a plataforma Blackboard, disponibilizada pela instituição de ensino superior para a realização de atividades on-line durante a pandemia da Covid-19. O material empírico é constituído por interações realizadas pelas participantes durante as aulas remotas, tais como: aulas remotas gravadas em vídeo e em áudio, questionários, além de notas de campo do pesquisador. Como objetivo geral, o estudo visa discutir uma experiência de formação de professores/as para o ensino crítico de LP, no curso de Pedagogia, com a proposta de responder as seguintes questões: Como as participantes, na condição de professoras universitárias em formação, compreendem o ensino crítico de língua portuguesa? Quais são as concepções das participantes sobre ser crítico? Na percepção das participantes, é possível ensinar língua portuguesa em uma perspectiva crítica nos anos iniciais do ensino fundamental? A partir dessas questões, desenvolvo reflexões acerca das concepções de criticidade e também discuto a respeito do ensino crítico de LP nos primeiros anos do ensino fundamental. Os resultados indicam uma ampliação da percepção de crítico das participantes e a compreensão a respeito de se inserir nas aulas de LP momentos para reflexões, por meio de problematizações.
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Essa proposta partiu da compreensão que tenho, como formador de professores/as de Língua Portuguesa no ensino superior, que tais aulas não sejam momentos para transmissão de conteúdos gramaticais, nas quais a figura e atuação dos/as professores/as prevaleçam sobre os/as alunos/as como os/as detentores/as do saber (FREIRE, 1987). Compreendo, também, que a formação crítica de docentes não deva ser voltada apenas para a atuação no ensino superior e/ou na educação básica, mas também para os primeiros anos do ensino fundamental. Para que isso aconteça, percebo ser necessário que os/as acadêmicos/as de Pedagogia estejam familiarizados/as com conceitos centrais da Linguística Aplicada Crítica e que tais conceitos façam parte da formação destes/as profissionais que também são professores/as de língua. Quanto às perspectivas críticas de educação linguística, tomo por referência as contribuições de Pennycook (2004; 2006), Monte Mor (2015, 2019), Jordão (2013, 2016), Moita Lopes (2006; 2013), dentre outros autores, e quanto à Pedagogia, me pauto em Freire (1987, 1996). Esta pesquisa, conforme Silvestre (2017), trata-se de uma pesquisa-formação, realizada durante os meses de março a junho de 2020, por meio de aulas remotas, utilizando a plataforma Blackboard, disponibilizada pela instituição de ensino superior para a realização de atividades on-line durante a pandemia da Covid-19. O material empírico é constituído por interações realizadas pelas participantes durante as aulas remotas, tais como: aulas remotas gravadas em vídeo e em áudio, questionários, além de notas de campo do pesquisador. Como objetivo geral, o estudo visa discutir uma experiência de formação de professores/as para o ensino crítico de LP, no curso de Pedagogia, com a proposta de responder as seguintes questões: Como as participantes, na condição de professoras universitárias em formação, compreendem o ensino crítico de língua portuguesa? Quais são as concepções das participantes sobre ser crítico? Na percepção das participantes, é possível ensinar língua portuguesa em uma perspectiva crítica nos anos iniciais do ensino fundamental? A partir dessas questões, desenvolvo reflexões acerca das concepções de criticidade e também discuto a respeito do ensino crítico de LP nos primeiros anos do ensino fundamental. Os resultados indicam uma ampliação da percepção de crítico das participantes e a compreensão a respeito de se inserir nas aulas de LP momentos para reflexões, por meio de problematizações.El propósito de este estudio es hacer reflexiones sobre los conceptos de pensamiento crítico por parte de un grupo de profesoras en formación universitaria en Pedagogía, de un centro universitario privado de la ciudad de Goiânia-GO. Esta propuesta surgió de la comprensión que tengo, como docente de profesores de lengua portuguesa en la educación superior, que estas clases no son momentos de transmisión de contenidos gramaticales, en las cuales la figura y el desempeño de los docentes prevalecen sobre las/los estudiantes como poseedores/as del conocimiento (FREIRE, 1987). Comprendo, también, que la formación crítica de docentes no debe estar direccionada solo al desempeño en la educación superior y/o la educación básica, sino también a los primeros años de la educación primaria. Para que esto ocurra, me doy cuenta de que es necesario que los/las académicos/as de Pedagogía estén familiarizados/as con los conceptos centrales de la Lingüística Aplicada Crítica y que estos conceptos hagan parte de la formación de estos/as profesionales que también son profesores/as de lengua. En cuanto a las perspectivas críticas de la educación lingüística, tomo como referencia los aportes de Pennycook (2004; 2006), Monte Mor (2015, 2019), Jordão (2013, 2016), Moita Lopes (2006; 2013), entre otros autores, y cuánto a la Pedagogía, me utilizo de Freire (1987, 1996). Esta investigación, según Silvestre (2017), es una pesquisa-formación, realizada durante los meses de marzo a junio de 2020, a través de clases a distancia, utilizando la plataforma Blackboard, puesta a disposición a alumnos/as y maestros/as por la institución de educación superior para la realización de actividades online durante la pandemia de Covid-19 en el año de 2020. El material empírico consta de interacciones realizadas por las participantes durante las clases remotas, tales como: clases online grabadas en video y audio, cuestionarios, además de las notas de campo del investigador. Como objetivo general, el estudio visa discutir una experiencia de formación docente para la enseñanza crítica de LP, en el curso de Pedagogía, con la intención de dar respuesta a las siguientes preguntas: ¿Cómo las participantes, en condición de docentes universitarias en formación, comprenden la enseñanza crítica de lengua portuguesa? ¿Cuáles son las opiniones de las participantes sobre ser crítico? En la percepción de las participantes, ¿es posible enseñar portugués desde una perspectiva crítica en los primeros años de la escuela primaria? Con base en estas preguntas, hago reflexiones sobre los conceptos de criticidad y también discuto la enseñanza crítica de LP en los primeros años de la escuela primaria. Los análisis indican una ampliación de la percepción del concepto de crítico por las participantes de la pesquisa y una comprensión con respecto a la inserción en las clases de LP de espacios para reflexiones por medio de las problematizaciones.Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado em Língua, Literatura e InterculturalidadeBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Strito sensu em Língua, Literatura e Interculturalidade (POSLLI)Lopes, Cristiane Rosahttp://lattes.cnpq.br/5818321410864812Lopes, Cristiane Rosahttp://lattes.cnpq.br/5818321410864812Mastrella-de-Andrade, Mariana Rosahttp://lattes.cnpq.br/1271403534157586Freitas, Carla Conti dehttp://lattes.cnpq.br/5357556016311932Araújo, Vitor Savio de2021-08-19T10:10:42Z2020-12-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfARAÚJO, Vitor Savio de. Formação de professoras para o ensino crítico de língua portuguesa: uma experiência no curso de pedagogia por meio da plataforma "Blackboard". 2020. 119 f. Dissertação (Mestrado em Língua, Literatura e Interculturalidade) – Câmpus Cora Coralina, Universidade Estadual de Goiás, Goiás, GO, 2020.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/786porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2023-08-22T22:55:43Zoai:tede2:tede/786Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2023-08-22T22:55:43Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false
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