Trajetória de trabalho e estudos de jovens aprendizes

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Silva, Luciana Pereira da [UNIFESP]
Orientador(a): Souza, Davisson Charles Cangussu de [UNIFESP]
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=3351596
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/46697
Resumo: A inserção dos jovens das classes populares no mundo do trabalho muitas vezes acontece de forma precoce, não raramente pela urgência de contribuir com a renda familiar. Em seu percurso, esses jovens se encontram com formas precárias de trabalho e, frequentemente, são barrados pelas exigências de qualificação e preparo para atender às demandas tecnológicas e organizacionais resultantes da reorganização do trabalho a partir das políticas socioeconômicas do neoliberalismo. Este trabalho busca problematizar a relação entre trabalho e educação, especialmente a educação profissional destinada a jovens trabalhadores atendidos pela Lei nº. 10.097/2000, lei de Aprendizagem, com o objetivo de analisar o perfil e a trajetória social dos mesmos, bem como a relação destes com a profissionalização e a educação a partir de sua trajetória profissional e educacional, e suas perspectivas de trabalho e continuidade dos estudos com base em suas experiências práticas.
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