Avaliação da consistência do traçado de rodovias com duas faixas de tráfego.
Ano de defesa: | 2000 |
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Orientador(a): | |
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Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3138/tde-04022025-105814/ |
Resumo: | Adequar um traçado ou projetar uma nova via segundo critérios de consistência implica em proporcionar condições para a boa condução do veículo, livre de variações bruscas ou inesperadas de velocidade e de trajetória. Esta dissertação trata daavaliação da consistência do projeto geométrico de rodovias com duas faixas de tráfego, com base na análise do desempenho dos motoristas observado frente a diferentes condições do traçado viário. A revisão da literatura relacionada ao tema teveseu foco no levantamento do estado da arte das metodologias recomendadas em diferentes países para a avaliação da consistência do projeto geométrico, com a conceituação dos principais parâmetros considerados e a análise das hipóteses assumidas.Verificou-se que, no método mais difundido atualmente, desenvolvido na Alemanha, a identificação de trechos inconsistentes do traçado leva em consideração: (i) a comparação das velocidades operacionais entre segmentos adjacentes; (ii) acomparação entre estes valores e a velocidade de projeto adotada; e (iii) a comparação entre o valor assumido para o coeficiente de atrito lateral e o previsto de ser solicitado em cada curva horizontal do percurso. Tendo em vista a poucautilização desta metodologia no Brasil, desenvolveu-se um estudo de caso para um trecho da rodovia SP-360, no qual foi feita a aplicação do mencionado método alemão, bem como um levantamento das velocidades de operação em curvas préselecionadas. As medições decampo objetivaram a obtenção das primeiras indicações sobre o comportamento do motorista brasileiro frente a variações na geometria horizontal. Os resultados indicaram a necessidade de uma coleta de dados mais amplaconsiderando, além da taxa de mudança de curvatura, outros parâmetros intervenientes na escolha da velocidade de percurso, tais como a superelevação, o desenvolvimento das curvas e as declividades das rampas longitudinais. ) As pesquisas bibliográficas e de campo realizadas no âmbito do presente trabalho constituem-se em uma base para o estabelecimento de um método de avaliação da consistência de traçado adaptado às condições brasileiras tanto paraprojetos novos como para a adequação geométrica de alinhamentos existentes. |
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Avaliação da consistência do traçado de rodovias com duas faixas de tráfego.Intitled in englishHighways (Geometric layout)Highways (Safety)Rodivias (Segurança)Rodovias (Traçado geométrico)Adequar um traçado ou projetar uma nova via segundo critérios de consistência implica em proporcionar condições para a boa condução do veículo, livre de variações bruscas ou inesperadas de velocidade e de trajetória. Esta dissertação trata daavaliação da consistência do projeto geométrico de rodovias com duas faixas de tráfego, com base na análise do desempenho dos motoristas observado frente a diferentes condições do traçado viário. A revisão da literatura relacionada ao tema teveseu foco no levantamento do estado da arte das metodologias recomendadas em diferentes países para a avaliação da consistência do projeto geométrico, com a conceituação dos principais parâmetros considerados e a análise das hipóteses assumidas.Verificou-se que, no método mais difundido atualmente, desenvolvido na Alemanha, a identificação de trechos inconsistentes do traçado leva em consideração: (i) a comparação das velocidades operacionais entre segmentos adjacentes; (ii) acomparação entre estes valores e a velocidade de projeto adotada; e (iii) a comparação entre o valor assumido para o coeficiente de atrito lateral e o previsto de ser solicitado em cada curva horizontal do percurso. 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Os resultados indicaram a necessidade de uma coleta de dados mais amplaconsiderando, além da taxa de mudança de curvatura, outros parâmetros intervenientes na escolha da velocidade de percurso, tais como a superelevação, o desenvolvimento das curvas e as declividades das rampas longitudinais. ) As pesquisas bibliográficas e de campo realizadas no âmbito do presente trabalho constituem-se em uma base para o estabelecimento de um método de avaliação da consistência de traçado adaptado às condições brasileiras tanto paraprojetos novos como para a adequação geométrica de alinhamentos existentes.Adapting a new alignment or designing a new track in accordance to consistency criteria implies to provide conditions for the proper guidance of the vehicle, free from abrupt or unexpected variations in speed and direction. This dissertationdeals with the topic of geometric design consistency for rural two-lane highways, based on the analysis of observed drivers\' performance with respect to different conditions for the alignment\'s geometric features. The review of the availableliterature focused on the investigation of state-of-the-art methodologies recommended in different countries for consistency evaluation of the geometric design. A conceptual discussion of the main parameters and hypotheses considered ispresented. It has been verified that the most widely method used today was developed in Germany. This method considers three criteria for the identification of inconsistent highway sections: (i) a comparison of the operational speeds betweenadjacent segments; (ii) a comparison of these values with the adopted design speed; and (iii) a comparison between the assumed values for the side friction factor and that expected to be required in each horizontal curve of the route.Considering that this method is not widely used in Brazil, a case study was applied to a section of the highway SP-360, in the State of São Paulo, Brazil, using the above-mentioned German method. Also, collection of data on operating speeds inselected curves of the same highway has allowedthe preliminary estimation of a mathematical expression trying to reflect the behavior of the Brazilian driver in face of variations in the horizontal geometry. The results indicate the need for awider data collection considering, in addition to the rate of curvature change, other intervening parameters in the choice of operating speed, such as the superelevation, the length of the curves and the grades. The studies and field research on the subject of this dissertation can be considered as the basis for the proposition of a method of consistency evaluation adapted to Brazilian conditions, to be used not only in the design of newroads but also in the geometric modification of existing alignments.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPKabbach Junior, Felipe IssaOsorio, Cibele Andrade Alves de Camargo2000-09-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3138/tde-04022025-105814/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2025-02-04T13:04:02Zoai:teses.usp.br:tde-04022025-105814Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212025-02-04T13:04:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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