Rotational deviations for minimal torus homeomorphisms

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Rodrigues, Fernanda Pereira
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
dARK ID: ark:/87559/0013000008pb6
Idioma: eng
Instituição de defesa: Niterói
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://app.uff.br/riuff/handle/1/9325
Resumo: Seja f um homeomorfismo do toro homotópico à identidade e ˜f :R2 →R2 um levantamento de f. Generalizando o número de rotação introduzido por Poincaré para aplicações do círculo, Misiurewicz e Ziemian em [MZ89] definiram um conjunto compacto e convexo ρ(˜f)⊂R2, denominado conjunto de rotação, que reflete muitas propriedades dinâmicas de f. Este conjunto tem interior vazio se f não possui pontos periódicos e, portanto, podemos encontrar uma reta contendo o conjunto de rotação. Nesta tese, consideraremos o caso de homeomorfismo minimal, i.e. um homeomorfismo com todas as órbitas densas no toro. Se v∈R2 é um vetor perpendicular a reta contendo ρ(˜f), então a projeção ortogonal de ρ(˜f) na direção de v é um único pontoρ(˜f),v. Dizemos que f tem desvio rotacional limitado na direção de v, quando ˜fn(z) −z−nρ(˜f),v é uniformemente limitado para todo z∈R2 e n∈Z. O objetivo do nosso trabalho é estudar a dinâmica de f considerando desvios rotacionais limitados ou ilimitados. Provamos que a existência de uma partição do toro invariante por f, formada por conjuntos conexos e essenciais com interior vazio, é uma condição necessária e suficiente para desvios limitados. Além disso, mostramos que, se o conjunto de rotação é um segmento com inclinação racional, então temos a seguinte dicotomia: ou f possui desvio limitado ou todo conjunto aberto se espalha em todas as direções.
id UFF-2_6ac13bb6b9a320dba2c90e8a3eaa039b
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/9325
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str
spelling Rotational deviations for minimal torus homeomorphismsHomeomorfismos do toroHomeomorfismos minimaisFunções no toroSeja f um homeomorfismo do toro homotópico à identidade e ˜f :R2 →R2 um levantamento de f. Generalizando o número de rotação introduzido por Poincaré para aplicações do círculo, Misiurewicz e Ziemian em [MZ89] definiram um conjunto compacto e convexo ρ(˜f)⊂R2, denominado conjunto de rotação, que reflete muitas propriedades dinâmicas de f. Este conjunto tem interior vazio se f não possui pontos periódicos e, portanto, podemos encontrar uma reta contendo o conjunto de rotação. Nesta tese, consideraremos o caso de homeomorfismo minimal, i.e. um homeomorfismo com todas as órbitas densas no toro. Se v∈R2 é um vetor perpendicular a reta contendo ρ(˜f), então a projeção ortogonal de ρ(˜f) na direção de v é um único pontoρ(˜f),v. Dizemos que f tem desvio rotacional limitado na direção de v, quando ˜fn(z) −z−nρ(˜f),v é uniformemente limitado para todo z∈R2 e n∈Z. O objetivo do nosso trabalho é estudar a dinâmica de f considerando desvios rotacionais limitados ou ilimitados. Provamos que a existência de uma partição do toro invariante por f, formada por conjuntos conexos e essenciais com interior vazio, é uma condição necessária e suficiente para desvios limitados. Além disso, mostramos que, se o conjunto de rotação é um segmento com inclinação racional, então temos a seguinte dicotomia: ou f possui desvio limitado ou todo conjunto aberto se espalha em todas as direções.54p.NiteróiKocsard, AlejandroRodrigues, Fernanda Pereira2019-04-29T15:26:05Z2019-04-29T15:26:05Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/9325Aluno de Doutoradoark:/87559/0013000008pb6openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessengreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2020-07-27T17:35:08Zoai:app.uff.br:1/9325Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202020-07-27T17:35:08Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Rotational deviations for minimal torus homeomorphisms
title Rotational deviations for minimal torus homeomorphisms
spellingShingle Rotational deviations for minimal torus homeomorphisms
Rodrigues, Fernanda Pereira
Homeomorfismos do toro
Homeomorfismos minimais
Funções no toro
title_short Rotational deviations for minimal torus homeomorphisms
title_full Rotational deviations for minimal torus homeomorphisms
title_fullStr Rotational deviations for minimal torus homeomorphisms
title_full_unstemmed Rotational deviations for minimal torus homeomorphisms
title_sort Rotational deviations for minimal torus homeomorphisms
author Rodrigues, Fernanda Pereira
author_facet Rodrigues, Fernanda Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Kocsard, Alejandro
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Fernanda Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Homeomorfismos do toro
Homeomorfismos minimais
Funções no toro
topic Homeomorfismos do toro
Homeomorfismos minimais
Funções no toro
description Seja f um homeomorfismo do toro homotópico à identidade e ˜f :R2 →R2 um levantamento de f. Generalizando o número de rotação introduzido por Poincaré para aplicações do círculo, Misiurewicz e Ziemian em [MZ89] definiram um conjunto compacto e convexo ρ(˜f)⊂R2, denominado conjunto de rotação, que reflete muitas propriedades dinâmicas de f. Este conjunto tem interior vazio se f não possui pontos periódicos e, portanto, podemos encontrar uma reta contendo o conjunto de rotação. Nesta tese, consideraremos o caso de homeomorfismo minimal, i.e. um homeomorfismo com todas as órbitas densas no toro. Se v∈R2 é um vetor perpendicular a reta contendo ρ(˜f), então a projeção ortogonal de ρ(˜f) na direção de v é um único pontoρ(˜f),v. Dizemos que f tem desvio rotacional limitado na direção de v, quando ˜fn(z) −z−nρ(˜f),v é uniformemente limitado para todo z∈R2 e n∈Z. O objetivo do nosso trabalho é estudar a dinâmica de f considerando desvios rotacionais limitados ou ilimitados. Provamos que a existência de uma partição do toro invariante por f, formada por conjuntos conexos e essenciais com interior vazio, é uma condição necessária e suficiente para desvios limitados. Além disso, mostramos que, se o conjunto de rotação é um segmento com inclinação racional, então temos a seguinte dicotomia: ou f possui desvio limitado ou todo conjunto aberto se espalha em todas as direções.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2019-04-29T15:26:05Z
2019-04-29T15:26:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/9325
Aluno de Doutorado
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/87559/0013000008pb6
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/9325
identifier_str_mv Aluno de Doutorado
ark:/87559/0013000008pb6
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Niterói
publisher.none.fl_str_mv Niterói
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1848091160752422912