Os significados da escolarização em uma aldeia indígena guarani Mbya

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Silveira, Isabela Figueiredo de Oliveira Borges
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://app.uff.br/riuff/handle/1/29998
Resumo: O tema desta dissertação é a Educação Escolar Indígena, contudo, aborda os significados de escolarização na Aldeia Mata Verde Bonita, na cidade Maricá, no estado Rio de Janeiro, buscando enfatizar o olhar, o significado, as vozes desses Guarani Mbya. Para tal, teve como objetivos: 1)Compreender qual a função da instituição escola para a comunidade indígena em questão; 2)Investigar se a oferta do Ensino Fundamental até o 5º ano dentro da aldeia e a etapa final do fundamental fora, atende à comunidade; e 3)Traçar as expectativas da comunidade quanto ao processso de escolarização dos integrantes da referida aldeia. Para analisar essas questões foi realizada pesquisa de cunho qualitativo, utilizando como instrumento de produção de dados a entrevista semiestruturada, embasada na entrevista compreensiva, com oito moradoras da referida aldeia. Triangulou-se a análise dos dados produzidos pelas entrevistas com outros estudos e com alguns dados referentes ao questionário elaborado para a construção do Projeto Político Pedagógico da escola de dentro da aldeia. O aporte teórico e documental que subsidiou este estudo foram as legislações, diretrizes, regulamentos e demais documentos que amparam a Educação Escolar Indígena nos âmbitos nacional, estadual e municipal, além dos estudos de diversos autores/pesquisadores/especialistas sobre a Educação Escolar Indígena. Os resultados apontam para o fato de que esta comunidade necessita da escola para, principalmente, se apropriar dos saberes juruá para transitar pelo mundo juruá de forma eficiente, não abandonando os saberes Mbya. Concluiu-se, também, que continuar os estudos, a partir do 6º ano do Ensino Fundamental em escola fora da aldeia não atende a comunidade. As crianças continuam os estudos fora da aldeia por não terem outra opção. Superando o medo pelo racismo, o qual teem certeza que passarão nas escolas fora da aldeia, dão continuidade aos estudos objetivando terminar o processo de escolarização o qual se inicia por volta dos dois anos de idade, estendendo-se até a formação profsissional, em nível médio ou superior.
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Para analisar essas questões foi realizada pesquisa de cunho qualitativo, utilizando como instrumento de produção de dados a entrevista semiestruturada, embasada na entrevista compreensiva, com oito moradoras da referida aldeia. Triangulou-se a análise dos dados produzidos pelas entrevistas com outros estudos e com alguns dados referentes ao questionário elaborado para a construção do Projeto Político Pedagógico da escola de dentro da aldeia. O aporte teórico e documental que subsidiou este estudo foram as legislações, diretrizes, regulamentos e demais documentos que amparam a Educação Escolar Indígena nos âmbitos nacional, estadual e municipal, além dos estudos de diversos autores/pesquisadores/especialistas sobre a Educação Escolar Indígena. Os resultados apontam para o fato de que esta comunidade necessita da escola para, principalmente, se apropriar dos saberes juruá para transitar pelo mundo juruá de forma eficiente, não abandonando os saberes Mbya. Concluiu-se, também, que continuar os estudos, a partir do 6º ano do Ensino Fundamental em escola fora da aldeia não atende a comunidade. As crianças continuam os estudos fora da aldeia por não terem outra opção. Superando o medo pelo racismo, o qual teem certeza que passarão nas escolas fora da aldeia, dão continuidade aos estudos objetivando terminar o processo de escolarização o qual se inicia por volta dos dois anos de idade, estendendo-se até a formação profsissional, em nível médio ou superior.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThe topic of this dissertation is Indigenous School Education, however, it addresses the meanings of schooling in the Mata Verde Bonita Village, in the city of Maricá, in the state of Rio de Janeiro, emphasizing the perspective, meaning, and voices of these Guarani Mbya. To do so, it aimed to: 1) Understand the function of the school institution for the indigenous community in question; 2) Investigate whether the offer of Elementary Education up to the 5th grade within the village and the final stage of elementary education outside it meets the needs of the community; and 3) Trace the community's expectations regarding the schooling process of the members of the mentioned village. To analyze these issues, a qualitative research was conducted, using a semi-structured interview as a data production instrument, based on the comprehensive interview, with eight residents of the mentioned village. The analysis of the data produced by the interviews was triangulated with other studies and with some data related to the questionnaire developed for the construction of the Pedagogical Political Project of the school within the village. The theoretical and documentary framework that supported this study was legislation, guidelines, regulations, and other documents that support Indigenous School Education at the national, state, and municipal levels, as well as studies by various authors/researchers/specialists on Indigenous School Education. The results point to the fact that this community needs school, mainly to appropriate the juruá’s knowledge to navigate the "juruá"’s world efficiently, without abandoning the Mbya’s knowledge. It was also concluded that continuing studies from the 6th year of Elementary Education in a school outside the village does not meet the needs of the community. Children continue their studies outside the village because they have no other option. Overcoming their fear of racism, which they are sure they will face in a school outside the village, they continue their studies with the objective of finishing the schooling process, which begins around the age of two and extends to professional training at high school or college level.171 pFantinato, Maria Cecilia de Castello BrancoPaladino, MarianaSouza, Kelly Cristina Russo deBarbosa, Gabriela dos SantosSilveira, Isabela Figueiredo de Oliveira Borges2023-08-17T13:58:00Z2023-08-17T13:58:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVEIRA, Isabela Figueiredo de Oliveira Borges. Os significados da escolarização em uma aldeia indígena guarani Mbya. 2023. 171f. 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