Integração dos problemas de carregamento e roteamento de veículos com janela de tempo e frota heterogênea.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Danilo da Silva Campos
Orientador(a): Hugo Tsugunobu Yoshida Yoshizaki
Banca de defesa: Marcos Nereu Arenales, Vinícius Amaral Armentano, Cláudio Barbieri da Cunha, Reinaldo Morabito Neto
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Engenharia (Engenharia de Produção)
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Link de acesso: https://doi.org/10.11606/T.3.2008.tde-30052008-111539
Resumo: Este trabalho aborda um problema ainda não explorado na literatura denominado 3L-FSMVRPTW (three-dimensional loading fleet sizing and mix vehicle routing problem with time windows), que compreende resolver simultaneamente o roteamento e carregamento tridimensional de veículos considerando frota heterogênea e janela de tempo. Foi desenvolvido um algoritmo específico para resolver o problema, denominado 3DC. Neste algoritmo foram introduzidas algumas inovações, entre elas, um novo operador de busca local (k-IntensiveSwap) e uma nova heurística de carregamento de contêiner. O algoritmo foi comparado aos melhores resultados disponíveis na literatura para problemas particulares ao apresentado. Houve bom desempenho no caso do CLP (container loading problem), bom resultado na redução do tamanho de frota no caso do 3L-VRP (threedimensional loading vehicle routing problem) e desempenho superior ao problema mais complexo estudado, o 3L-VRPTW (three-dimensional loading vehicle routing problem with time windows). Finalmente, apresentou-se um conjunto de avaliação, instâncias e soluções, para o problema completo com frota heterogênea e janela de tempo.
id USP_d790e0a427b764eac9326155100b8411
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-30052008-111539
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis Integração dos problemas de carregamento e roteamento de veículos com janela de tempo e frota heterogênea. Integration of loading and vehicle routing problems with time windows and heterogeneous fleet. 2008-03-24Hugo Tsugunobu Yoshida YoshizakiMarcos Nereu ArenalesVinícius Amaral ArmentanoCláudio Barbieri da CunhaReinaldo Morabito NetoDanilo da Silva CamposUniversidade de São PauloEngenharia (Engenharia de Produção)USPBR Container loading problem Contêineres Empacotamento tridimensional Heurísticas Heuristics Local search Optimization Otimização combinatória Roteirizarão Transporte de cargas Vehicle routing problem Este trabalho aborda um problema ainda não explorado na literatura denominado 3L-FSMVRPTW (three-dimensional loading fleet sizing and mix vehicle routing problem with time windows), que compreende resolver simultaneamente o roteamento e carregamento tridimensional de veículos considerando frota heterogênea e janela de tempo. Foi desenvolvido um algoritmo específico para resolver o problema, denominado 3DC. Neste algoritmo foram introduzidas algumas inovações, entre elas, um novo operador de busca local (k-IntensiveSwap) e uma nova heurística de carregamento de contêiner. O algoritmo foi comparado aos melhores resultados disponíveis na literatura para problemas particulares ao apresentado. Houve bom desempenho no caso do CLP (container loading problem), bom resultado na redução do tamanho de frota no caso do 3L-VRP (threedimensional loading vehicle routing problem) e desempenho superior ao problema mais complexo estudado, o 3L-VRPTW (three-dimensional loading vehicle routing problem with time windows). Finalmente, apresentou-se um conjunto de avaliação, instâncias e soluções, para o problema completo com frota heterogênea e janela de tempo. This work presents a problem not treated yet on the literature referenced as 3L-FSMVRPTW (three-dimensional loading fleet sizing and mix vehicle routing problem with time windows), which deals simultaneously with vehicle routing and its three-dimensional loading considering heterogeneous fleet and time windows. The algorithm developed for the specific problem is called 3DC. This algorithm introduces a new local search operator called k-IntensiveSwap and a new container loading heuristic. The results are compared with the best-known results from literature for particular problems embeeded on the general problem presented. The quality of solution was good in comparison other methods for CLP (container loading problem), it has good results in terms of reduction fleet sizing in the case of 3L-VRP (three-dimensional loading vehicle routing problem) and as for 3L-VRPTW (threedimensional loading vehicle routing problem with time windows) the performance was very superior. Finally, it is presented a solution set as benchmark for future comparison with the general problem, with heterogeneous fleet. https://doi.org/10.11606/T.3.2008.tde-30052008-111539info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T20:26:10Zoai:teses.usp.br:tde-30052008-111539Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Integração dos problemas de carregamento e roteamento de veículos com janela de tempo e frota heterogênea.
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Integration of loading and vehicle routing problems with time windows and heterogeneous fleet.
title Integração dos problemas de carregamento e roteamento de veículos com janela de tempo e frota heterogênea.
spellingShingle Integração dos problemas de carregamento e roteamento de veículos com janela de tempo e frota heterogênea.
Danilo da Silva Campos
title_short Integração dos problemas de carregamento e roteamento de veículos com janela de tempo e frota heterogênea.
title_full Integração dos problemas de carregamento e roteamento de veículos com janela de tempo e frota heterogênea.
title_fullStr Integração dos problemas de carregamento e roteamento de veículos com janela de tempo e frota heterogênea.
title_full_unstemmed Integração dos problemas de carregamento e roteamento de veículos com janela de tempo e frota heterogênea.
title_sort Integração dos problemas de carregamento e roteamento de veículos com janela de tempo e frota heterogênea.
author Danilo da Silva Campos
author_facet Danilo da Silva Campos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Hugo Tsugunobu Yoshida Yoshizaki
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Marcos Nereu Arenales
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Vinícius Amaral Armentano
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Cláudio Barbieri da Cunha
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Reinaldo Morabito Neto
dc.contributor.author.fl_str_mv Danilo da Silva Campos
contributor_str_mv Hugo Tsugunobu Yoshida Yoshizaki
Marcos Nereu Arenales
Vinícius Amaral Armentano
Cláudio Barbieri da Cunha
Reinaldo Morabito Neto
description Este trabalho aborda um problema ainda não explorado na literatura denominado 3L-FSMVRPTW (three-dimensional loading fleet sizing and mix vehicle routing problem with time windows), que compreende resolver simultaneamente o roteamento e carregamento tridimensional de veículos considerando frota heterogênea e janela de tempo. Foi desenvolvido um algoritmo específico para resolver o problema, denominado 3DC. Neste algoritmo foram introduzidas algumas inovações, entre elas, um novo operador de busca local (k-IntensiveSwap) e uma nova heurística de carregamento de contêiner. O algoritmo foi comparado aos melhores resultados disponíveis na literatura para problemas particulares ao apresentado. Houve bom desempenho no caso do CLP (container loading problem), bom resultado na redução do tamanho de frota no caso do 3L-VRP (threedimensional loading vehicle routing problem) e desempenho superior ao problema mais complexo estudado, o 3L-VRPTW (three-dimensional loading vehicle routing problem with time windows). Finalmente, apresentou-se um conjunto de avaliação, instâncias e soluções, para o problema completo com frota heterogênea e janela de tempo.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-03-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.11606/T.3.2008.tde-30052008-111539
url https://doi.org/10.11606/T.3.2008.tde-30052008-111539
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Engenharia (Engenharia de Produção)
dc.publisher.initials.fl_str_mv USP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1786377248868139008