Entre o visível e o invisível : a branquitude e as relações raciais nos conteúdos curriculares de ensino de história

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Leão, Cleber Teixeira
Orientador(a): Macedo, José Rivair
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/213391
Resumo: Este estudo aborda a relação entre o conceito de branquitude e o processo de estruturação dos conteúdos curriculares de História, bem como a forma que os estudantes das turmas de 7º, 8º e 9º anos das escolas EEEF Otávio Mangabeira e EEEF Pedro Sirângelo compreendem e localizam o conceito de branquitude. Este conceito foi apresentado e analisado a partir de ferramentas didático pedagógicas utilizadas diariamente como o livro didático, das coleções adotados no período entre 2015 a 2019, assim como textos e imagens. Estas ferramentas foram utilizadas para a elaboração de sequências didáticas pedagógicas, a fim de localizar e identificar o conceito de branquitude e sua influência nas leituras que os estudantes estabelecem das relações raciais presentes na disciplina de História e através da Educação das Relações Étnico Raciais (ERER). Os dados deste estudo foram apresentados de forma quanti/qualitativas, com a finalidade de deixar demonstrado de forma direta e objetiva a compreensão dos estudantes sobre os elementos que estão presentes no conceito de branquitude. Problematizar o currículo de História e a ERER, a partir do conceito de branquitude, potencializou a discussão com os estudantes das questões raciais, tanto na disciplina de História, quanto na realidade diária dos estudantes pretos, pardos e brancos das escolas analisadas, produziu mudanças significativas nas abordagens diárias da temática racial, por parte desse professor-pesquisador e também em grande parte da comunidade escolar de ambas as escolas.
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spelling Leão, Cleber TeixeiraMacedo, José RivairRosa, Marcus Vinícius de Freitas2020-09-11T04:03:53Z2020http://hdl.handle.net/10183/213391001117229Este estudo aborda a relação entre o conceito de branquitude e o processo de estruturação dos conteúdos curriculares de História, bem como a forma que os estudantes das turmas de 7º, 8º e 9º anos das escolas EEEF Otávio Mangabeira e EEEF Pedro Sirângelo compreendem e localizam o conceito de branquitude. Este conceito foi apresentado e analisado a partir de ferramentas didático pedagógicas utilizadas diariamente como o livro didático, das coleções adotados no período entre 2015 a 2019, assim como textos e imagens. Estas ferramentas foram utilizadas para a elaboração de sequências didáticas pedagógicas, a fim de localizar e identificar o conceito de branquitude e sua influência nas leituras que os estudantes estabelecem das relações raciais presentes na disciplina de História e através da Educação das Relações Étnico Raciais (ERER). Os dados deste estudo foram apresentados de forma quanti/qualitativas, com a finalidade de deixar demonstrado de forma direta e objetiva a compreensão dos estudantes sobre os elementos que estão presentes no conceito de branquitude. Problematizar o currículo de História e a ERER, a partir do conceito de branquitude, potencializou a discussão com os estudantes das questões raciais, tanto na disciplina de História, quanto na realidade diária dos estudantes pretos, pardos e brancos das escolas analisadas, produziu mudanças significativas nas abordagens diárias da temática racial, por parte desse professor-pesquisador e também em grande parte da comunidade escolar de ambas as escolas.This study addresses the relationship between the concept of whiteness and the structuring process of the curricular contents of History, as well as the way that students in the 7th, 8th and 9th grade classes at EEEF schools Otávio Mangabeira and EEEF Pedro Sirângelo understand and locate the whiteness concept. This concept was presented and analyzed from pedagogical didactic tools used daily as the textbook, from the collections adopted in the period between 2015 to 2019, as well as texts and images. These tools were used for the elaboration of pedagogical didactic sequences, in order to locate and identify the concept of whiteness and its influence on the readings that students establish of the racial relations present in the discipline of History and through the Education of Ethnic Racial Relations (ERER) . The data of this study were presented in a quanti / qualitative way, with the purpose of showing the students' understanding of the elements that are present in the concept of whiteness directly and objectively. Questioning the History curriculum and the ERER, based on the concept of whiteness, enhanced the discussion with students of racial issues, both in the discipline of History and in the daily reality of black, brown and white students from the schools analyzed, produced significant changes in the daily approaches of the racial theme, by this teacher-researcher and also in a large part of the school community of both schools.application/pdfporEnsino de históriaBranquitudeCurrículo escolarRelações étnicas e raciaisLivro didáticoWhitenessHistory teachingHistory curriculumEducation of ethnic racial relationsTextbookEntre o visível e o invisível : a branquitude e as relações raciais nos conteúdos curriculares de ensino de históriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de HistóriaPorto Alegre, BR-RS2020mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001117229.pdf.txt001117229.pdf.txtExtracted Texttext/plain253872http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/213391/2/001117229.pdf.txt3e2fd782c555f6d8d5fa024f99f41cbcMD52ORIGINAL001117229.pdfTexto completoapplication/pdf3706861http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/213391/1/001117229.pdf0e2d39b6f481c45d3597d1f90341f87aMD5110183/2133912020-09-14 04:03:47.037195oai:www.lume.ufrgs.br:10183/213391Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532020-09-14T07:03:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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