Dança e corporeidade: experiências e reflexões na formação continuada de professores

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Maziero, Roberta Maria Zambon [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/149761
Resumo: Direcionamos esta pesquisa à compreensão de como a dança ao longo das trajetórias de vida pessoal e profissional de professores integra a elaboração de suas corporeidades. Escolhemos a filosofia existencial de Merleau-Ponty e a obra de Paulo Freire para compreendermos os contextos, as experiências e reflexões vividas na vida pessoal e nas formações iniciais e continuadas destes professores. Buscamos em estudos de Marilena Chauí pontos para dialogar com os diferentes aspectos da cultura humana para apresentar a trama entre os temas: dança, corporeidade e formação de professores. Objetivamos: compreender como a dança na vida de professores integra a elaboração de suas corporeidades; verificar os significados das experiências e reflexões de professores quanto à dança em seus processos de formação continuada e compreender se o Curso de Aperfeiçoamento em Dança, oferecido pela Prefeitura de uma cidade da região central do Estado de São Paulo, no período de 2006 a 2011, tendo como proponente a pesquisadora deste trabalho, no modelo de formação contínua em serviço, mostrou-se como possibilidade de transformação de professores no relato de suas experiências e reflexões. Optamos por uma abordagem qualitativa com inspiração em pressupostos epistemológicos da fenomenologia e nos estudos dos temas geradores de Paulo Freire para analisar as descrições dos professores sobre suas trajetórias com a dança. Os sujeitos desta pesquisa são 3 professoras e 1 professor da Prefeitura de uma cidade da região central do Estado de São Paulo, com idade média de 53 anos e que participaram do Curso de Aperfeiçoamento em Dança, durante todo o período de sua realização. A coleta de dados se deu por entrevista semiestruturada organizada em blocos de perguntas empregados na análise e considerados como partes significativas das experiências e reflexões de professores. Concluímos no primeiro bloco de significações que a vivência com a dança mobilizou e potencializou as maneiras destes professores se relacionarem com o mundo. No segundo bloco de significações, verificamos que as experiências e reflexões com a dança durante a formação continuada não ocorreram de maneira sistematizada e não veicularam aspectos mais amplos do educar. No terceiro bloco de significações, observamos que à medida que o Curso proporcionou um diálogo e reflexões com os saberes dos professores dentro de suas trajetórias de vida, possibilitou transformações nas práticas pedagógicas e na maneira de ser destes professores. Ao final deste trabalho, compreendemos que a corporeidade é algo que vai se constituindo ao longo de nossa trajetória de vida e que nesta pesquisa perpassa pelas trajetórias de vida pessoal e profissional de professores que foram permeadas pelo contato com experiências e reflexões com a dança, potencializando campos sensíveis, intuitivos, perceptivos, cognitivos na comunicação com o mundo, reveladas em suas práticas pedagógicas e no contato com seus alunos.
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Objetivamos: compreender como a dança na vida de professores integra a elaboração de suas corporeidades; verificar os significados das experiências e reflexões de professores quanto à dança em seus processos de formação continuada e compreender se o Curso de Aperfeiçoamento em Dança, oferecido pela Prefeitura de uma cidade da região central do Estado de São Paulo, no período de 2006 a 2011, tendo como proponente a pesquisadora deste trabalho, no modelo de formação contínua em serviço, mostrou-se como possibilidade de transformação de professores no relato de suas experiências e reflexões. Optamos por uma abordagem qualitativa com inspiração em pressupostos epistemológicos da fenomenologia e nos estudos dos temas geradores de Paulo Freire para analisar as descrições dos professores sobre suas trajetórias com a dança. Os sujeitos desta pesquisa são 3 professoras e 1 professor da Prefeitura de uma cidade da região central do Estado de São Paulo, com idade média de 53 anos e que participaram do Curso de Aperfeiçoamento em Dança, durante todo o período de sua realização. A coleta de dados se deu por entrevista semiestruturada organizada em blocos de perguntas empregados na análise e considerados como partes significativas das experiências e reflexões de professores. Concluímos no primeiro bloco de significações que a vivência com a dança mobilizou e potencializou as maneiras destes professores se relacionarem com o mundo. No segundo bloco de significações, verificamos que as experiências e reflexões com a dança durante a formação continuada não ocorreram de maneira sistematizada e não veicularam aspectos mais amplos do educar. No terceiro bloco de significações, observamos que à medida que o Curso proporcionou um diálogo e reflexões com os saberes dos professores dentro de suas trajetórias de vida, possibilitou transformações nas práticas pedagógicas e na maneira de ser destes professores. Ao final deste trabalho, compreendemos que a corporeidade é algo que vai se constituindo ao longo de nossa trajetória de vida e que nesta pesquisa perpassa pelas trajetórias de vida pessoal e profissional de professores que foram permeadas pelo contato com experiências e reflexões com a dança, potencializando campos sensíveis, intuitivos, perceptivos, cognitivos na comunicação com o mundo, reveladas em suas práticas pedagógicas e no contato com seus alunos.We direct this research to the understanding of how dance throughout the trajectories of personal and professional life of teachers integrates the elaboration of their corporeities. We chose the existential philosophy of Merleau-Ponty and the work of Paulo Freire to understand the contexts, experiences and reflections lived in the personal life and in the initial and continued formations of these teachers. We seek in Marilena Chauí studies points to dialogue with different aspects of human culture to present the plot between the themes: dance, corporeity and teacher training. Objective: to understand how dance in the life of teachers integrates the elaboration of their corporeities; to verify the meanings of teachers' experiences and reflections on dance in their continuing education processes and to understand if the Dance Improvement Course offered by City Hall of a city in the central region of the State of São Paulo from 2006 to 2011, Having as proponent the researcher of this work, in the model of continuous in-service training, was shown as a possibility of teachers transformation in the reporting of their experiences and reflections. We opted for a qualitative approach with inspiration in epistemological assumptions of phenomenology and in the studies of the generative themes of Paulo Freire to analyze the descriptions of teachers about their trajectories with dance. The subjects of this research are 3 teachers and 1 teacher of the City Hall of a city of the central region of the State of São Paulo, with average age of 53 years and who participated during improvement in dance, throughout the period of its realization. The data collection was done by semi-structured interview organized in blocks of questions and in the analysis, we use these blocks considering them as significant parts of the experiences and reflections of teachers. We conclude in the first block of meanings that the experience with dance mobilized and potentiated the ways these teachers relate to the world. In the second block of meanings, we find that the experiences and reflections with the dance during the continuous formation did not occur in a systematized way and did not convey broader aspects of to educate. In the third block of meanings, we observed that as the Course provided a dialogue and reflections with the teachers' knowledge within their life trajectories; it enabled transformations in the pedagogical practices and the way of being of these teachers. At the end of this work, we understand that the corporeity is something that is being constituted throughout our life trajectory and that in this research pass through by the trajectory of personal and professional life of teachers that were permeated by the contact with experiences and reflections with the dance, Sensitive, intuitive, perceptive, cognitive fields in communication with the world revealed in their pedagogical practices and in the contact with their students.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Angotti, Maristela [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Maziero, Roberta Maria Zambon [UNESP]2017-03-16T20:23:10Z2017-03-16T20:23:10Z2017-01-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/14976100088206133004030079P23130491472026499porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-30T06:08:31Zoai:repositorio.unesp.br:11449/149761Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-30T06:08:31Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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