Batuca bebê : a educação do gesto musical

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Amorim, Carla Patrícia Carvalho de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.unb.br/handle/10482/31272
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2017.
id UNB_1f506f95fac2f9dd6777066223f3dc1e
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/31272
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Batuca bebê : a educação do gesto musicalMusicalidadeBebêsEducação musicalDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2017.O presente trabalho teve por objetivo investigar o desenvolvimento do gesto musical dos bebês, a partir da organização do espaço educativo musical, tendo a música corporal como atividade-guia. O trabalho foi dividido em quatro capítulos. O primeiro capítulo investigou o desenvolvimento do bebê intrauterino, tendo como aspecto relevante para a investigação, a formação do Sistema Nervoso Central – SNC imbricado à constituição da pele, que, por sua vez, constitui-se como matriz de todos os sentidos. No segundo capítulo vimos que o bebê, ao nascer, se expressa usando constelações completas de condutas com todo o corpo. Seus movimentos traduzem gestos, que, por sua vez, traduzem emoções dos estados afetivos. Sendo a música, arte e ferramenta das emoções, entramos no campo da educação do gesto musical do bebê. No terceiro capítulo descrevemos o caminho metodológico, que se constituiu em uma pesquisa colaborativa, em que as mães, também, atuaram como pesquisadoras. No quarto capítulo caminhamos por um processo de análise e teoria, que possibilitou compreender o desenvolvimento do gesto musical dos bebês, como a primeira e mais importante linha do desenvolvimento da musicalidade. O gesto musical também se manifesta como uma forma de emprego dos signos, sendo, também, os gestos musicais indicativos do bebê, base de todas as formas superiores do comportamento. Por meio dos caminhos dos afetos e das expressões, os bebês passaram por processos de imitação, criação e expressão, reproduzindo sons corporais como: palmas, batidas no peito, na boca, na barriga, riquezas de expressões dos gestos da música corporal que emergiram e foram materializados nos batuques dos bebês, tendo o solfejo corporal como elemento importante do processo educativo. Esse estudo revelou que é possível uma educação musical para os bebês, a partir da educação dos seus gestos musicais em meio às suas relações sociais. A perspectiva histórico-cultural de Vigotski serviu de base epistemológica e lente, que possibilitou a realização desse trabalho.The present work investigates the development of the musical gesture of babies, from the organization of the musical educative space, having the corporal music as its guide-activity. The text is divided in four chapters. The first chapter is about the development of the intrauterine baby, highlighting the formation of the Central Nervous System – CNS overlapping the constitution of the skin, witch is the matrix of all of the senses. In the second chapter we see that the new born baby expresses itself through complete constellations of conduct with all the body. The movements translate gestures that, in its turn, translate emotions of the affective state. Being music an art and tool of the emotions, we enter the field of the education of the baby’s musical gesture. In the third chapter is described the methodological path, that is a collaborative research with the babies’ mothers, that acted also as researchers. In The fourth chapter there is a process of analysis and theory, aiming to comprehend the development of the baby’s musical gesture as the first and most important line of development of the musicality. The musical gesture manifests itself also as a way of placing signs, and the indicative musical gestures of the baby are the basis for all the superior forma of behavior. Through the way of the affects and expressions, the babies pass by processes of imitation, creation and expression, reproducing corporal sounds like: clapping and hand beats in the chest, in the mouth, and in the belly, that are rich ways of the expression of the corporal music, that emerged and were materialized in the babies’ corporal drummings, having the corporal solfeggio as an important element of the educative process. This study reveals that it is possible to have a musical education for babies from the education of their musical gestures among their social relationships. The cultural-historical perspective of Vigotski served as the epistemological base and lens that made possible the accomplishment of this work.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoPederiva, Patrícia Lima MartinsAmorim, Carla Patrícia Carvalho de2018-02-21T12:35:27Z2018-02-21T12:35:27Z2018-02-202017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfAMORIM, Carla Patrícia Carvalho de. Batuca bebê: a educação do gesto musical. 2017. 150 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.http://repositorio.unb.br/handle/10482/31272A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-09T20:03:45Zoai:repositorio.unb.br:10482/31272Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-09T20:03:45Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Batuca bebê : a educação do gesto musical
title Batuca bebê : a educação do gesto musical
spellingShingle Batuca bebê : a educação do gesto musical
Amorim, Carla Patrícia Carvalho de
Musicalidade
Bebês
Educação musical
title_short Batuca bebê : a educação do gesto musical
title_full Batuca bebê : a educação do gesto musical
title_fullStr Batuca bebê : a educação do gesto musical
title_full_unstemmed Batuca bebê : a educação do gesto musical
title_sort Batuca bebê : a educação do gesto musical
author Amorim, Carla Patrícia Carvalho de
author_facet Amorim, Carla Patrícia Carvalho de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pederiva, Patrícia Lima Martins
dc.contributor.author.fl_str_mv Amorim, Carla Patrícia Carvalho de
dc.subject.por.fl_str_mv Musicalidade
Bebês
Educação musical
topic Musicalidade
Bebês
Educação musical
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2017.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-24
2018-02-21T12:35:27Z
2018-02-21T12:35:27Z
2018-02-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv AMORIM, Carla Patrícia Carvalho de. Batuca bebê: a educação do gesto musical. 2017. 150 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/31272
identifier_str_mv AMORIM, Carla Patrícia Carvalho de. Batuca bebê: a educação do gesto musical. 2017. 150 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/31272
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814515370305781760