Maria Montessori e os materiais didáticos: condensando saberes profissionais da docência em matemática (1900-1930)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Rezende, Alan Marcos Silva de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227665
Resumo: Rezende, Alan Marcos Silva de. Maria Montessori e os materiais didáticos: condensando saberes profissionais da docência em matemática (1900-1930) / Alan Marcos Silva de Rezende. – 2021. 132 f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência – Guarulhos: Universidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Humanas. Orientador: Wagner Rodrigues Valente 1. Maria Montessori. 2. Condensação de saberes. 3. Materiais Montessorianos 4. Saber profissional do professor 5. História da educação matemática
id UFSC_ecf6d2a9e714be4b2bbbedee13578a7a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/227665
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str
spelling Maria Montessori e os materiais didáticos: condensando saberes profissionais da docência em matemática (1900-1930)Maria MontessoriCondensação de saberesMateriais montessorianosSaber profissional do professorHistória da educação matemáticaRezende, Alan Marcos Silva de. Maria Montessori e os materiais didáticos: condensando saberes profissionais da docência em matemática (1900-1930) / Alan Marcos Silva de Rezende. – 2021. 132 f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência – Guarulhos: Universidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Humanas. Orientador: Wagner Rodrigues Valente 1. Maria Montessori. 2. Condensação de saberes. 3. Materiais Montessorianos 4. Saber profissional do professor 5. História da educação matemáticaNeste texto defende-se, a partir da perspectiva histórica, a tese que os materiais montessorianos condensam saberes, saberes profissionais do professor que ensina matemática. Para a defesa desta tese, coloca-se como questão a responder: que processos e dinâmicas estão presentes na condensação de saberes profissionais do professor que ensina matemática postos nos materiais montessorianos? Dessa forma, inicialmente são descritos aspectos relacionados à trajetória profissional e pessoal de Maria Montessori, de forma a aproximar o leitor de Montessori, dando ciência dos materiais e obras que essa médica e educadora produziu nas primeiras décadas do século XX, como a Pedagogia Científica (1909), Psicoaritmética (1934) e Psicogeometria (1934). Em seguida são apresentados aspectos teórico-metodológicos deste estudo a partir, principalmente, de autores como Woolgar (1991), Bachelard (1996), Vicent, Lahire & Thin (2001), Burke (2015), Baudrillard (2015), Valente (2019) e Hofstetter & Schneuwly (2017). Para isso, são discutidos elementos a partir da perspectiva histórica, da história das ciências e semiologia para apontar a hipótese de que os materiais condensam saberes. Também são postos estudos acerca da cultura material escolar e a especificidade dos materiais produzidos por Maria Montessori. Esses elementos apontam caminhos metodológicos para a defesa da tese, como a necessidade de localizar as produções e materiais de Maria Montessori em seu tempo, e análise dos processos que antecedem a produção dos saberes sistematizados por Montessori, como maneira para melhor entender a condensação de saberes profissionais do professor que ensina matemática nos materiais; são seguidos os passos dados por ela para divulgação dos saberes, dos seus materiais. Para além das orientações como formas metodológicas de trabalho pedagógico, tais iniciativas são consideradas como a incorporação de saberes nos materiais. Essa condensação, por sua vez, revela que os materiais montessorianos produzem uma nova organização para o ensino de matemática (Aritmética e Geometria). Um novo saber instala-se buscando modificar as ações, as práticas profissionais dos docentes. Uma nova postura se exige do professor, portanto. Ele deverá ser portador de um novo saber para a docência da matemática nos primeiros anos escolares. Não se trata, apenas, de uma mudança metodológica, são mobilizados saberes que não estão no campo disciplinar da matemática, traduzidos nos materiais elaborados por Maria Montessori a partir da sua vertente médico-pedagógica. Assim, num dado tempo pedagógico, os materiais montessorianos constituem-se como uma ferramenta profissional dos professores, os materiais montessorianos condensam saberes profissionais do professor que ensina matemática.Valente, Wagner RodriguesRezende, Alan Marcos Silva de2021-09-01T02:15:13Z2021-09-01T02:15:13Z2021-05-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfREZENDE, Alan Marcos Silva de. Maria Montessori e os materiais didáticos: condensando saberes profissionais da docência em matemática (1900-1930) / Alan Marcos Silva de Rezende. – 2021. 132 f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência – Guarulhos: Universidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Humanas.2021https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227665porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-09-06T19:40:11Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/227665Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestsandra.sobrera@ufsc.bropendoar:23732021-09-06T19:40:11Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Maria Montessori e os materiais didáticos: condensando saberes profissionais da docência em matemática (1900-1930)
title Maria Montessori e os materiais didáticos: condensando saberes profissionais da docência em matemática (1900-1930)
spellingShingle Maria Montessori e os materiais didáticos: condensando saberes profissionais da docência em matemática (1900-1930)
Rezende, Alan Marcos Silva de
Maria Montessori
Condensação de saberes
Materiais montessorianos
Saber profissional do professor
História da educação matemática
title_short Maria Montessori e os materiais didáticos: condensando saberes profissionais da docência em matemática (1900-1930)
title_full Maria Montessori e os materiais didáticos: condensando saberes profissionais da docência em matemática (1900-1930)
title_fullStr Maria Montessori e os materiais didáticos: condensando saberes profissionais da docência em matemática (1900-1930)
title_full_unstemmed Maria Montessori e os materiais didáticos: condensando saberes profissionais da docência em matemática (1900-1930)
title_sort Maria Montessori e os materiais didáticos: condensando saberes profissionais da docência em matemática (1900-1930)
author Rezende, Alan Marcos Silva de
author_facet Rezende, Alan Marcos Silva de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Valente, Wagner Rodrigues
dc.contributor.author.fl_str_mv Rezende, Alan Marcos Silva de
dc.subject.por.fl_str_mv Maria Montessori
Condensação de saberes
Materiais montessorianos
Saber profissional do professor
História da educação matemática
topic Maria Montessori
Condensação de saberes
Materiais montessorianos
Saber profissional do professor
História da educação matemática
description Rezende, Alan Marcos Silva de. Maria Montessori e os materiais didáticos: condensando saberes profissionais da docência em matemática (1900-1930) / Alan Marcos Silva de Rezende. – 2021. 132 f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência – Guarulhos: Universidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Humanas. Orientador: Wagner Rodrigues Valente 1. Maria Montessori. 2. Condensação de saberes. 3. Materiais Montessorianos 4. Saber profissional do professor 5. História da educação matemática
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-01T02:15:13Z
2021-09-01T02:15:13Z
2021-05-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv REZENDE, Alan Marcos Silva de. Maria Montessori e os materiais didáticos: condensando saberes profissionais da docência em matemática (1900-1930) / Alan Marcos Silva de Rezende. – 2021. 132 f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência – Guarulhos: Universidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Humanas.2021
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227665
identifier_str_mv REZENDE, Alan Marcos Silva de. Maria Montessori e os materiais didáticos: condensando saberes profissionais da docência em matemática (1900-1930) / Alan Marcos Silva de Rezende. – 2021. 132 f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência – Guarulhos: Universidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Humanas.2021
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227665
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv sandra.sobrera@ufsc.br
_version_ 1833926601907109888